Iniciante

Caminhos para combater a desigualdade social Brasil. (CORRIJAM COM OS CRITÉRIOS DO ENEM, POR FAVOR!!)

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“Vivemos todos sob o mesmo céu, mas nem todos temos os mesmos horizontes”. A proferida frase do político alemão Konrad Adenauer vai de encontro com o cenário atual brasileiro, uma vez que os desafios para combater a desigualdade social é uma questão pertinente na sociedade. Logo, entende-se que a negligência governamental e o individualismo corroboram com a persistência da problemática.

Em primeira análise, é coerente apontar que a inoperância estatal fomenta a perpetuação do impasse. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, “Instituições Zumbis são aquelas que existem, mas não cumprem sua funcionalidade”. Dessa forma, verifica-se que o panorama vivenciado atualmente se enquadra na teoria do sociólogo, posto que, o governo não cumpre sua funcionalidade de organização social, tendo como consequência uma desproporcionalidade na distribuição de renda e assim, apenas uma parcela da sociedade é capaz de desfrutar dos direitos de cidadão fixados na Constituição Federal.

Ademais, evidencia-se que a mentalidade individualista impacta a questão. A esse respeito é oportuno rememorar o romance “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, o qual relata uma sociedade marcada pelo egoísmo, ou seja, pela individualidade. Desse modo, a obra faz analogia ao contexto vivenciado no Brasil, visto que os interesses próprios se sobressai ao coletivo e assim, os retornos sociais negativos – como a disseminação da pobreza e o desemprego- aumentam. Dessa maneira, há a consolidação de um panorama preocupante.

Depreende-se, portanto, a urgência de atenuar a desigualdade social notória na estrutura do Brasil. Para tanto, o Governo Federal, principal responsável pelo bem-estar coletivo, deve criar programas de combate a pobreza, por meio de afiliações com empresas que visem a contratação com carteira assinada de trabalhadores sem nenhuma renda, a fim de ofertar os direitos de um proletariado com registro em carteira e contrato de trabalho assinado. Dessa forma, o pensamento do político alemão não poderá mais ser associada à realidade brasileira.

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4 Correções

  1. [sou uma vestibulando e não sou professora]

    ✦Introdução✦
    Proposta de Abertura: ✔
    Repertório: não é obrigatório:✔
    Tese: ✔

    ✦Desenvolvimento1✦
    Tópico Frasal: ✔
    Repertório: ✔
    Problematização: ✔
    Fechamento: ✖
    {Diminua o último período colocando um ponto final e finalizando as ideias.}

    ✦Desenvolvimento2✦
    Tópico Frasal: ✔
    Repertório: ✔
    Problematização: ✔
    Fechamento: ✔

    ✦Intervenção e Conclusão✦
    Agente: ✔
    Ação: ✔
    Meio/Modo: ✔
    Finalidade: ✔
    Detalhe: ✔

    ✦Conectivos✦
    2 Repetições: Dessa Forma (sugestão: substituir por “Isto Posto”)

    ͟͟͞͞➳❥ Parabéns pela sua redação! Você já está bem próximo do 1000. Bons estudos!

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  2. C1 Norma Padrão da Língua Portuguesa (desvios, estrutura sintática)

    C2 Nesta competencia você aplicou várias áreas de conhecimento,dentro dos limites estruturais do texto dissertativo,o tema é desenvolvido de forma consistente e produtivo
    C3 Sua redacão apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    C4 Você articula as partes do texto sem inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    C5 elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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  3. 1- Norma Padrão da Língua Portuguesa (desvios, estrutura sintática) = 200 pontos;
    2- Tema + Tipo textual + repertório sociocultural legitimado = 200 pontos;
    3 – Projeto de texto = 200 pontos;
    4- Coesão e coerência = 200 pontos;
    5- Proposta de Intervenção completa (agente, ação, modo/meio, finalidade, detalhamento) = 200 pontos.
    Sua redação está ótima! Nota 1000

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  4. Oi,Bia. Vou corrigir a sua redação,ressaltando que não sou professora,porém,tive um curso de redacão
    D1-Você obteve 180.
    Nesta competencia você demonstrou domínio da norma culta da língua escrita. Com poucos erros gramáticais

    D2-Você obteve 200
    Nesta competencia você aplicou várias áreas de conhecimento,dentro dos limites estruturais do texto dissertativo,o tema é desenvolvido de forma consistente e produtivo

    D3-Você obteve 200
    Sua redacão apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    D4-Você obteve 200
    Você articula as partes do texto sem inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    D5-Você obteve 200
    elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

    Parabens,bia. Continue assim,você é ótima

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