Iniciante

Caminhos para a inclusão dos moradores de rua ao tecido social brasileiro

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    O artigo sexto da Constituição Federal de 1998 assegura o acesso à moradia para todos os cidadãos, entretanto, é perceptível que essa garantia não está sendo usufruída, o que evidencia a dificuldade da inclusão dos moradores de rua à sociedade. Por certo, essa prática está associada à exclusão social, causada não só pela falta de políticas públicas para essa parcela da população, como também pela invisibilidade social sofrida pelos mesmos. Nesse contexto, deve-se analisar as problemáticas existentes e encontrar possíveis soluções para mitigar o óbice.

    É relevante abordar, primeiramente, que uma das principais causas da exclusão social desses indigentes é a falta de políticas públicas. Segundo dados do Cadastro Único, cerca de 222 mil famílias estão em situação de rua no país, o que elucida a omissão estatal frente a essa parcela da população. Por conseguinte, ocorre a fomentação da segregação social no tecido social brasileiro. Desse modo, é imprescindível que essa problemática seja resolvida.

    Outrossim, a invisibilidade social dessa população para o tecido social é outro agravante.. Acerca disso, é pertinente o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman que retrata a fluidez dos valores interpessoais, os quais instigam o indivíduo a valorizar apenas aquilo que lhe convém. Resultado disso é a entonação da descartabilidade humana, tendo como vítimas os moradores de rua. Nesse viés, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema.

    Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão da exclusão social dos moradores de rua. Para isso, faz-se necessário que o Governo Federal, responsável por providenciar o bem estar dos brasileiros, crie políticas públicas, por meio de programas sociais de ajuda financeira e imobiliária, a fim de garantir uma vida digna a essa parcela da população. Além disso, o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro, deve atentar-se na reformulação dos valores éticos no tecido social, por meio de aulas de formação cidadã, a fim de construir uma sociedade mais empática e, consequentemente, amenizar a invisibilidade social sofrida pelos sem-teto. Quando essas ações forem feitas, a exclusão dessa parcela da população será motivada para o bem-estar de todo o corpo social.

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3 Correções

  1. Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou seus argumentos e a tese. Muito bem!

    Desenvolvimentos: está muito bom! Segue a estrutura correta. Argumenta embasado em seus repertórios, o que faz com que eles sejam produtivos. Eles estão menores que a introdução… talvez isso te afete na competência 3, a qual cobra o projeto de texto.

    Conclusão: você formulou por completo duas propostas de intervenção que estão muito boas. Você deve resolver as duas causas do problema, mas não é preciso que as duas propostas estejam completas, apenas uma. Nesse sentido, você repetiu “a fim de” e “por meio de” em espaços próximos aos outros. Isso pode acarretar perda de nota na competência 4. Tente usar sinônimos como “com o fito de” para “a fim de” ou “por intermédio de” para “por meio de”.

    C1 – 200 encontrei apenas dois erros, então não há motivo para descontar nota
    C2 – 200 os repertórios estão produtivos, você soube argumentar baseado neles
    C3 – 160 a introdução sempre é menor que os desenvolvimentos… caso contrário, é demonstrado que não teve um projeto de texto. O corretor pode ser chato mesmo e tirar nota, por isso estou te alertando
    C4 – 160 evite repetir conectivos
    C5 – 200 tem que ter, no mínimo, 1 proposta de intervenção completa (você fez duas, então muito bem)

    Nota: 920
    Parabénss!!
    Continue assim que logo você alcança seus objetivos;)

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  2. O texto foi bem escrito, mas precisa simplificar mais as palavras bom isso e a minha opinião
    Resultado disso é a entonação da descartabilidade humana, tendo como vítimas os moradores de rua. Nesse viés, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema.

    Por exemplo, nesse trecho poderia ser que as pessoas acreditam que as outras são descartáveis
    nesse trecho:

    Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão da exclusão social dos moradores de rua.
    Poderia ser, que e necessário que o governo tome medidas para diminuir a exclusão dos moradores de rua

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  3. sobre o texto: acredito que o assunto tenha sido sim bem abordado, porém a minha única critica é sobre a escolha de palavras, se simplifica- las um pouco mais acredito que fique mais inclusivo.

    introdução: apresentou seus argumentos e tese além de ter explicado bem o assunto.

    Desenvolvimentos: está muito bom! Segue a estrutura correta. Argumenta embasado em seus repertórios, o que faz com que eles sejam produtivos. Eles estão menores que a introdução… talvez isso te afete na competência 3, a qual cobra o projeto de texto.

    Conclusão: você formulou por completo duas propostas de intervenção que estão muito boas. Você deve resolver as duas causas do problema, mas não é preciso que as duas propostas estejam completas, apenas uma. Nesse sentido, você repetiu “a fim de” e “por meio de” em espaços próximos aos outros. Isso pode acarretar perda de nota na competência 4. Tente usar sinônimos como “com o fito de” para “a fim de” ou “por intermédio de” para “por meio de”.

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