Caminhos para alcançar a inclusão digital no Brasil.

  • 2

No seriado televisivo ‘’ Outer Banks’’ é possível perceber a tamanha desigualdade social representada, onde os mais ricos chamados ‘’coques’’ possui uma disparidade tecnológica como o uso de computadores e outros privilégios em relação aos pobres rotulados ‘’pogues’’. Fora da ficção, temos um cenário bem parecido, se tratando da inclusão digital, no qual pode-se ver a falta de estrutura das escolas para atender as necessidades acadêmicas dos alunos,além da falta de acesso à internet dos brasileiros.

Em primeira análise, deve-se perpetuar como a tecnologia tem sido essencial no avanço da sociedade em relação aos inúmeros serviços oferecidos por ela. Porém, este bem que auxilia o dia a dia dos brasileiros em suas atividades não é acessível a todos, visto que a falta de ensino leva a um grande déficit de aprendizado ocasionando o analfabetismo digital, tema bem pertinente na sociedade atual. Esta problemática ocorre pela falta de estrutura que algumas escolas do Brasil apresentam como a ausẽncia de laboratórios de informática e até mesmo computadores com acesso a internet, segundo uma pesquisa do jornal ‘’Globo.com’’ em 2019, apenas 25% das escolas ofertam estes equipamentos para o uso dos alunos, em outras palavras um pequena minoria têm acesso a este recurso, o que reflete diretamente na aptidão digital do país.

Por conseguinte, tem-se também a falta de acesso a internet que as regiões brasílicas apresentam. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, cerca de 46 milhões de pessoas não possuíam nenhum alcance a rede de internet, ou seja, milhares de indivíduos estão esquecidos em relação às tecnologias, demonstrando cada vez mais as desigualdades sociais já vistas anteriormente na série ‘’Outer Banks’’, firmando a necessidade da mudança levando em consideração que o Exame Nacional do Ensino Médio visa que em 2026 às provas sejam totalmente digitais o que é um grande problema para que não tem acesso à educação informática.

Logo em relação ao exposto se faz necessário medidas interventivas. Urge que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da tecnologia, entrem com cursos que ofereçam ensino digital, por meio de palestras em mídias televisivas, além de propor ao Ministério da Economia o cedimento de verbas para a reforma das estruturas escolares a fim de estabelecer direitos iguais a todos os estudantes. Desta forma o Brasil caminhará para uma completa inclusão digital e social.

Compartilhar

5 Correções

  1. Adorei reportório bom esse o momento de dizer muito bom mesmo. Seguindo você eu tenho que aprender com você viu me ensina muito assim.
    Aprender com os erros é bom e seguir em frente.
    Dados estatísticos muito riqueza de conhecimentos.
    Alusão muito bom eu gostei. Parabéns de coração. Só tenho que parabenizar mesmo. E que te ver dizer só apenas isso gostei sucesso Enem 2021: Deus nos abençõe sucesso!

    • 1
  2. Olá, colega, boa tarde! Bom, eu meio que sou um novato na plataforma, então não sei muito bem como corrigir a redação de alguém, mas eu gostaria de deixar aqui uma outra visão do seu texto, pois achei o seu recorte demasiadamente grande. Ah, lembrando que é só minha opinião, saiba que eu também estou aqui para aprender shsh. Segue como eu escreveria seu texto de forma mais enxuta/com um recorte menor:

    Na série “Outer Banks” é apresentada uma sociedade extremamente desigual, na qual os mais ricos são denominados de “coques” e os mais pobres rotulados de “pogues”. Dentre as muitas críticas feitas no seriado, a disparidade tecnológica entre esses diferentes grupos sociais ganha destaque ao longo da trama. Fora da ficção, temos um cenário bem parecido em nosso país, o qual apresenta sérias deficiências na inclusão digital, que são evidenciadas principalmente por uma enorme parcela da população – em sua maioria pobre – que não possuí acesso à internet, a aparelhos eletrônicos, como computadores e celulares, ou a qualquer educação digital.

    Em primeira análise, deve-se ressaltar como a tecnologia é essencial para a nossa sociedade, sobretudo a internet, tendo em vista que ela é uma facilitadora de inúmeras situações diárias, tais como para providenciar transporte, comprar alimentos ou estudar. Porém, este bem que auxilia na rotina dos indivíduos ainda não foi democratizado: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, cerca de 46 milhões de pessoas não possuíam nenhum alcance a rede de internet. Dessa forma, depreende-se que novos caminhos precisaram ser descobertos para fomentar a inclusão digital em nosso país, visto que a tecnologia, como já evidenciado, faz-se cada vez mais presente e indispensável para a vida em sociedade.

    Em suma, tendo em visto o exposto, propõem-se que o Ministério da Tecnologia, juntamente com o Ministério da Economia e da Educação, entre com recursos para oferecer espaços públicos de inclusão digital aos cidadãos excluídos desse âmbito, os quais incluirão computadores e celulares com acesso à internet, bem como assistência educacional para os frequentadores desses locais. O objetivo, dessa forma, é garantir uma sociedade mais igualitária no que diz respeito aos recursos tecnológicos, propiciando assim uma democratização das facilidades que as tecnologias podem proporcionar aos seus usuários.

    • 1
  3. Bom dia!
    Achei sua redação muito elaborada e desenvolvida! Porém, um texto dissertativo é escrito em terceira pessoa e em seu texto há palavras em primeira pessoa do plural (palavras como temos) você pode trocar por tem-se ou é observado!
    E na sua proposta de intervenção, há a vírgula depois de “logo”, pois você explicará logo em seguida.
    Para mim apenas estes pontos a serem trabalhados!
    Parabéns, continue treinando e bora pra faculdade!?

    • 1
  4. Bom dia! Achei perfeita a sua redação. Sua introdução foi bem desenvolvimento cumprindo todas as etapas e estigando a continuarmos a lê-lo. Seu desenvolvimento acompanhou a introdução e nos esclareceu sua ideia. Uma sugestão é que no segundo desenvolvimento para enfatizar a deficiência da inclusão digital no Brasil, você poderiam citar a dificuldades que os alunos sofreram durante a pandemia. Conclusão está excelente. Parabéns.

    • 1
  5. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.