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CAMINHOS PARA COMBATER A CULTURA DO ASSÉDIO NO BRASIL

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Segundo fontes do Portal UOL, cerca de 42% das mulheres já sofreram assédio, sendo moral ou, na maioria dos casos, sexual. Em síntese, a maioria das mulheres apontam que vivenciaram tais situações na rua. Portanto, é essencial a discussão acerca desta temática, destacando os motivos dos assediadores para realizar tal ação, as consequências psicológicas e formas de prevenir o ato.

De início, é valido ressaltar os pretextos utilizados pelos assediadores, que em sua grande maioria são homens, para justificar a ocorrência do ato. Em suma, a maior parcela das razões está relacionada a vestimenta das mulheres, pois a maioria dos criminosos apontam que “a saia estava muito curta”, assim como “elas pediram por isso”. No entanto, fica claro a inocência da mulher em relação a isso, visto que ninguém pede para ser assediada. Além disso, conforme dito no OIT, Organização Internacional do Trabalho, não é necessário contato físico para a configuração do crime de assédio sexual, pois até mesmo expressões e comentários podem caracterizar assédio.

Outrossim, é necessário destacar as consequências psicológicas motivadas pelo crime. Haja vista que uma grande parcela das mulheres sofre assédio nas ruas, a principal sequela são o desenvolvimento das crises de pânico, inseguranças, ansiedade e, até mesmo, depressão. Exemplificando os apontamentos, se tem o caso de Mariana Ferrer, residente da capital de Santa Catarina, Florianópolis. A mesma sofreu assédio sexual e foi estuprada em um bar nobre da capital, que havia visitado com suas amigas. Ela foi dopada por, segundo esta, um dos mais frequentes clientes do local, levada a um cômodo da boate e estuprada. Até hoje Mariana espera justiça por parte da polícia de Florianópolis, no entanto, não é o que vem sendo observado, visto que o caso ocorreu em 2018 e até hoje o responsável não foi devidamente condenado.

Levando em consideração os fatos apresentados, soluções são necessárias para que ocorra a atenuação do problema em questão. O governo, sobretudo, deve realizar a criação de leis mais completas e que se façam efetivas, a fim de assegurar a proteção e defesa em prol das mulheres. Ademais, também devem ser criados programas de atendimento e apoio as pessoas que sofreram assédio, com o intuito de que não desenvolvam sérios transtornos como os citados anteriormente. Solucionar a questão do assédio é um caminho longo, mas é fundamental dar-se os primeiros passos.

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2 Correções

  1. Boa noite thaisssss! 1. Tenho a pontuar que sua redação está bem escrita, porém, notei que está bem grande. Sugiro que você escreva suas redações em uma folha de redação e depois repasse para o site de correção, porém, caso já faça isso e este é realmente o tamanho médio de suas redações, desconsidere a sugestão.
    2. “a principal sequela são o desenvolvimento das crises de pânico” – corrigindo: a principal sequela é o desenvolvimento das crises de pânico (acredito que seja erro na digitação, mas perde ponto).
    3. Não utilize pontos finais se você não terminou a sua argumentação, como feito em: “Florianópolis. A mesma sofreu assédio sexual” e “amigas. Ela foi dopada por”, visto que, você está contando o relato de assédio. A pontuação na frase “estuprada. Até hoje Mariana espera justiça” está correta, visto que você saiu do relato e trouxe o argumento para o âmbito atual (até hoje).
    4. Vejo erros de crase, especificadamente, a falta dela, por exemplo: ” levada a um cômodo da boate” – o artigo a deveria ter crase, outro exemplo ” inocência da mulher em relação a isso” – mesmo caso, “atendimento e apoio as pessoas que sofreram” – às pessoas.
    5. Seus desenvolvimentos estão bem explicados e argumentados, quanto à isso, não há erro.
    6. Sugiro que não utilize a argumentação da conclusão na tese, visto que, a mesma deve ser desenvolvida nos desenvolvimentos, logo, na frase ” e formas de prevenir o ato” você relacionou à conclusão, dado que não foi explicado nos desenvolvimentos.
    7. “O governo, sobretudo,” – especifique qual parte do governo, entende-se que é o legislativo, mas isso deve conter de forma explícita na sua redação. Olha, você deve solucionar a questão abordada na sua tese “destacando os motivos dos assediadores para realizar tal ação” – nota-se que sua tese está subjetiva, então compreende-se que você deve resolver os motivos dos assediadores par realizar tal ação (desenvolvido no D1). Desse modo, suas propostas não se tornam válidas, visto que, a falta de detalhamento é notável “deve realizar a criação de leis mais completas e que se façam efetivas” – como eles fariam isso?, ” também devem ser criados programas de atendimento e apoio as pessoas que sofreram assédio,” – por qual meio isso seria criado? Desse modo, nota-se a falta do “meio, detalhamento e finalidade”.
    Notas: Competência 1 – 120 pontos (erro em crase, gramática e pontuação).
    Competência 2 – 200 (boa utilização de repertórios).
    Competência 3 – 200.
    Competência 4 – 200 (bons conectivos).
    Competência 5 – 80 (falta de meio, detalhamento e finalidade + pouca solução ao problema abordado na tese + agente não totalmente especificado).
    Total: 800 pontos.
    Essas foram minhas sugestões, espero que as utilize e que suas notas melhorem cada vez mais!

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