Aprendiz

Caminhos para a preservação patrimonial no Brasil

  • 1

“No meio do caminho tinha uma pedra,tinha uma pedra no meio do caminho.” De maneira semelhante ao trecho do poema do modernista Carlos Drummond de Andrade, o cenário hodierno brasileiro apresenta desafios em relação à preservação patrimonial que impedem a conservação histórica e cultural plena em todo o território brasileiro. Nesse contexto, é válido destacar os conflitos encontrados em meio aos caminhos para a manutenção da identidade nacional, como a negligência estatal e a ausência de educação patrimonial na sociedade.

Em primeiro lugar, é pertinente analisar como a falta das devidas preocupações do Estado com os bens materiais e imaterial deixados pelos antepassados contribui para o impedimento de alternativas que visem à proteção deles. A exemplo disso, observa-se que o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018, no qual itens que faziam parte da história da nação e estavam no acervo foram destruídos pelo fogo,dentre eles,o crânio de Luzia,o fóssil mais antigo encontrado no Brasil. Dessa forma,percebe-se como a estrutura do museu necessitava de reparos do Estado que prevenissem a ocorrência desse acidente. Logo, compreende-se que ainda existe uma demanda de atenção das Instituições públicas nessa questão.

Concomitante a isso,nota-se a falta de investimento na educação da população acerca da importância da conservação de materiais,construções e manifestações culturais que retratam a herança deixada por um povo,bem como o respeito pelas diferenças entre as lembranças de cada grupo. Nesse sentido, o Imperador da Macedônia no século IV a.C, conhecido como Alexandre- O Grande, pode ser observado como um exemplos de valorização das riquezas materiais e imateriais quando após ter o total comando sobre a civilização grega, não quis pôr um fim nos conhecimentos e bens deixados por ela, pelo contrário, incentivou a divulgação desses saberes por todo o seu império e o respeito por eles. Contudo, o pensamento populacional atual sobre o cuidado com o legado deixado pelos antepassados regressa em comparação aos ideais da Antiguidade Clássica.

Portanto,para que os fatores que impedem as soluções para a preservação patrimonial no Brasil sejam amenizados é necessário que medidas sejam tomadas. A saber, urge que o Governo Federal adote medidas de manutenção de construções antigas e memoráveis por meio de parcerias entre Estados que contribuam com a liberação de verbas destinadas para essa finalidade. Além disso, o Ministério da Educação deve promover o aprendizado acerca da identidade cultural e sua importância para a história do país nas escolas, desde o ensino fundamental. Somente assim, as pedras citadas por Drummond poderão sumir.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua introdução ficou muito vaga, você disse que o Brasil enfrenta problemas para a conservação patrimonial, mas não cita nenhuma como exemplo. Acho que teria repertórios melhores, ou você podia associar de outra forma.
    “Em primeiro lugar, é pertinente analisar como a falta das devidas preocupações” falta de devidas preocupações? Poderia utilizar “falta de políticas públicas”
    “materiais e imaterial” o certo é “imateriais”
    Você tem informações boas, aprofunde melhor eles e organize as informações.
    O seu D2 está ótimo
    A sua conclusão consta os requisitos exigidos, está bem organizado

    • 1
  2. Oi Layne, Bons argumentos ao longo do texto mas faltou argumentar melhor e deixar a sua opinião mais clara no texto pra não ficar vago.
    c1: Cuidado com a acentuação de palavras e o uso das pontuações no seu texto:120
    c2: Você compreendeu bem a proposta mas faltou sua opinião na argumentação e repertorio citados no texto: 120
    c3:Boa organização dos fatos mas de novo deixo claro sua tese e use sinônimos para evitar repetições no texto;120
    c4: Bom uso de conectivos no texto mas sugeria no lugar concomitante coloca-se Além disso: 160
    c5: você deve se perguntar Quem vai fazer? Oque fazer? Como fazer? Por meio de? e Qual a finalidade? e deixe mais claro sua opiniao.120. Nota:640.

    • 0
  3. Sua introdução está boa mas você não citou o tema propriamente dito. E é essencial. Também você colocou ” em meio aos caminhos para a manutenção da identidade nacional” é algo muito vago, vc já poderia ir citando as causas do problema. Poderia ser assim: ” Nesse contexto, é válido destacar a negligência estatal e a ausência de educação patrimonial na sociedade como causa desta problemática”

    No D1, você tem que evitar palavras que apresentam duvidas e incertezas. Seu texto tem que ser objetivo, direto e claro. Podemos perceber no tópico frasal “é pertinente analisar como a falta das devidas preocupações do Estado com os bens materiais e imaterial deixados pelos antepassados contribui para o impedimento de alternativas que visem à proteção deles.”
    A palavra “Devidas” ao usá-la vc dá margem pra perguntas “que devidas preocupações?” e isso a gente quer evitar você não pode colocar algo que não tenha certeza ou não tenha como provar. E nesse trecho “contribui para o impedimento de alternativas que visem à proteção deles.” não está sendo muito direta nas palavras. Você poderia ter feito assim:

    Em primeiro lugar, é pertinente analisar a falta de políticas públicas do Estado com os bens materiais e imateriais deixados pelos antepassados contribui para a degradação desses patrimônios. A exemplo disso, observa-se o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018, causado por faltas de manutenção no local, no qual itens que faziam parte da história da nação e estavam no acervo foram destruídos pelo fogo. Dentre eles, o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo encontrado no Brasil. Dessa forma, percebe-se como a estrutura do museu necessitava de reparos do Estado que prevenissem a ocorrência desse acidente. Logo, compreende-se que precisa de uma demanda de atenção das Instituições públicas nessa questão.

    Percebeu como ficou um pouco mais claro e direto? ; )

    No D2, há alguns erros de ortografia. Exemplo: “conhecido como Alexandre- O Grande, pode ser observado como um exemplos” Exemplos, deveria ser EXEMPLO. Mas fora isso, está ótimo, bem articulado. Ótimas informações.

    E a proposta de intervenção está ótima, detalhada como pede a competência 5.

    Sugiro que reveja os assuntos de gramática Concordância Nominal e Regência.

    Bons estudos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.