A série estadunidense “The Office” mostra as situações desagradáveis que a personagem Pam enfrenta em seu ambiente de trabalho por ser mulher. Em consonância com a realidade atual, diversas cidadãs vivenciam os efeitos da desigualdade de gênero nos mais diversos âmbitos sociais. Isso ocorre por conta da manutenção do patriarcado e a ineficiência da garantia dos direitos das mulheres.
Em primeira análise, é necessário destacar que o modelo patriarcal de sociedade é um dos principais agentes causadores da assimetria de tratamento entre os sexos. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir, a visão de posse imposta às mulheres reforça a ideia de que elas são inferiores e devem delegar suas decisões aos homens. Consequentemente, isso ensina aos meninos desde pequenos que eles não devem respeitar opiniões e limites das meninas. Dessa forma, desde a infância vai se normalizando um sistema que oprime o gênero feminino.
Ademais, vale ressaltar que as políticas criadas, a fim de proteger os direitos das mulheres, são precárias, e por muitas vezes se mostram ineficazes. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, 80% das entrevistadas relatam terem sofrido assédio no ambiente laborial, seja de cunho verbal, moral, ou sexual. Indubitavelmente, isso demonstra que, embora existam muitas leis para proteger as trabalhadoras, elas acabam não sendo cumpridas pelos seus colegas de profissão. Desse modo, faz se imprescindível ações governamentais que diminuam as injustiças da discrepância entre os sexos.
Por fim, caminhos devem ser elucidados para combater as desigualdades de gênero na atualidade. Cabe ao Ministério da Educação, através de projetos e campanhas, em conjunto com o Ministério da Mulher, promover dentro das escolas a importância da equalidade entre os gêneros. Essa medida promoverá uma quebra dos estigmas e ações nocivas provocadas pela sociedade patriarcal, uma vez que ensinará os meninos desde pequenos a respeitarem as meninas e, dessa maneira, mudar gradualmente o tratamento que as mulheres recebem em todos os âmbitos sociais.
hugo2007
Ótima redação! Soube estruturar a introdução, desenvolvimento e conclusão.
Só uma sugestão seria a ação do Ministério da Justiça, na conclusão, visto que devido a morosidade em questões envolvendo assédio ou algum tipo de violência verbal, moral, ou sexual deve ou deveria passar pela justiça. Quando as mulheres não denunciam ou o sistema age com morosidade nessas causas faz que tal infração continue acontecendo em ambientes laborais.
Continue praticando.
Corrija minha redação por favor.
eyshilamaciel
Gostei demaaaaaais da sua redação!! Defendeu sua tese, usou bem dos conectivos e soube argumentar legal!! Parabéns, espero que sua nota seja 1000…
Gostei de todas as informações me senti pressa ao tema e ao texto!!
Mas uma vez parabéns!!
acabei de vÊ umas dicas que vou passar pra ti. Troque sociedade por= Corpo social, coletividade ou comunidade.
Solução por = medida, superação ou resolução
apaixao
Olá, tudo bem? Gostei muito da sua redação. Sugiro somente que dê uma olhada atenciosa na sua conclusão, pois a proposta de intervenção não soluciona o problema relacionado à ineficiência da garantia de direito das mulheres. Seu texto apresentou também alguns poucos desvios gramaticais. Por fim, acredito que seu texto poderia apresentar mais operadores argumentativos (conectivos)
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
—
nota final: 880
AdrianoNobre
Olá, tudo bem? A sua redação ficou excelente! Não encontrei nenhum desvio gramatical que possa comprometer sua nota na competência 1. As demais competências seria nota máxima. Dependendo do corretor, se for mais exigente, talvez atribuísse 160 para sua competência. Assim, segue as notas que eu atribuiria para sua redação:
COMPETÊNCIA I: 200
COMPETÊNCIA II: 200
COMPETÊNCIA III: 200
COMPETÊNCIA IV: 200
COMPETÊNCIA V: 200
TOTAL: 1000
Mari.ENEM2022.PSI
Olá! Não tenho experiência em corrigir redações então colocarei a nota que o site CIRA deu que foi 800
Creio que essa nota teve como base isso:
C1= 200
C2=120
C3=120
C4=160
C5=200
Recomendo o canal da Luma e Ponto. Ela tem lives onde mostra como argumentar com base em alguns temas.
Ler redações nota 1000 pode te ajudar bastante também.
Nas minhas redações estou tirando 800 segundo o CIRA mas algumas corretoras aqui me deram uma nota um pouco maior então sempre faço a média entre as correções daqui e de lá