CAMINHOS PARA ALCANÇAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

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Embora  atualmente haja uma maior democratização do acesso popular à internet, ainda existem grandes barreiras à cerca da inclusão digital a serem quebradas. Nesse sentido torna-se fundamental reconhecer que a origem dessa problemática encontra-se no ato de negligência do estado ou até mesmo de parte da sociedade para com determinadas camadas sociais. Assim entre os fatores que contribuem para aprofundar essa realidade pode-se destacar a falta de infraestrutura e as limitações técnicas.

Em primeira análise é importante compreender que a falta de infraestrutura gera a perpetuação da pauta em questão. Isso se dá sobretudo pela falta de renda ou pelo fato de que ainda existem lugares em que a internet ou sinal de rede não chegam. Como consequência disso, uma parte da população é exclusa do mundo digital. Ilustração clara disso é uma pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), em 2019, que aponta que quase metade da população  rural não tem acesso à internet.

Além disso, as limitações técnicas também são obstáculos quando se trata de inclusão digital . Tal situação é decorrente da falta de habilidade em manusear aparelhos tecnológicos por parcela da população, em grande parte os idosos, seja por falta de conhecimento do meio do meio digital ou até mesmo analfabetismo. Essa análise pode ser bem exemplificada por um estudo feito pelo CETIC que aponta que para 72% dos entrevistados, a razão para não usarem a internet é a falta de habilidade com o computador.

Diante disso, tornou-se indispensável uma nova visão à cerca dos caminhos para a inclusão digital. Cabe ao recém-criado Ministério da Cidadania, resultante da união dos Ministérios da cultura, do Esporte e do Desenvolvimento Social, levar o acesso á internet e aos meios tecnológicos para o maior número de pessoas possível por meio de programas e iniciativas que visem essa inclusão. Assim a atual exclusão presente em nossa sociedade será um problema superado

 

(Coloquem notas pfvr. Agradeço desde já)

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3 Correções

  1. Competência 1-160
    Competência 2-80
    Competência 3-160
    Competência 4-160
    Competência 5-160 (através de q?)
    Nota: 720
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    Embora atualmente haja uma maior democratização do acesso popular à internet, ainda existem grandes barreiras [1]à cerca da inclusão digital a serem quebradas. Nesse sentido [2]torna-se fundamental reconhecer que a origem dessa problemática encontra-se no ato de negligência do estado ou até mesmo de parte da sociedade para com determinadas camadas sociais. Assim[2] entre os fatores que contribuem para aprofundar essa realidade [2]pode-se destacar a falta de infraestrutura e as limitações técnicas.
    —————————————————————————-
    [1]= acerca
    [2]= vírgula
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    Em primeira análise [1]é importante compreender que a falta de infraestrutura gera a perpetuação da pauta em questão. Isso se dá [1]sobretudo[1] pela falta de renda ou pelo fato de que ainda existem lugares em que a internet ou sinal de rede não chegam. Como consequência disso, uma parte da população é exclusa do mundo digital. Ilustração clara disso é uma pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), em 2019, que aponta que quase metade da população rural não tem acesso à internet.
    —————————————————————————-
    [1] vírgula
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    Além disso, as limitações técnicas também são obstáculos quando se trata de inclusão digital . Tal situação é decorrente da falta de habilidade em manusear aparelhos tecnológicos por parcela da população, em grande parte [1]os idosos, seja por falta de conhecimento do meio do meio digital ou até mesmo analfabetismo. Essa análise pode ser bem exemplificada por um estudo feito pelo CETIC que aponta que para 72% dos entrevistados, a razão para não usarem a internet é a falta de habilidade com o computador.
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    [1]= vírgula
    —————————————————————————-
    Diante disso, tornou-se indispensável uma nova visão [1]à cerca dos caminhos para a inclusão digital. Cabe ao recém-criado Ministério da Cidadania, resultante da união dos Ministérios da cultura, do Esporte e do Desenvolvimento Social, levar o acesso á internet e aos meios tecnológicos para o maior número de pessoas possível por meio de programas e iniciativas que visem essa inclusão. Assim[2] a atual exclusão presente em nossa sociedade[3] será um problema superado[4]
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    [1]= acerca
    [2]= vírgula
    [3]= poderá ser
    [4]= ponto final
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    * Você precisa de mais conectivos
    * Você precisa citar algo diferente e que não sejam dados, algo com mais peso: um filme e um dado, por exemplo.
    * O problema foi você ter citado somente as causas do problema, é preciso também abordar as consequências.
    *”lugares em que a internet ou sinal de rede não chegam” pq? Diga o porquê, desenvolva esta ideia.
    __ isso é tudo

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  2. Olá, seguem algumas correções e sugestões:

    [INTRODUÇÃO]
    Primeiramente, a introdução não ficou muito agradável de ser lida. A maioria das redações nota mil iniciam concordando com algum pensador, filósofo, professores, fatos históricos e até mesmo filmes e séries. Recomendo que faça uma leitura de introduções nota mil. Inclusive saíram as redações com essa nota. Se for de seu interesse segue o link: https://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2021/05/28/enem-leia-redacoes-nota-mil-em-2020.ghtml

    TESE [OK]

    [DESENVOLVIMENTO]
    No desenvolvimento 1 creio que é necessário adicionar uma vírgula nesse trecho:
    “Em primeira análise, é importante[…]”

    ARGUMENTAÇÃO [OK]

    “[…] seja por falta de conhecimento do meio do meio digital[…]” – Houve repetição, creio que tenha sido por causa do corretor automático, mas é importante ficar atento nisso no dia oficial.

    “[…] de pessoas possível por meio de programas […]” – “Por meio de” é uma expressão prolixa. A tendência deste tipo de expressão é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. – Experimente usar “através de”.

    “[…] à cerca da inclusão […]” – Creio que o correto seria “acerca da inclusão”.
    FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/acerca-ou-a-cerca

    CONCLUSÃO [OK]
    Talvez seja interessante um maior detalhamento.

    Ademais, não sou um corretor profissional, sou só um estudante e darei as notas da melhor forma que foi possível, as mesmas seguem abaixo:

    Competência 1: 160 pontos.
    Competência 2: 200 pontos.
    Competência 3: 160 pontos.
    Competência 4: 120 pontos.
    Competência 5: 160 pontos.

    Nota final: 800 pontos.

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  3. vou corrigir sua redação ok?
    espero que sirva de algo para seu conhecimento! :)
    → INTRODUÇÃO:
    Eu achei excelente, mas, euzinha, aconselharia começar com uma citação/alusão porque eu acho que formaria uma base mais “sólida” acerca do assunto.
    Para dizer que alguém conversa sobre algo ou a respeito de algum assunto deve-se usar a palavra “acerca”, escrita de forma junta. Para indicar relação de proximidade a um lugar, possuindo sinônimo de perto, deve-se usar a expressão “a cerca”, escrita de forma separada. (você deveria ter usado “acerca”)
    Consegui entender o seu ponto de vista e quais serão os problemas abordados. Fique atento ao uso de vírgulas. Geralmente, quando usamos conectivos para começarmos novos períodos dentro do texto, colocamos vírgulas.
    EXEMPLO: Todavia, ….
    Nesse ínterim, ….
    Sob esta ótica, ….
    —————————————————–
    → DESENVOLVIMENTO 1:
    Primeiro de tudo, eu senti meio vago e uma inserção confusa de informações. O problema central é a falta de infraestrutura que gera a EXCLUSÃO digital (você deveria ter dado ênfase nisso). Uma coisa que sempre digo é que: você deve escrever a redação como se estivesse escrevendo para um leigo. Pense que o corretor não entende nada do assunto, logo, tu precisa pontuar os pontos MAIS NECESSÁRIOS, ser objetivo e direto.
    Evite repetição de palavras. Tente utilizar mais sinônimos. (Faça uma listinha de conectivos e palavras que podem ser utilizadas sempre e seus sinônimos, para ajudar).
    → Vou te dar uma dica de como você poderia ter escrito:

    Em primeira análise, vale ressaltar que, a exclusão social tem como sua principal causadora a falta de infraestrutura – por parte governamental (APRESENTAÇÃO DO ARGUMENTO). Nesse contexto, segundo o Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), em 2019, foi constatado que quase metade da população rural não possui acesso à internet (REPERTÓRIO + DESENVOLVIMENTO DA IDEIA), com isso, fica explícito a má administração Estatal no que concerne ao fornecimento de estruturas para proporcionar a inclusão digital nesses locais desprovidos (FECHAMENTO).

    APRESENTAÇÃO DO ARGUMENTO = se aprofunda mais na tese citada na introdução
    DESENVOLVIMENTO DA IDEIA = fundamentação, provas de que sua tese está correta
    FECHAMENTO = indignação daquele problema citado
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    → DESENVOLVIMENTO 2:
    Os erros não são muito diferentes do anterior mas, você está no caminho certo. Monte uma estrutura fixa para sua redação. Eu utilizo essa que estou te passando e dá certo.
    → Dica de como poderia ter escrito:

    Além disso, as limitações técnicas também são obstáculos quando se trata de inclusão digital (APRESENTAÇÃO DO ARGUMENTO) De acordo com (use outra base estatística ou alguma citação pq vc já utilizou essa lá em cima) …., logo, por falta de conhecimento em relação ao meio digital ou analfabetismo, grande parte dos idosos possuem dificuldades de manuseio e habilidades no ambiente cibernético, dificultando, então, a inserção digital dessa parte do corpo social (REPERTÓRIO + DESEN. DA IDEIA). Sob esse ponto de vista, é inadmissível que essa problemática persista relutante no cenário nacional (FECHAMENTO).
    —————————————————–
    → CONCLUSÃO + INTERVENÇÃO:
    acerca e a cerca (citei lá em cima)
    essa parte “resultante da união dos Ministérios da cultura, do Esporte e do Desenvolvimento Social” não é importante. O ENEM não quer saber se você conhece os ministérios existentes no Brasil, então, esse espaço você pode utilizar para detalhar outras partes.

    Então, você possui os 4 dos 5 elementos de uma conclusão completa. Vou especificar e dar algumas observações:
    AGENTE → min. cidadania
    MODO/MEIO → programas e iniciativas que visem essa inclusão
    – Você poderia ter explicado mais essa parte. Quais programas e como se dariam essas iniciativas?
    AÇÃO → levar o acesso à internet e aos meios tecnológicos para o maior número de pessoas possível
    FINALIDADE → atual exclusão presente em nossa sociedade será um problema superado
    – Ok, mas poderia ter especificado mais.
    Pode utilizar:
    “com o intuito de promover…”
    “a fim de promover….”
    “com a finalidade de promover….”
    DETALHAMENTO → FALTA

    PONTUAÇÃO: 680!!
    Gramática (C1) – 120
    Abordagem do tema, tipologia textual e repertório (C2) – 80
    Ponto de vista e projeto textual (C3) – 160
    Coerência e coesão (C4) – 160
    Proposta de intervenção (C5) – 160

    Bom, não sou nenhuma expert (NÃO MESMO KKKK) mas eu tentei te ajudar com o que sei :)
    Espero que tenha sido construtivo e que goste da correção!
    Você está no caminho certo, pode ter certeza!
    Se precisar de mim, me mande uma mensagem.
    Se cuide e fique em casa!

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