Iniciante

Caminhos para combater o analfabetismo no Bras

  • 0

No tocante ao tema sobre o analfabetismo no Brasil, de acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 11,3 milhões de pessoas sofrem com esse problema, cujas idades vão de 15 anos em diante. Nesse sentido, observa-se o grau de gravidade e a necessidade do brasileiro pelos estudos para que possa adquirir uma vida digna. A partir do mencionado, é correto afirmar que o público alvo
do analfabetismo, atinge principalmente vítimas de baixa renda, similarmente a evasão escolar, o que causam problemas.

Primeiramente, é válido destacar que as vítimas dessa mácula são sujeitos desempregados e os mais pobres, incluindo negros e povos de periferia, ou seja, pessoas sem condições econômicas para a dedicação aos estudos, o que origina a desmotivação e abandono das aprendizagens. Ademais, nos tempos do Brasil Império, só recebiam educação de qualidade os grupos da Elite (cidadãos ricos com poderes na sociedade), isto é, só esses tinham mais acesso à educação, enquanto os mais necessitados não obtinham acesso a tais privilégios. Diante desse cenário, se encontra o Brasil na contemporaneidade, pessoas mais carentes sem o seu devido valor, referente aos estudos.

Outrossim, no que tange à esse assunto, são as evasões escolares,ou melhor, alunos que deixam as instituições. Sob tal afirmação, isso se dá pela grande carga horária de escolas e universidades, principalmente em períodos integrais. Segundo a revista Exame, 39% de estudantes que trabalham, para conciliar trabalho com estudos, largam as atividades escolares,os quais visam seu sustento através do trabalho. Dessarte, é necessário uma solução que ajude o jovem brasileiro.

Mediante aos impasses, é notório que haja uma intervenção do Governo, órgão principal no Brasil, por meio de verbas introduzidas nas escolas públicas , não só de periferias mas todas do Brasil, a fim de facilitar a vida de jovens e adultos no mundo dos estudos. Nessa mesma ideia, Governo em parceria com o Ministério da Educação (MEC) adotar uma redução de carga horária nas instituições escolares e faculdades para estudantes que trabalham, com o propósito do brasileiro se sentir acolhido e respeitado. Dessa forma, haverá uma diminuição no quadro, tangente ao analfabetismo da nação.

Compartilhar

5 Correções

  1. Visto que você usou bons conectores e um vocabulário bastante rico, diria que sua redação está muito boa. Além disso, seu desenvolvimento e sua introdução ficaram bem esclarecidas, deixou o texto com fácil compreensão, mostra que você domina bem o assunto, mas se você inserir uma referência ficará ainda melhor.

    • 1
  2. Analisando tudo que foi escrito sua redaçao esta otima, esta conforme pede o enem. Possui coesao e segue o padrao, porem eu diria para voce tentar melhorar a sua introducao, inserir uma referencia sempre ira ajudar a enriquecer sua redacao e mostrara ao corretor que voce possui certo dominio sobre o assunto.

    • 1
  3. Voce disse que ” o analfabetismo é motivado por maior parte de individuos de baixa renda”, nao entendi essa afirmação, significa que o analfabetismo acomete principalmente os indiciduos de baixa renda?
    Ficou meio confusa essa ideia, por conta do modo que vc escreveu.
    A proposta da sua redação no geral ficou ótima, com dados e referências. Além do bom uso dos recursos coesivos ( uma falha que eu cometo bastante kkkkk )
    Na sua proposta, faltou o detalhamento ( se estiver fazendo de acordo com as regras do enem ).
    Enfim, acho que voce poderia tirar uma nota por volta de 800 no Enem.
    Sou nova na plataforma, espero ter ajudado 😁

    • 0
  4. 0 a 200, segundo a tabela do Enem (competências):
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 200
    2) Compreensão da proposta de redação: 100
    3) Seleção e organização das informações; 120
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto:200
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades sociocultural:100
    Somatório: 720

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.