Iniciante

Caminhos para a recuperação ambiental do planeta (ENEM)

  • 0

     O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois esse seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à recuperação ambiental do planeta. Diante dessa perspectiva, torna-se evidente como causas a falta de investimentos, bem como a mentalidade social.

     É indubitável, nesse contexto, que a questão da falta de investimento esteja entre as causas do problema. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explicam filósofos como Marx. Nesse sentido, para serem resolvidos problemas dentro de um contexto capitalista, faz-se necessário investimento financeiro. Todavia, na questão da recuperação ambiental e reciclagem de novos produtos, como o poliestireno ou até o plástico, há uma lacuna de investimento, que tem sido negligenciado.

Outrossim, a falta de mentalidade social é um grande empecilho para a resolução da problemática. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, podemos observar que os caminhos para a recuperação ambiental é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem em um contexto social egoísta, a tendência é adotar esse comportamento também.

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério do Meio Ambiente devem desenvolver palestras em escolas, para alunos do Ensino Médio, por meio de entrevistas com sociedades que sofrem com o problema de degradação do meio ambiente. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos Ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a recuperação ambiental e a mudança na mentalidade da população.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Gostei de seu texto, achei-o bem estruturado. Teria sido interessante ter trazido algum dado, com fonte, listando os níveis de descaso ambiental no Brasil, por exemplo, ou algo no tocante a tal tema. A proposta de intervenção é interessante, porém, você poderia encontrar meios de isso se tornar um debate da sociedade como um todo, incluindo dos proletários pobres (que são quem mais sofrem com os problemas socioambientais no Brasil) às elites. Outra medida para ser adotada, também como proposta , poderia ser o endurecimento das leis relativas ao meio ambiente.
    Bons estudos!!
    Nota: 720/1000

    • 1
  2. Achei interessante o enredo da sua redação. Porém, há algumas mudanças que são necessárias.
    No inicio da introdução, sua tese não está clara, seria cabível o uso de uma especificação maior a respeito do tema. Se você trouxesse o meio da introdução para o começo ficaria melhor.
    No desenvolvimento 1, tem-se 1 erro de vírgula. Ficaria, “É indubitável, nesse contexto que,”. Com a pontuação pós o “que”. Quando trazemos dados, filósofos etc, é bacana especificar ele naquele contexto. Cuidado com a repetição de palavras, principalmente no mesmo paragrafo, poderia ficar assim: “Nesse sentido, para serem resolvidos problemas dentro DESTE CONTEXTO, faz-se necessário investimentoS financeiroS”. Cuidado também com a colocação do desenvolvimento com sentido de conclusão. Lembre-se sempre que, os desenvolvimentos são para reforçar o argumento da tese.

    Desenvolvimento 2: Novamente, use com cautela palavras que indiquem conclusão. Na parte, ” que os caminhos para a recuperação ambiental é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo”, entende-se a ideia que vc já esta dando uma solução para aquele problema.

    Em relação a sua conclusão, está excelente.

    Espero ter te ajudado. Sou nova aqui neste site, estou aprendendo ainda como usa, perdão qualquer coisa.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.