Estudante

‘Camarotização’ da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia (FUVEST)

  • 1

Peço que corrijam de acordo com os critérios da Fuvest (parecido como ENEM), levando em consideração que a mesma não pede proposta de intervenção. Não é necessário a nota (caso desejarem pontuar, vai de 0 a 50), gostaria apenas que identificassem meus erros para que eu possa melhorar. Obrigada!

Título->  Igualdade: uma utopia acerca da realidade

O absolutismo – sistema político da Idade Moderna – foi marcado pelo poder absoluto concentrado nas mãos do soberano. Contudo, classes sociais favorecidas pelo poder aquisitivo dispunham da superioridade em relação aos grupos inferiores. Nesse viés, a discrepância notável favorecia a “camarotização” que ainda se perpetua no âmbito atual. Nesse contexto, a negação acerca da diferença entre as classes sociais reflete nas desigualdades presentes, visto que, gera a utópica ideia de que a democracia é incontestável.

Mediante ao elencado, o termo “Modernidade Líquida” – criado por Zygmunt Bauman – apresenta a contemporaneidade como relação que estão cada vez menos concretas. Analogamente, a segregação social hodierna demonstra, explicitamente, a veracidade da teoria de Bauman. Além disso, a democracia alega a igualdade entre todos, porém, essa falsa ideia colabora apenas para a negação de que os grupos sociais não apresentam disparidades na sociedade. Ademais, vê-se que o corpo social testemunha, diariamente, as consequências acerca da discriminação realizada por classes denominadas superiores.

Por conseguinte, o livro “Capitães da Areia” – escrito por Jorge Amado – retrata a vida societária como um jogo de privilégios, no qual, pessoas que possuem baixa renda são obrigados a viver na marginalização. Destarte, tal situação narrativa descreve a realidade atual e, desse modo, representa a democracia como um regime a ser discutido acerca de suas controvérsias, dado que a igualdade não abrange a todos os indivíduos. Outrossim, a utopia sobre a equidade de poder e justiça colabora para o distanciamento de classes, visto que, a acumulação monetária demanda o nível de superioridade regente.

Em suma, é imprescindível declarar que a “camarotização” da sociedade brasileira corrompe os princípios assegurados pela democracia, a qual, é contestável e não sustenta seus objetivos como forma de garanti-los a toda população. Portanto, nota-se que a segregação de classes auxilia no preconceito enraizado, pois o poder e os privilégios são distribuídos aos mais favorecidos. Dessa forma, a precarização social passa a depravar a sociedade, dado que a igualdade é reconhecida como uma fantasia coletiva.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Achei seu texto um máximo, não encontrei nenhum erro ortográfico tão menos nas outras competências, parabéns pelos repertórios e vocabulário. Tenho apenas uma observação, na sua introdução achei algo estranho: “Nesse viés, a discrepância notável favorecia a “camarotização” que ainda se perpetua no âmbito atual” no final eu teria colocado apenas “atualmente” ou poderia deixar mais claro em que “âmbito” você está falando especificamente (neste caso o social) e depois anexar um termo que ligue o que você disse ao dias atuais. Espero ter ajudado, abraço!

    • 2
  2. Oie Lana, adorei a sua redação.
    – sua tese está muito bem apresentada e conectada com sua introdução.
    – seus argumentos foram bem formulados e postos no texto.
    Só senti falta da proposta de intervenção na conclusão, no mas está perfeita ao meu ver.
    Você está no caminho certo, siga em frente e não desista dos seus sonhos, você ainda irá brilhar com seus textos maravilhosos.
    Bjss <3

    • 1
  3. Oi! Adorei a sua redação, sem nenhum porém, a colocação de virgulas está correto, a concordância verbal, vocabulário e autoria. A sua tese ficou explícita suficientemente para perceber a sua posição quanto a “camarotização”, entretanto acredito que poderia contextualizar esse termo para tornar a sua conclusão mais clara.

    • 1
  4. Introdução: As ideias estão bem organizadas. Sua tese bem proposta, mostrando bem a problematização vivenciada na sociedade contemporânea. Você usou muito bem os recursos linguísticos, que enriqueceu seu texto de forma geral. E sem falar no contexto histórico bem apresentado.
    Desenvolvimento: É muito bom ler seu texto; as informações estão muito bem aplicadas. Sua defesa de tese, é espetacular. Seu desenvolvimento muito bom.
    Conclusão: O que faltou foi só a sua proposta de intervenção.
    Achei interessantes os exemplos mencionados, a tese e sua defesa.
    As vírgulas em seu devido lugar, pontos e sinais bem organizado.
    Muito bom.
    Parabéns.
    Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.