O uso das tecnologias e meios de comunicação, como os celulares, são ferramentas excepcionais para promover novas descobertas e experiências. Entretanto, quando se trata da inclusão digital na terceira idade, há uma certa limitação corroborada pela negligência estatal e pelos perigos que a população idosa tem à enfrentar nesse mundo tecnológico.
De início, ementa-se que, o Estatuto do Idoso, assegura o direito ao lazer, saúde, educação, bem estar e muito mais. Todavia, o idoso não está sendo instruído corretamente quanto ao uso das tecnologias, se tornando “analfabeto” no meio digital. Infelizmente, a falta de instrutores no meio eletrônico não está apenas na família do ancião, mas também, na falta de escolas que proporcionem o ensino dessas ferramentas digitais.
Ademais, a falta de informação quanto ao uso da internet pode proporcionar um ambiente inseguro. Nesse viés, o site BBC relata em uma matéria que a população idosa é mais propensa a compartilhar “Fake News”. Lamentavelmente, tal fato descreve o quanto a desinformação digital na terceira idade pode ser prejudicial socialmente.
Logo, com base no problemática relacionada à falta de inclusão digital na terceira idade, medidas devem ser tomadas. Cabe portanto. ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) por meio de um projeto de lei entregue à câmara dos deputados, proporcionar aulas gratuitas de tecnologia para a população acima de 60 anos de idade. Essas aulas deverão ser aos sábados, em escolas públicas que serão equipadas com novos computadores. Espera-se assim, obter uma maior inclusão digital na terceira idade.
Mr.Crozma
Boa redação, está fácil de evoluir.
Seu maior problema é a produtividade. 240 palavras não honram a tua boa escrita.
O corretor lerá o seu texto buscando brechas. Se o texto é dissertativo-argumentativo, você não deve permitir que o corretor encontre perguntas sem respostas no seu desenvolvimento. A principal pergunta que eu faço no seu texto é “e daí?”
E daí que o idoso é um analfabeto digital? E daí que eles compartilham fake news? E às respostas pra isso eu também pergunto: e-da-í?!
O “e daí” são as consequências, é a relevância, é a justificativa da intervenção. Aprofunde seu texto, que deve ter umas 24 linhas no caderno, perguntando-se o tal do idaí.
É produzindo mais que você garante a presença “expressiva” de conectivos, então não deixe de investir 8 a 10 linhas no desenvolvimento.
E só um comentário sobre a correção que fizeram do seu Meio. O Enem não avalia o tamanho da sua proposta. Ele avalia se tem ou não tem meio, não existe o “só isso?”. Sua proposta está perfeita para os critérios do Enem, porque demonstra conhecimento de que o Governo Federal pode mandar projeto de lei para a Câmara. Eu tenho uma dificuldade vendo vocês tratarem de “Ministérios” o tempo inteiro, muitas vezes peca em “justificativa”, do tipo… Tá, mas pq o Ministério x ao invés do Ministério y? E boa parte dessas perguntas, num texto-circuito, é respondida pelo desenvolvimento.
Seu desenvolvimento deveria apontar para uma falha do governo na educação, ao invés de deixar o corretor concluir, pela Introdução, que “da falta de escolas, há negligência estatal” – a ideia é fechar o argumento no parágrafo, retomando a introdução mesmo.
Bom, abaixo anoto todos os erros que encontrei:
O uso das tecnologias e(1) meios de comunicação, como os celulares, são(2) ferramentas excepcionais para promover novas descobertas e experiências. Entretanto, quando se trata da inclusão digital na terceira idade, há uma certa limitação corroborada pela negligência estatal e pelos perigos que a população idosa tem à(3) enfrentar nesse mundo tecnológico.
1 – Faltou paralelismo, cadê o “dos” aqui?
2 – O uso de tecnologias são?!
3 – Sem crase – por que colocou crase aqui?!
De início, ementa-se que,(1) o Estatuto do Idoso,(2) assegura o direito ao lazer, (3)saúde, (4)educação, (5)bem estar e (6)muito mais(7). Todavia, o idoso não está sendo instruído corretamente quanto ao uso das tecnologias, se tornando(8) “analfabeto” no meio digital. Infelizmente, a falta de instrutores no meio eletrônico não está apenas na família do ancião, mas também,(9) na falta de escolas que proporcionem o ensino dessas ferramentas digitais.
1 e 2 – Por que o sujeito foi isolado? Um sujeito não sobrevive sozinho;
3, 4, 5 e 6 – Tudo falta de paralelismo: à saúde, à educação, ao bem estar e a muito mais;
7 – Muito mais? Isso aqui é termo genérico e muito perigoso – lembre-se que o corretor está caçando brechas argumentativas, e está aqui um prato cheio;
8 – Tornando-se – depois de vírgula, ponto final e qualquer outra pontuação você sempre usará ênclise;
9 – Ou você destaca o “também” entre duas vírgulas, para dar ênfase a ela, ou não coloca, ok?
Ademais, a falta de informação quanto ao uso da internet pode proporcionar um ambiente inseguro. Nesse viés, o site BBC relata (1)em uma matéria(2) que a população idosa é mais propensa a compartilhar “Fake News”. Lamentavelmente, tal fato descreve o quanto a desinformação digital na terceira idade pode ser prejudicial socialmente.
1 e 2 – Adjunto adverbial vem sempre no final – quando deslocado e com três ou mais palavras, pede vírgula na frente e atrás.
Logo, com base na problemática relacionada à falta de inclusão digital na terceira idade, medidas devem ser tomadas. Cabe (1)portanto(2) ao MEC (Ministério da Educação e Cultura)(3) por meio de um projeto de lei entregue à câmara dos deputados, proporcionar aulas gratuitas de tecnologia para a população acima de 60 anos de idade. Essas aulas deverão ser aos sábados, em escolas públicas que serão equipadas com novos computadores. Espera-se (4)assim, obter uma maior inclusão digital na terceira idade.
1 e 2 – termo explicativo isolado pede vírgula na frente e atrás;
3 – Oração adverbial vai pedir vírgula também;
4 – Comeu uma vírgula do termo explicativo.
Apesar das falhas, estou de acordo com os colegas. Você escreve bem. Tá fácil pra você!
Millenytt
C1 – 160 : Poucos desvios de português, escreve corretamente.
C2 – 160: Você entendeu bem, e trouxe boas referências, no entanto seus argumento ficaram muito rasos.
C3 – 120: Muitos dos seus argumentos não foram bem detalhados, ficam “soltos” no texto, como exemplo no primeiro parágrafo, no trecho ” Infelizmente, a falta de instrutores no meio eletrônico não está apenas na família do ancião, mas também, na falta de escolas que proporcionem o ensino dessas ferramentas digitais.”. Você apenas joga o fato, mas não o explora. Dica: quando for fazer seu plano de texto, selecione apenas uma linha pensando por argumento e a siga fielmente.
c4 – 160: Aqui perde pelo mesmo motivo da competência anterior.
c4 – 200: Abordou todos os requisitos.
Raqueltorrescruz
Boa tarde 🌻
C1= 160 – notei dois erros de vírgula, o primeiro no D1 (“ementa-se que,” essa vírgula não deveria existir) e o segundo também no D1 (“mas também, na falta de escolas…” essa vírgula não deveria existir) e um ponto que deveria ser uma vírgula na conclusão, acho que nesse último foi só erro de digitação msm.
C2= 200 – vc compreendeu bem a proposta da redação, aplicou conceitos de várias áreas e desenvolveu bem o tema.
C3= 160 – apesar de tudo, o texto ficou um pouco “cru” faltou vc falar um pouco mais do tema.
C4= 200 – não notei nenhuma inadequação no uso dos recursos coesivos (conectivos).
C5= 160 – vc respondeu às 5 “perguntas” da conclusão, porém faltou um detalhamento do MEIO. Vc escreveu “Essas aulas deverão ser aos sábados, em escolas públicas que serão equipadas com novos computadores”, só isso? Falta detalhar um pouco mais entende? Essa parte ficou igual aquelas promessas de político q só falam e não explicam como vão fazer.
TOTAL = 880.
Enfim, gostei bastante da sua redação, há início, meio e fim. Quero destacar a sua INTRO que tá d+, bem organizadinha parabéns. Continue escrevendo que vc vai longe 😘
NathalieCR
Olá, eu gostei muito da sua introdução, bom repertório e construção de argumentação. A única coisa que senti falta foi de marca de autoria no primeiro parágrafo do desenvolvimento, ela aparece somente no segundo.
Acredito que você alcançaria uma pontuação acima de 850 na banca do ENEM (no mínimo), pois não identifiquei erros nítidos de pontuação, ortografia ou coesão.
Parabéns, continue praticando!
VitoriaMoura45
Ola, gostei da introdução da sua redação, porém achei que faltou mais alusão e dados históricos na sua redação como todo, e achei um pouco superficial, você escreve bem, porém falta mais vivacidade nas suas palavras, lembre que palavras difíceis são importantes, mas não são elas que nos prendem a uma redação já que faz falta coerência e muitos outros fatores.
Continue praticando
700 a 740 pontos eu daria