Bullying e violência nas escolas brasileiras

  • 1

O livro “Tipo Uma História de Amor” retrata o bullying e violência verbal que os personagens Art e Reza tem de lidar dentro da escola por conta de suas orientações sexuais. Infelizmente, esse tipo de atitude ocorre também nas escolas brasileiras não só devido às identidades de gênero alheias, mas, também, à inúmeros outros fatores que podem levar os alunos a saírem da escola ou até mesmo ao suicídio.

 

De antemão, é correto afirmar que a evasão escolar é um fato muito comum no Brasil. Segundo uma pesquisa da ONU, 43% dos jovens do Brasil já sofreram algum tipo de bullying dentro das escolas, o que acaba fazendo com eles criem um justificável trauma do local de aprendizado, fazendo assim, com que eles parem de estudar.

 

Em segundo lugar, uma das maiores consequências causadas pelas agressões verbais e físicas contra os colegas é, com certeza, o suicídio. Vale analisar um estudo publicado no Journal of the American Academy of Child e Adolescent Psychiatry que mostra que 17% dos adolescentes de 12 a 15 anos entrevistados pensam em tirar suas próprias vidas após terem sido alvos em situações de xingamentos e piadinhas.

 

Portanto, são necessárias a tomada de medidas estratégicas para transformar esse cenário. Com a finalidade de diminuir o bullying e a violência nas escolas brasileiras, cabe aos pais, dentro de casa, aconselharem os seus filhos sobre como isso é errado e mostrar à eles as consequências disso para que eles se conscientizem e não pratiquem esse ato. Também é importante que a escola aplique punições mais severas diante de situações. Espera-se assim, que se desenvolva uma sociedade mais respeitosa.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar!
    Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos!

    Tratarei da correção levando em consideração as competências dos Enem.

    Senti que sua tese estava um pouco “fraca”, tente a definir de maneira clara. Uma forma legal de encontrar uma tese e se perguntar: “O que eu penso sobre isso?”. A resposta será a sua tese.

    Não consegui reconhecer seu texto como dissertativo argumentativo.
    Nos parágrafos de desenvolvimento você expôs dados mas não trouxe argumentos que contribuíssem para sua tese. (Talvez porque a mesma não foi bem definida na introdução);

    Não levando em consideração esses fatos gostei bastante da maneira como escreve e a conclusão trouxe soluções interessantes para o problema!

    (Não sei se o examinador consideraria como desvio na modalidade textual de argumentativo para expositivo, mas em caso afirmativo “zeraria” sua redação, portanto cuidado!”)

    Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160pts

    Competência 2: Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero e é anulada. (mais especificamente não atendimento à estrutura dissertativa – argumentativa)

    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200 pts

    Competência 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 160 pts

    Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto 160 pts

    NOTA: redação zerada por desvio de tipo textual.

    Não desanime, você escreve muito bem. Tente se atentar mais a estrutura dissertativa – argumentativa!

    • 1
  2. oiii boa noite!
    Aconselho você a se esforçar e tirar um tempo melhor para se dedicar à ortografia e como atender exatamente a proposta do texto sem fugir do tema, que são 2 competências cobradas bem atentamente em uma redação enem, também reparei na falta de repertório, trazer dados não é o foco principal do projeto, claro precisa ter alusões, porém vc precisa desenvolvê-las de acordo com o seu conhecimento.
    Não falta muito pra você conseguir, apensas reforçar esses pontos e vc vai voar!❤️ boa sorte

    • 0
  3. Baseado de como a banca corrige as redações, a nota que ao meu ponto de vista é considerado pro seu texto são essas

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120
    Nota: 640 pontos

    Aconselho a você assistir vídeos acerca de como é a estrutura de um texto dissertativo argumentativo. Você precisa aprofundar seus argumentos pois são eles que darão vida ao tema, os repertórios são só um auxílio para o seu ponto de vista. Vale ressaltar para que tome cuidado ao tangenciamento da proposta. Se o tema fala sobre “Bullying e violência nas escolas brasileiras” você precisa ser coerente a ele, do começo até o fim.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.