Iniciante

Caminhos para a inclusão dos moradores de rua ao tecido social brasileiro (aceito sugestões de melhoras)

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A Constituição Federal, criada em 1988, em seu artigo 6° assegura o direito a moradia a todo cidadão presente no território. No entanto, isso não se aplica quando se analisa o grande número de moradores de rua no Brasil, sendo necessários caminhos para a inclusão destes ao tecido social brasileiro, além de assegurar todos os seus direitos. Isso, então, deve-se pela negligência estatal e os efeitos do capitalismo. Assim, cabe verificar tais problemáticas.

Em primeira análise, a União deve reconhecer que a população de rua é extremamente vulnerável, sendo preciso o seu amparo. Sob esse âmbito, John Locke, filósofo inglês, através do seu contrato social, disse que o Estado é responsável em prover o necessário para o bem-estar da coletividade. Nesse sentido, quando pessoas que não têm um lar para si, tendem a ficarem expostos a muitos problemas, como a fome, criminalidade e violência. Logo, é substancial a mudança desse cenário tão crítico.

Em segundo plano, o sistema capitalista alimenta a desigualdade social entre os habitantes. De maneira análoga, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que o retrato das condições sociais do país em 2019 é de 52 milhões de brasileiros em situação de pobreza. Desse modo, muitos não têm como recorrer a outros meios para manter-se em suas casas, optando por ir morar na rua, correndo o risco de faltarem mantimentos essenciais a vida. Em suma, a continuação dessa postura, funciona como base para a perpetuação do problema no país.

Portanto, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma, é imperiosa a ação do Estado, ordem jurídica que tem por fim o bem comum do povo situado no território, promover projetos, por meio do Poder executivo, com a finalidade de destinar verbas para a criação de casas e centros de acolhimentos para esse povo tão fragilizado. Ademais, cabe as ONGs (Organização Não Governamentais) organizarem campanhas de doações, em parceria com a sociedade, que visem receber mantimentos para ajuda-los durante o seu cotidiano. Nesse sentido, será possível a realização do que diz a carta magna.

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6 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 120

    Nota final: 720, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    Continue praticando que você irá melhorar bastante.

    • 8
  2. No primeiro parágrafo “direito a moradia” há crase, seria “direito à moradia”.

    No segundo parágrafo “através do seu contrato social” tente usar “através de” quando for no sentido de atravessar, você poderia ter usado “por intermédio de”.
    “disse que o Estado” na minha opinião o “disse” ficou informal, pode substituir por “relatou”, “expôs” ou outra palavra que tenha o mesmo sentido.
    “Nesse sentido, quando pessoas que não têm um lar para si, tendem a ficarem expostos a muitos problemas, como a fome, criminalidade e violência.” eu faria algumas mudanças nessa frase, afim de que ela se tornasse mais coerente, por exemplo “Nesse sentido, pessoas que não têm um lar, tendem a ficar expostas a muitos problemas, como fome, criminalidade e violência.”.

    No terceiro parágrafo “De maneira análoga, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que o retrato das condições sociais do país em 2019” eu te aconselho a acrescentar “de acordo com” antes de “o IBGE”, para assim tirar o “que”, ficaria dessa forma: “De maneira análoga, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o retrato das condições sociais do país em 2019”.
    “mantimentos essenciais a vida” a palavra “essencial” rege a preposição “a” ou “para”, então você tem que colocar crase ou a preposição “para”.
    O ENEM exige 2 conectivos interparágrafos, você utilizou apenas 1 (Portanto), então indico que utilize um conectivo de adição ou de continuação no início do 3º parágrafo (como Ademais ou Além disso).

    No último parágrafo em “Poder executivo” as duas palavras precisam ser escritas com a inicial maiúscula.
    “cabe as ONGs (Organização Não Governamentais)” há crase e o “não” é escrito com a letra inicial minúscula.
    “campanhas de doações” o plural de campanha de doação é “campanhas de doação”.
    “ajuda-los” tem acento, então: “ajudá-los”.
    “durante o seu cotidiano” acho que não tem necessidade desse “o seu”, se quiser pode tirar.

    Em resumo, atente-se aos erros gramaticais e ao uso dos conectivos interparágrafos. Sua argumentação está coerente e seus repertórios estão bem encaixados. Você desenvolveu uma boa redação! Bjus, sucesso para você!!

    OBS: Ainda sou estudante e não sei pontuar com exatidão sobre as competências, porém imagino que seria algo parecido com:

    Competência 1= 120
    Competência 2= 200
    Competência 3= 200
    Competência 4= 160
    Competência 5= 200
    Nota final= 880

    • 2
  3. Boa tarde,

    Pessoalmente, eu não gosto de usar a Constituição como repertório na introdução pois parece que a sua tese é basicamente a ineficácia do governo, visto que essa problemática só aconteceria por uma brecha na Constituição, o qual é uma falha do governo. Além do fato desse ser um modelo muito usado e pouco produtivo (ao meu ver), porque ele serve apenas para determinados temas (saúde, emprego, moradia, educação e tal), ex: você chega no enem ou em qualquer outra prova com esse modelo decorado e praticado mas na hora se depara com o tema ”A Desvalorização da Cultura Indígena no Brasil Contemporâneo”, como você culpa o governo nessa situiação?
    Tente treinar outros repertórios além desse.

    Gostei dos seus argumentos e acho que eles foram bem trabalhados. E a sua conclusão está completa.

    C1: 180 (percebi alguns erros como vírgulas e acentuação no decorrer do seu texto)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 980

    Na minha opinião a sua redação está quase nota mil, mas tenho que relevar que sou apenas um aluna e estou aprendendo também.

    • 2
  4. Sei texto está muito bom e muito claro!

    Sua introdução está ótima! Não há muito o que comentar… você apresenta todos os elementos necessários para esse parágrafo e deixa claro sua tese com seus argumentos.

    Desenvolvimento: está muito bem estruturado também. Você conseguiu tornar o repertório do desenvolvimento 1 produtivo pela exemplificação. Mas uma fica que eu dou para deixar explícita sua argumentação e tornar o repertório, de certa forma, produtivo é utilizar expressões como “visto que”, “dado que”, “haja vista que”, etc.

    Sua conclusão apresenta a proposta de intervenção completa, o que já te garante 200 na C5.

    C1 – 200
    C2 – 180 (é um alerta porque pode existir um corretor chato que te dê 160)
    C3 – 200
    C4 – 160 (expressões como ” em primeira análise”, “em segundo lugar” não são consideradas conectivos que ligam os parágrafos – o que, para ter 200 nessa competência, precisa ter no mínimo 2 conectivos intraparágrafos. Minha dica é trocar o “em segundo lugar” por ademais que já te deixa com 2 operadores coesivos).
    C5 – 200

    Nota: 940
    Parabéns!!
    Você escreve muito bemm

    • 2
  5. Olá Lucas :)
    Gostei muito da sua argumentação, só irei pontuar alguns errinhos que consegui identificar:
    “presente no território” que território? achei que ficou vago, podia ter colocado “território brasileiro” ou “território nacional”.
    Locke “disse”, acho que para enriquecer a sua argumentação você poderia ter usado “defendeu” ou algo do tipo.
    “o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que o retrato” acho que ali ficou faltando algum verbo, depois da uma olhadinha, mas acredito que foi erro de digitação mesmo.
    Bom, é isto, gostei muito do seu texto, parabéns e desejo sucesso!

    • 1
  6. Gostei dos seus argumentos e acho que eles foram bem trabalhados. E a sua conclusão está completa.

    C1: 180 (percebi alguns erros como vírgulas e acentuação no decorrer do seu texto)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 980

    Na minha opinião a sua redação está quase nota mil, mas tenho que relevar que sou apenas um aluna e estou aprendendo também… //rt

    Parabéns,gostei bastante!❤️🥰

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