“Vivemos todos sob o mesmo céu, mas nem todos temos os mesmos horizontes”. A proferida frase do político alemão Konrad Adenauer vai de encontro com o cenário atual brasileiro, uma vez que os desafios para combater a desigualdade social é uma questão pertinente na sociedade. Logo, entende-se que a negligência governamental e o individualismo corroboram com a persistência da problemática.
Em primeira análise, é coerente apontar que a inoperância estatal fomenta a perpetuação do impasse. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, “Instituições Zumbis são aquelas que existem, mas não cumprem sua funcionalidade”. Dessa forma, verifica-se que o panorama vivenciado atualmente se enquadra na teoria do sociólogo, posto que, o governo não cumpre sua funcionalidade de organização social, tendo como consequência uma desproporcionalidade na distribuição de renda e assim, apenas uma parcela da sociedade é capaz de desfrutar dos direitos de cidadão fixados na Constituição Federal.
Ademais, evidencia-se que a mentalidade individualista impacta a questão. A esse respeito é oportuno rememorar o romance “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, o qual relata uma sociedade marcada pelo egoísmo, ou seja, pela individualidade. Desse modo, a obra faz analogia ao contexto vivenciado no Brasil, visto que os interesses próprios se sobressai ao coletivo e assim, os retornos sociais negativos – como a disseminação da pobreza e o desemprego- aumentam. Dessa maneira, há a consolidação de um panorama preocupante.
Depreende-se, portanto, a urgência de atenuar a desigualdade social notória na estrutura do Brasil. Para tanto, o Governo Federal, principal responsável pelo bem-estar coletivo, deve criar programas de combate a pobreza, por meio de afiliações com empresas que visem a contratação com carteira assinada de trabalhadores sem nenhuma renda, a fim de ofertar os direitos de um proletariado com registro em carteira e contrato de trabalho assinado. Dessa forma, o pensamento do político alemão não poderá mais ser associada à realidade brasileira.
tamaravick
[sou uma vestibulando e não sou professora]
✦Introdução✦
Proposta de Abertura: ✔
Repertório: não é obrigatório:✔
Tese: ✔
✦Desenvolvimento1✦
Tópico Frasal: ✔
Repertório: ✔
Problematização: ✔
Fechamento: ✖
{Diminua o último período colocando um ponto final e finalizando as ideias.}
✦Desenvolvimento2✦
Tópico Frasal: ✔
Repertório: ✔
Problematização: ✔
Fechamento: ✔
✦Intervenção e Conclusão✦
Agente: ✔
Ação: ✔
Meio/Modo: ✔
Finalidade: ✔
Detalhe: ✔
✦Conectivos✦
2 Repetições: Dessa Forma (sugestão: substituir por “Isto Posto”)
͟͟͞͞➳❥ Parabéns pela sua redação! Você já está bem próximo do 1000. Bons estudos!
Patrick_Mandu
C1 Norma Padrão da Língua Portuguesa (desvios, estrutura sintática)
C2 Nesta competencia você aplicou várias áreas de conhecimento,dentro dos limites estruturais do texto dissertativo,o tema é desenvolvido de forma consistente e produtivo
C3 Sua redacão apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
C4 Você articula as partes do texto sem inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
BiaCardoso125
1- Norma Padrão da Língua Portuguesa (desvios, estrutura sintática) = 200 pontos;
2- Tema + Tipo textual + repertório sociocultural legitimado = 200 pontos;
3 – Projeto de texto = 200 pontos;
4- Coesão e coerência = 200 pontos;
5- Proposta de Intervenção completa (agente, ação, modo/meio, finalidade, detalhamento) = 200 pontos.
Sua redação está ótima! Nota 1000
miryyyam
Oi,Bia. Vou corrigir a sua redação,ressaltando que não sou professora,porém,tive um curso de redacão
D1-Você obteve 180.
Nesta competencia você demonstrou domínio da norma culta da língua escrita. Com poucos erros gramáticais
D2-Você obteve 200
Nesta competencia você aplicou várias áreas de conhecimento,dentro dos limites estruturais do texto dissertativo,o tema é desenvolvido de forma consistente e produtivo
D3-Você obteve 200
Sua redacão apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
D4-Você obteve 200
Você articula as partes do texto sem inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
D5-Você obteve 200
elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Parabens,bia. Continue assim,você é ótima