Estudante

Bullying nas Escolas do Brasil – OLHEM AS VÍRGULAS

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Segundo o escritor Stefan Zweig, em sua obra literária “Brasil, País do Futuro”, o Brasil certamente seria uma nação do futuro, com grande desenvolvimento social e econômico. Contudo, o problema do bullying infelizmente persiste nas escolas e a sociedade se mantém omissa, sendo assim é evidente que essa realidade de grande desenvolvimento ainda não chegou.

Primeiramente, é necessário destacar que o bullying nas escolas se mantém pela omissão dos docentes, de tal forma que se mostra perceptível através da cultura popular, como em “Todo Mundo Odeia o Chris”, série americana, que retrata a vida de um garoto que sofre agressão diariamente em sua escola, porém os docentes da instituição permanecem omissos. Dessa forma, inegavelmente é de extrema necessidade a criação de projetos que mudem essa realidade.

De acordo com Bill Gates, fundador da Microsoft, o conhecimento é o principal fator da geração de riquezas. Sendo assim, quando um estudante sofre bullying, o ambiente escolar se torna tóxico, e seu aprendizado desestimulado, o que pode favorecer a evasão escolar, por conseguinte, na vida adulta sua carreira profissional sera prejudicada. Dessa forma, a questão deve ser resolvida o mais breve possível, pois toda a sociedade perde quando um estudante não consegue se desenvolver e entregar todo o seu potencial na vida adulta.

Portanto, visando o término do bullying nas escolas do Brasil o Ministério da Educação deve criar o projeto “Fora Preconceito”, por meio dele deverá realizar cursos nas instituições de ensino do país, para os educadores, contendo a participação de psicólogos que demonstrem como combater o problema no ambiente escolar, a fim de que a questão seja solucionada. Somente assim, o bullying enfim sera eliminado e o futuro previsto por Stefan Zweig poderá se concretizar.

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2 Correções

  1. Olá, Wender, tudo bem ??? Vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? Darei uma olhada nas vírgulas, conforme pediu. Qualquer erro, você me corrige, pode ser? :)

    INTRO
    –> retire a vírgula após o nome do autor (desnecessária)
    –> retire a vírgula após “nação do futuro” (desnecessária)
    –> após “omissa”, feche o perído: “…omissa. Sendo assim, é evidente…”
    –> evite expressões sentimentalistas como “infelizmente”, “lamentavelmente” e “indubitavelmente”
    –> colocar vírgula: “o problema do bullying infelizmente persiste nas escolas[,] e a sociedade se mantém omissa” pois a ideia 2 (sociedade omissa) entra em contraposição com a ideia 1 (bullying), sendo assim, a conjunção “e” não atua como aditiva, mas como oposição (perceba que se voc troca-la por “mas”, “porém”, “entretanto”, “todavida”, o sentido da frase não será alterado)
    –> você contextualizou sua citação à sua tese de forma correta, mas não trouxe as 2 problemáticas que seriam tratadas no D1 e D2, respectivamente, bem menos fez um encaminhamento destas.

    D1
    –> evite o “primeiramente”, além de passar uma ideia de segundamente, terceiramente [e assim por diante], não é considerado um elemento de coesão pelo inep
    –> você trouxe tópico frasal [é necessário destacar que o bullying nas escolas se mantém pela omissão dos docentes], citação [“Todo Mundo Odeia o Chris”] e comentário da citação [série americana, que retrata a vida de um garoto que sofre agressão diariamente em sua escola, porém os docentes da instituição permanecem omissos] todos em um único período, isso é um problema, pois demonstra falha de organização (C4) e, consequentemente, afeta da coesão do texto pela pontuação (C1)
    –> não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    –> você ocupou muitas linhas falando sobre o seriado e esqueceu da sua problematização, isto é, você mais dissertou que argumentou. Isso é um problema recorrente que faz com que falhemos na C3 (esta avalia a argumentação do autor). O repertório/citação vai servir apenas como base, você deve investir, SEMPRE, na sua problematização (trazer causas/consequencias)
    –> “inegavelmente” vem isolado entre vírgulas para dar ênfase
    –> não traga a sua opinião final como uma síntese de conclusão, mostre o SEU posicionamento a respeito do que esta sendo tratado, nesse caso, a omissão do bullying
    –> após “série americana” retire a vírgula (não se separa sujeito de verbo)

    D2
    –> procure começar seu parágrafo com o tópico frasal, não com sua citação
    –> retire a vírgula após “tóxico” (desnecessária)
    –> ausência de crase: “…à evasão…”
    –> ausência de conectivo de adição: “escolar e, por conseguinte, …”
    –> isole “na vida adulta” entre virgulas por se tratar de uma frase explicativa
    –> repetição próxima ( na vida adulta)

    CONCLUSÃO
    –> ação: criar o projeto “Fora Preconceito” | realizar cursos nas instituições de ensino do país
    –> meio/modo: ? | projeto “Fora Preconceito”
    –> agente: Ministério da Educação
    –> finalidade: ? | a fim de que a questão seja solucionada
    –> detalhamento: ? | contendo a participação de psicólogos que demonstrem como combater o problema no ambiente escolar

    –> ausência de vírgula: “…escolas do Brasil, o Ministério…”
    –> retire a vírgula após “de ensino do país” (desnecessária)
    –> ausência de vírgula: “…participação de psicólogos, que…”
    –> ausência de vírgula: “…o bullying, enfim, será…”

    |FEEDBACK|
    Wender, você escreve super bem, parabéns. Preste atenção no uso da vírgula, pois a coesão prejudicou-se bastante por conta do mau uso da vírgula, uma pontuação errada altera todo o sentido da frase original. Ademais, invista sempre na sua problematização, assim como você fez no D2.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 800

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  2. Bom, não sou nenhum professor ou profissional da área, mas acredito que sua redação apresenta algumas irregularidades. Vamos lá!

    A citação que você usou no início da introdução, ao meu ver, não conseguiu contextualizar de forma satisfatória com a problemática apresentada, o bullying. Além do mais, você não fechou a introdução com os problemas para serem destrinchados ( infelizmente persiste nas escolas e a sociedade se mantém omissa – poderia ter fechado com essa parte, criando duas pontas abertas, a da persistência na escola e a omissão da sociedade, para serem desenvolvidas – )

    No D1, a serie que você ultilizou foi bem citada e houve um contextualização, mas há repetição de palavras que poderiam ter sido trocadas por sinônimos. Além disso, você colocou uma solução, mesmo que simples, no fim do parágrafo, sendo que a solução de toda problemática deve ser apresentada na conclusão.

    No D2, como falei na parte da introdução, é preciso colocar no fim dela os fatores que irão ser desenvolvidos respectivamente no D1 e D2, para que toda a estrutura seja coesa e coerente. PS: Sua citação do Bill foi boa, mas tem esses probleminhas aí 👆

    Na conclusão, lembre-se de sempre iniciar com um conectivo de afirmação seguido de uma frase de afirmação que contenha o título ou palavra chave da redação. Ex: Portanto, o bullying nas escolas do Brasil precisa acabar. Com isso, você deve sempre seguir a fórmula: QUEM” fará “O QUE” e “COMO”. Além disso, é importante lembrar que a proposta de intervenção deve estar intimamente relacionada ao desenvolvimento do texto.

    É isso, espero ter ajudado. Ah, evite o gerundismo!

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