O filme “Spijit” expõe as inseguranças e entraves da vida de “Jochem”, jovem que sofre bullying diariamente, proferido pelos alunos de sua escola. Análogo à ficção, a prática inóspita e desrespeitosa de ridicularizar um indivíduo, seja verbal ou fisicamente, em virtude de seu peso, cor, condição social e outros fatores, é um óbice de extremo impacto negativo na sociedade. A má influência midiática bem como a falta de debate social no que diz respeito o impasse, tornam-se potentes agravantes do problema.
Antes de tudo, é primordial observar, o impacto negativo gerado pela mídia no que tange a discussão vigente. No filme “Bullying Virtual” a adolescente “Taylor” é vítima de ataques cibernéticos quando boatos sobre a mesma são divulgados nas redes sociais. Outrossim, a exposição das pessoas cada vez mais crescente no âmbito da internet, promove comparações e disputas individuais que tendem a suscitar agressões aquele que não corresponde às expectativas impostas pelos usuários da rede.
Ademais, a carência de discussões a respeito do assunto, torna-se mais uma das lacunas presentes no mesmo. A série televisiva “13 reasons why” manifesta, mediante cartazes, a insatisfação de uma escola, na qual uma jovem, vítima de bullying comete suicídio. Nesse sentido, é notório o descontentamento do corpo social depois do fatídico ocorrido com a estudante, embora, o debate tenha culminado-se pouco depois da tragédia, explicitando, portanto, a crucialidade da discussão a respeito do tema e suas consequências.
Infere-se, assim, a importância do desencadeamento de medidas para solucionar o empecilho. Para tal, escolas devem promover palestras que expliquem as causas e consequências do problema, aliada à inserção de profissionais de psicologia em cada instituição de ensino do país, a fim de reparar as irregularidades já existentes na questão e moldar uma futura sociedade isenta de “Jochems e Taylors.”
Thaisz21
olá, boa tarde
vou resumir o que achei de sua redação:
ela está muito boa, você desenvolveu bem, teve um repertório sociocultural bastante produtivo (eu só não tenho certeza se no Enem (se for a banca que você está estudando) você perde pontos por utilizar muitas citações de série/filme/livro/autor ao decorrer do texto; ao meu ver enriqueceu sua redação e deu a possibilidade de analogia a situações na realidade)
agora vou apontar alguns tópicos que identifiquei ao longo do seu texto:
introdução: citação de um filme e sua analogia com a realidade + apontamento de 2 fatores que contribuem para a persistência da problemática + tese
desenvolvimento 1: citação de filme e a relação dele com a realidade (impactos negativos gerados pela mídia + a exposição crescente de pessoas na internet e os maus que isso causa)
desenvolvimento 2: citação de série + relação com a realidade + ressaltando a importância do debate nessas situações
conclusão: agente + ação + meio + finalidade + a técnica do texto circuito
C1: 180PTS
C2: 200PTS
C3:200PTS
C4:200PTS
C5:180PTS
bem, é isso, parabéns pela redação, continue estudando, abraço ;)
Mr.Crozma
Nina fatal,
Torço para que já tenha ido dormir e faça sentido o meu
Bom dia!
Eu vou implicar com as séries, tá bom?
É que elas parecem um recado: “eu não vou explicar as causas porque a série já explicou”, e a referência cultural não te abstém de explicar as causas, os cenários mais relevantes pra discussão que você quer propor.
Por exemplo, a série 13 reasons why. Ela traz um caso a partir do qual você pretende fazer um raciocínio indutivo, só que uma indução pede mais premissas, mais exemplos; o debate sobre “o bullying necessariamente traz suicídio? O caso específico é puramente explicado pelo bullying?”, e veja que estamos falando de uma ficção, em que não se pode fazer uma análise concreta, daí que esses debates ficam suspensos e o argumento se enfraquece. Da mesma forma, sobre o primeiro argumento: como posso concluir que há exposição crescente de pessoas na internet a partir do caso do filme citado?
Perceba, então, que o filme tem valor de exemplo, não de premissa. Exemplo a gente coloca depois da nossa explicação, certo?
O exemplo é complicado de trazer porque ele ocupa muito espaço, você ocupa uma frase inteira praticamente, e tentar reduzir esse espaço da citação, para que caiba uma abordagem com as suas próprias palavras, num enfrentamento mais completo a esses contra-argumentos, transformando a sua indução, que é complicada de fazer – mas audaciosa, bonita, admirável de tentar -, transforme-se em dedução, que é um raciocínio mais seguro, sem esses riscos que eu tentei explicar e não sei se consegui.
Vê, tem algo que chateia os professores de literatura, que é essa troca da leitura pelos filmes, essa cultura mais imagética do que linguística, que vai na direção da crítica de Fahrenheit 451. Então, apenas peço que inclua mais das suas palavras na premissa para que não passe a ideia de que o pensamento não é seu, de que o exemplo é o argumento!
Me perdoe por isso, eu adoro ler referências culturais na redação, talvez não tantas numa só, e até me preocupo de você ter tantas referências nessa tema, espero que você esteja bem!
De resto, ótima redação, alguns erros de gramática que descontariam uns 40 pontos; tem essa insuficiência argumentativa que imagino tirar mais 40 da C2; na competência 3 também consigo ver alguns problemas de autoria com a substituição do argumento pelo cinema, mas há indícios de autoria com filmes mais inesperados; C4 é difícil perder ponto, tem que se esforçar muito kkkk; C5, meus 200 e meu obrigado pelo desfecho simples, coerente e bonito, deu vontade até de aumentar alguns pontinhos das competências aí pra chegar a 900; vai, 180 pra C1, beleza?