Caminhos no combate ao sedentarismo no Brasil

  • 3

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde essa é caracterizada pela ausência de problemas. Contudo, ao observar a realidade, nota-se que o exposto de More apresenta um equívoco, uma vez que as dificuldades no combate ao sedentarismo no Brasil coíbe a conclusão do plano do autor. Dessa maneira, em razão do silenciamento midiático e de uma lacuna escolar, emerge um conflito que necessita de urgente resolução. 

Primordialmente, faz-se necessário apontar o negligenciamento da mídia como sendo um fator fomentador da questão. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser mecanismo de democracia não deve ser convertido em instrumento de opressão. Nesse viés, percebe-se que a mídia, geralmente, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, colabora com a propagação do problema, já que o desleixo dos meios de comunicação acerca do sedentarismo no Brasil ocasiona a falta de conhecimento da população, tornando sua resolução dificultada. Dessa forma, é indubitável que essa postura é prejudicial. 

Ademais, a problemática encontra forma de expansão na base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nessa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna no âmbito escolar. No que tange às dificuldades de combater o sedentarismo no Brasil, verifica-se como latente influência essa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu dever de prevenir e reverter a problemática, visto que tem trazido esse assunto de forma superficial às salas de aula. 

Portanto, a fim de mitigar os efeitos dessa problemática, medidas  devem existir. Para isso, urge que o  Ministério da Educação efetue  palestras com a presença de especialistas em educação corporal, bem como entrevistas com a população. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do órgão supracitado, com o objetivo de alcançar um maior público e trazer mais lucidez a respeito dos caminhos para combater o sedentarismo no Brasil. Assim sendo, provavelmente, seja efetivado o plano de sociedade ideal proposto pelo autor Thomas More. 

Compartilhar

4 Correções

  1. Na minha opinão você escreveu muito bem; sua alusão foi bem concreta e condizente com o tema; fez diversas citações que comprovarão suas teses; a estrutura esta correta e contém todos os elementos necessários; e sua conclusão também esta bem formulada, não sou nenhuma expecialista, por isso não achei nenhum erro grave visível.
    Parábens, digno de uma nota 1000!

    • 2
  2. Introdução bem estruturada, sem contar o uso da referência, que tem coesão total com o tema e texto desenvolvido. Não fugiu do tema em momento algum, e isso é imprescindível. Texto de grande relevância, tendo em vista o uso correto de vários conectivos. A forma como você concluiu esta simplesmente perfeita. Parabéns, Merece nota MIL!

    • 0
  3. oiii!! seu texto está ótimo!!!! recheado de conectivos, áreas de conhecimento, boa argumentação!! unica coisa q eu vi, não sei se descontaria ponto, mas vc não usou um conectivo para concluir o segundo desenvolvimento, fora isso, está tudo perfeito. Suas áreas se encaixaram muito bem e não vi palavras repetidas. Parabéns, gostei muito! se não for uma nota mil, será no mínimo 980!

    • 0
  4. Oi, Dani Barros. Tudo bem? Gostei muito da sua redação. Sua introdução está muito boa. Seus dois parágrafos seguintes também. Você usou vários conectivos e isso garante bons pontos na nota. Sua conclusão está de acordo e apresentou uma boa proposta de intervenção. Parabéns! Abraços.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.