Iniciante

bullying no cenário brasileiro

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Em 2005 foi lançado um seriado, popularmente conhecido, –“todo mundo odeia o Chris”-  que retrata um cenário no qual o protagonista (negro e de uma família humilde) estuda em uma escola em que majoritariamente as pessoas são brancas e devido a isso sofre bullying e racismo dos colegas e até mesmo dos professores. Entretanto, fora do universo cinematográfico é possível, ainda depois de 15 anos, notar a permanência dessa forma de opressão; infelizmente, essas agressões e intimidações são praticadas com mais constância devido a expansão da tecnologia –cyberbullying-. Outrossim, o problema em questão traz duas vertentes: O cyberbullying associado ao ambiente escolar, dado que estes problemas acarretam o déficit de atenção como também indivíduos com quadro de depressão e distúrbios psicológicos.

Em primeiro plano, o chamado cyberbullying consegue ser ainda mais cruel em consequência da difusão da internet depois da era da informação, que foi um período após a era industrial, nos anos de 1980. Contudo, o meio de comunicação pode se transformar em um aliado ao bullying, pois, as redes sociais são mais rápidas e afetam um maior campo, além disso, os agressores passam a ter um maior domínio da situação, já que ocorre uma ampliação no público e torna-se muito difícil identificar os agressores. Assim, com a exposição nas redes sociais as pessoas se tornam mais propicias a serem alvos do bullying.

Sob outro prisma, é válido analisar que a escola é um local no qual os estudantes devem sentir segurança, porém é neste ambiente em que os jovens desenvolvem quadros de depressão, insegurança como também problemas psicológicos. Logo, ao assistir a série “Sex Educacion” é evidente em alguns episódios, um dos atores sofrer agressão física e verbal por ter uma orientação sexual diferente dos demais estudantes. Ademais, no Brasil esse preconceito é evidente, porém a população “fecha os olhos” e age com naturalidade, diante disso, é perceptível que os jovens sintam medo e desconforto em enfrentar essas situações, visto que muitos se isolam e outros desenvolvem sérios problemas com relacionamentos e em expressar as emoções.

Portanto, o Ministério da Educação junto as escolas devem promover campanhas e palestras para professores e outros profissionais a fim de estabelecer formas de reagir ao bullying nas escolas, por meio de diálogos e debates (na própria sala de aula) para impedir o aumento no número de adolescentes que apresentam o déficit de atenção e isolamento social, a própria instituição deve realizar atividades em grupos para facilitar um maior entrosamento social entre os alunos. Além disso, é necessário que o Governo invista em melhores técnicos com a finalidade de melhorar o suporte ás vítimas, visto que é fundamental, bons profissionais para um rápido e eficiente resultado.

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6 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1 – Você escreve muito bem, mas só há mesmo alguns erro no posicionamento da vírgula e ponto de continuação. = 160
    COMPETÊNCIA 2 – Sua redação se encontra nos padroes dissertativo-argumentativo; você traz repertórios com bastante pertinência ao tema. = 200
    COMPETÊNCIA 3 – Ao meu ver, você poderia ter sido mais direta no final da sua introdução – ficou um pouco longa. Poderia ter sido um pouquinho mais direta com a apresentação das suas teses. E também, no seu parágrafo de conclusão, no segundo período, parece está um pouquinho confuso, pois parece ter duas finalidades = 140
    COMPETÊNCIA 4 – Consigo perceber que seu texto está bem articulado e faz o uso correto dos conectivos= 200
    COMPETÊNCIA 5 = 200
    Sua lhe daria 900 pontos.
    Bons estudos!! Espero ter ajudado.
    Você indo no caminho certo para alcançar o 1000!!!

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  2. Boa noite Camila.
    Estou aqui para devolver o favor que você me fez (muito obrigado por sinal).
    Bom, sua redação está muito bem escrita, porém contém alguns erros que devemos nos atentar:
    Esse ponto é bem banal, mas podem existir corretores que te tirem pontos por conta disso: O seriado Todo mundo odeia o Chris, retrata a infância de um moço famoso, então a perspectiva não tem apenas 15 anos.
    Pela extensão da sua contextualização e pela abordagem dela, parece que você fará uma redação sobre racismo, e não bullying.
    Outro ponto, sua introdução está com muitas ideias, e informações excessivas. Observe:
    ”essas agressões e intimidações são praticadas com mais constância devido a expansão da tecnologia –cyberbullying-” O cyberbullying (deve vir entre aspas pois é uma palavra estrangeira) são as ações praticas na internet, mas deu a entender que o ”cyberbully” é a expansão da tecnologia.
    Também, você vai perder ponto na competência 4, pois repetiu 3 vezes em um curto espaço de tempo, sendo que uma das vezes nem era necessário.
    Sugiro que inverta as orações do seu tópico frasal: ”Primeiramente, cabe avaliar que pós era da informação, período posterior à Era Industrial (letra maiúscula por se tratar de um período histórico), houve a atenuação de violências, em detrimento do cyberbully…” (Ficou bem pombo, mas é só exemplo mesmo)
    Suas ideias estão muito jogadas, e bagunçadas, tente peneirar o que você vai colocar no seu texto, e cuidado para não pecar pelo excesso.
    Também, no seu D2, faltou provar que na escola os alunos desenvolvem aquelas doenças.
    Também à violência feita não foi dentro da escola, o que não torna uma área exterior ao seu argumento. Outro ponto, a violência é feita contra o personagem, não o ator (não tira ponto, mas só to comentando msm).
    Sua conclusão está MUITO boa, sem erros.
    Só sugiro que faça uma pequena síntese para mostrar planejamento textual.
    ”Portanto, é visível que urgem medias para solucionar o problema em questão” (Exemplo dnv).
    Vamos às notas.
    C1-160 (Notei alguns erros de vírgula e alguns erros de sintaxe)
    C2- 120 (Domina perfeitamente o texto dissertativo argumentativo, porém não legitima todos os argumentos ou legitima com fatos incongruentes, além disso sua redação falou mais de agressão do que do bullying em si: tangencia)
    C3-120 (Possui uma tese consistente e apresenta uma boa estrutura textual, porém comete erros de legitimação e não prova todos os pontos apresentados).
    C4-160 (Repetição de algumas palavras, porém possui um ótimo uso dos conectivos).
    C5-200 (Perfeito)
    Portanto: 760
    Uma ótima nota!!!
    Cuidado com o excesso de informação e uso incorreto de dados.
    Continue praticando, ainda temos tempo pra chegar no 1000′!!!

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  3. Sua redação é rica em argumentos. Ponto positivo. No entanto, indico uma melhor organização das ideias, reescrevendo alguns trechos:
    por exemplo: no primeiro parágrafo tentar interligar melhor a referencia ao seriado com a sua argumentação. Você se refere ao bullyng como opressão, já eu acredito que é violência física, verbal, psicológica.
    Excelente o fato de você ter feito referência as séries.
    No terceiro parágrafo acho bastante valido quando você ressalta que a escola deveria ser um ambiente de aprendizagem e que as pessoas devem se sentir bem. Mas sugiro que você o rescreva também, principalmente trocando o “fecha aos olhos” para outra denominação: nossa sociedade na atualidade vive a cultura da violência.
    Interessante no ultimo paragrafo você menciona que o ministério da educação deveria atuar mais afim de combater o bullyng, mas sugiro “melhores técnicos” por agentes capacitados e até mesmo psicólogos atuando na rede de ensino dando suporte aos casos que envolvem violência verbal, psicológica e física.
    Por fim ressalto que sua redação é ótima em argumentos/ideias somente sugiro melhor escrita, organização destas!
    Espero ter ajudado!
    Forte Abraço!

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  4. gostei muito da sua redação. Achei que você soube usar bem as palavras e as alusões históricas.
    Só toma cuidado para não colocar muita informação e acabar se perdendo no tema. Você pode procurar também colocar mais exemplos brasileiros já que o tema especifica a nacionalidade.
    Na penúltima linha, você pôs ”suporte ás vítimas”, tenta lembrar que a crase é para o outro lado (à).
    Se conseguir lembrar alguma citação também vai ser bom mas caso não, do jeito que você fez não ta ruim. Parabéns

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  5. Introdução: eu adorei,porém fiquei confusa com “Entretanto, fora do universo cinematográfico é possível, ainda depois ” essa vírgula depois de “possível”.
    Desenvolvimento: achei bastante completo,gostei muito da alusão da série.
    Conclusão : foi bastante completa,e ficou bem detalhada,você usou perfeitamete o “quem?,Deve?,Como? ,através de?,Detalhamento e objetivo da ação.

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  6. Olá Camila, como dito anteriormente por nossos colegas sua redação está bem escrita entretando houve exageros nas informações e isso faz que muitos leitores (incluindo eu) acabam vendo um texto sobre o racismo e não sobre bullying.
    Mas você tem um dom que poucos escritores tem ” Informações ” para incluir no texto, continue desenvolvendo essa sua habilidade incrível mas atenta ao excesso de informações sempre. Bjs

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