Bullying nas escolas brasileiras

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*estou achando longa, me digam se está bom ou se precisa resumir mais, obggg*

 

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança e educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o bullying nas escolas brasileiras, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas para combater o bullying entre alunos. De acordo com a educadora Cléo Fante o bullying é o maior causador de isolamento ou queda de rendimento escolar. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, com a segurança e educação, o que infelizmente é evidentemente no país.

Ademais, é fundamental apontar o ambiente em que o praticador do bullying vive como impulsionador desse problema nas escolas do Brasil. Segundo o site NOBullying os maiores causadores dessa violência é a insegurança, frustração, inveja ou até mesmo uma maneira de compensar algum outro sentimento ruim. Além disso, é comum que esses adolescentes vivem em ambientes tóxicos nos quais a família troca comentários maldosos uns com os outros a todo momento, fazendo com que o jovem ache aquilo normal. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos, para isso, cabe às escolas promoverem palestras e projetos nos recreios que conscientizem seus estudantes sobre as graves consequências do bullying com o objetivo de diminuir esse impasse. Assim, se consolidará uma sociedade mais harmônica, onde o estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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3 Correções

  1. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 140
    Percebi vários erros de gramática, especialmente crases e vírgulas!!
    C2: 200
    Não fugiu do tema em nenhum momento! Parabéns!!
    C3: 160
    No D1 principalmente, muito repertório e pouca argumentação! Argumente em cima dos seus repertórios, por isso eu recomendo que use só um ao invés de dois, para deixar espaço para a argumentação. E no D2 há algumas ideias soltas, como o jovem achar normal ser maltratado. Por quê? Quais são as consequências?
    C4: 160
    Apresente mais conectivos.
    C5: 120
    Faltou o meio e o detalhamento!!

    Nota: 780
    Sobre o tamanho da redação, é meio que indiferente. O limite é 30 linhas em uma folha apropriada para redação, basta que os parágrafos estejam proporcionais(todos com uma média de tamanho razoável, não faça um parágrafo de 10 linhas e os outros com 5, por exemplo). Enfim, bons estudos :)

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  2. Oi tudo bem? Sou estudante, então minha correção pode não estar 100% correta, mas vai ser de acordo com meus estudos.
    Primeiro você teve uma boa estratégia de abertura, a alusão se encaixou bem, só uma coisa que eu mudaria na sua introdução seria colocar os argumentos juntos com a sua tese.
    Conseguiu começar o seu desenvolvimento corretamente, tanto o D1 quanto o D2, além de possuir domínio da linguagem formal
    Você colocou o agente, detalhou a proposta, mas senti falta da finalidade, o porque dessas ações, além de correr demais, todo o resto do texto está extremamente explicado, mas correu demais na proposta de intervenção deixando ela inacabada.

    é isso, para maior certeza consulte um profissional, mas está ótimo, para mim só melhorar nesse sentido mesmo. Eu acredito em você e sei que é capaz!!

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  3. C1: 120
    Primeiro, tome cuidado. Apesar de ter usado de forma correta muitos termos mais “sofisticados”, se podemos dizer assim, não aconselho o exagero. Pode ser perigoso, dificultar a leitura ou mesmo passar uma ideia contrária daquela que você realmente quer.

    Ademais, identifiquei alguns erros na pontuação, vírgulas de mais ou de menos, e de concordância.

    “educadora Cléo Fante o bullying” – Deveria ter uma vírgula após o nome da educadora.
    “COM a segurança e educação” – Acredito que você quis dizer COMO.
    “os maiores causadores dessa violência É a insegurança…” – Deveria ser um SÃO, uma vez que são citados diversos causadores.
    “é comum que esses adolescentes VIVEM em ambientes tóxicos nos quais a família troca…” – Creio ser um VIVAM ali e necessita uma vírgula após o TÓXICOS.

    Enfim, há outros, mas não citarei todos.

    C2: 120
    Se ateve a estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, PARABÉNS.

    Entretanto, logo na introdução cometeu um erro ao NÃO listar quais seriam os pontos discutidos no texto. Tome mais cuidado na próxima, deixe bem claro desde o começo sobre o quê em especifico será sua argumentação.

    C3: 120
    Sua argumentação foi muito fraca. Trouxe referências de filósofos, da constituição e até uma educadora, contudo, nada disso agregou algo relevante a discussão. O objetivo desse gênero textual é persuadir o leitor da mesma ideia que o autor, no seu caso, você só explicou ao leitor que o bulying é algo que começa em casa e chega nas escolas. Não são citados dados, deixa em aberto qual a é a seriedade do problema e o que ele pode causar nas crianças, pontos indispensáveis nesse tema.

    C4: 160
    Ótimo uso dos conectivos, embora ainda tenha havido certa repetição de termos, perdoada quando é de extrema necessidade, o que não era o caso aqui.

    C5: 120
    Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).

    Depreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos, para isso, cabe às escolas (AGENTE) promoverem palestras e projetos nos recreios que conscientizem seus estudantes sobre as graves consequências do bullying(AÇÃO/DETALHAMENTO) com o objetivo de diminuir esse impasse (EFEITO). Assim, se consolidará uma sociedade mais harmônica, onde o estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

    Primeiro, não é só o fato da sua conclusão estar incompleta, sem a presença de todos os elementos essenciais, mas a fora que foi construída.

    Você diz que se as ESCOLAS promoverem palestras o ESTADO vai cumprir com sua função. Como? Como um órgão que você deixou claro não participar da iniciativa vai receber as congratulações pelo trabalho de outro? Creio que deveria ter indiciado o ESTADO como provedor dos recursos para implementar esses projetos.

    Outrossim, vejo as palestrar como integrantes dos projetos que você citou, da maneira que você dispôs no parágrafo, perdeu a chance de apresentar um MODO, prejudicando sua nota.

    TOTAL: 640

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