Conforme Nelson Mandela, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, a educação é indispensável para o ser humano, pois através dela muda-se a maneira de viver. A opinião do ex-líder africano deixa claro que as pessoas que buscam o conhecimento, têm um futuro promissor e podem transformar as situações indesejáveis no seu convívio. Dessa forma, os caminhos para destruir o analfabetismo no Brasil têm suas problemáticas, principalmente, devido à deficitária governamental quanto aos incultos e à falta do apoio das instituições de ensino para atender pessoas que nunca foram às escolas.
Em primeiro lugar, é indispensável ressaltar que a falta de apoio do Governo na situação dos indivíduos, que não são sabem ler e escrever, é falha. Não obstante, a Constituição Federal de 1988, no artigo 205, deixa claro que a educação é direito de todos os brasileiros, mas essa garantia é ignorada, pois os iletrados não são encaminhados às escolas. Ademais, os governantes responsáveis por essa educação da população abnegam quando não colocam programas para atender esses problemas educacionais e isso precisa mudar.
Em segundo plano, urge apontar que os responsáveis pela educação dos brasilianos, desconhecem esse benefício. Sob esta perspectiva, o Ministério da Educação acompanha os dados de desenvolvimento do analfabetismo e procura esforços para romper com esse período improdutivo na educação. Porém, ainda faltam muitas coisas a serem criadas, pois são assustadores os números de pessoas fora das escolas sem estudarem. Destarte, esse quadro precisa mudar com urgência e o Ministério da Educação deve tomar providências para exterminar com os incultos no meio da sociedade brasileira.
Logo, para resolver o problema do analfabetismo, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, os quais são responsáveis pela educação da sociedade, deve criar um programa por nome “LER E ESCREVER MEU DIREITO”, e inserir dentro das escolas no sentido de que todos possam ter direito de estudar, por meio de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de mostrar a importância do saber. Assim, a população estará preparada, de modo a saber ler e escrever, e terão um futuro brilhante, transformando o seu mundo, com o aprendizado, como disse Nelson Mandela.
DMV
Na introdução, você usou a palavra ATRAVÉS equivocadamente. Já perdi ponto na redação por isso, rsrs, eu também já cometi muito esse erro.
ATRAVÉS é quando se trata de atravessar algo. Exemplo: A luz passou através da janela.
Da forma que você citou no texto, troque por POR MEIO DE ou POR INTERMÉDIO DE.
Eu não sei se isso é um erro, mas eu não colocaria “deixa claro” (na introdução), acho um pouco informal. Eu iria preferir: “Com a opinião do ex-líder africano, é evidente que as pessoas que buscam o conhecimento têm um futuro promissor (…)”.
Além disso, no texto, você colocou uma vírgula inadequada antes de TÊM, separando sujeito de predicado. Não podemos separar sujeito de predicado.
O conectivo DESSA FORMA na introdução foi de forma inadequada. Sugiro revisar sobre o uso dos recursos coesivos. Em contrapartida, você fez um excelente trabalho com os recursos coesivos ao longo do texto, parabéns. :)
Em D2, você deve tirar a vírgula após BRASILIANOS, pois não se separa sujeito de predicado.
Atenção:
“Sob ESSA perspectiva”.
Sugiro não falar algo vago como “futuro brilhante”. É bonito, mas é vago. Prefira algo como “formação de cidadãos mais críticos” ou algo do gênero. Seja específico na sua redação, objetivo. Não deixe nada vago.
Quando você disse “LER E ESCREVER MEU DIREITO”, sugiro também colocar VÍRGULA antes de MEU. Sem a vírgula, a frase fica ambígua. Dá a entender que vai ler e escrever a palavra “meu direito”… ou entende que ler e escrever são direitos, então… fica ambíguo. Sugiro colocar vírgula.
No mais, sua redação está muito boa, parabéns! Continue firme e sempre em frente! =D
Daniel Barbosa
Excelente redação, parabéns!
Seu D2 esta incompleto tente rever.
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 200
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Nota Final:
960