Bullying e violência nas escolas brasileiras

  • 2

É considerado bullying “todo ato de violência física ou psicológica intencional e repetitivo que ocorre sem motivação, praticado por um ou mais agressor contra uma ou mais pessoas. Infelizmente, esse ato maldoso acontece principalmente nas escola. Por isso, é importante avaliar as consequências desse problema social dentro do âmbito escolar.

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o bullying está presente principalmente nas escolas. Segundo a publicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (pisa) de 2015, aproximadamente um em dez estudantes são vítimas dentro do ambiente escolar. Um fato que chega a ser preocupante, pois as consequências podem ser catastróficas e irreversíveis porque além de reduzir o rendimento escolar do aluno , pode ocasionar transtornos e depressão e, à longo prazo trará dificuldades para a vida adulta do individuo.

Ademais, os efeitos da agressão física são de casos na qual as agressões provém de provocações prolongadas, como por exemplo a automutilação e, em caso de não tratamento da depressão, o suicídio. Outrosim, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) associou o bullying com o consumo de álcool e drogas ilícitas. Felizmente, no Brasil existe uma lei pouco conhecida, chamada de lei Antibullying. Essa lei entrou em vigor a partir de 06.02.16, tem como objetivo combater a intimidação sistemática (bullying) e prevenir tal ação.

Obeserva-se portanto, que o bullying é algo que precisa ser combatido. Logo, o governo deve tornar conhecida a lei Antibullying por meio de campanhas midiáticas com o objetivo de levar informação e formas de prevenção para a população, para que esse mal social seja combatido.

Compartilhar

4 Correções

  1. Já no início vejo a falta do fechamento das aspas, também em relação à estrutura, ele está com algumas falhas estruturais nos inícios de parágrafos e pontuações.
    Na sua conclusão está meio vago a sua solução para o problema, você disse que o governo deveria agir para combater isso, mas qual órgão?
    Seu texto está excelente, com algumas correções ficará perfeito. Parabéns.

    • 0
  2. Na minha opinião, sua redação está boa, porém acho que está faltando citações, seja de filmes, filósofos, sociólogos, entre outros, pois sempre uma citação enriquesse sua redação, e eleva sua pontuação na avaliação. Quando sua conclusão tente da próxima vez detalhar mais, pois ela está muito ampla somente em um agente, tente colocar outro agente.
    Nunca se esqueça de sempre responder as seguintes perguntas na sua conclusão : quem? O que? Como? E para que?
    Obs: isso é na minha opinião, sou somente um aluno

    • 0
  3. Olá, na sua introdução é possível reconhecer o tema porem sua tese ficou um pouco perdida.
    Cuidado com a falta de coesão e coerência, pois houve uma grande apresentação de dados e poucas ligações com seu argumento, tornando o texto levemente expositivo.
    Na conclusão, procure detalhar mais o seu plano de intervenção, mostrando como, quem e para quem ele é destinado.

    • 0
  4. Bom dia!!!
    Bom, no geral seu texto esta bom, obedecendo a estrutura de uma dissertação-argumentativa, suas ideias também estão boa. Mas essa parte “Obeserva-se portanto, que o bullying é algo que precisa ser combatido. Logo, o governo deve tornar conhecida a lei Antibullying por meio de campanhas midiáticas com o objetivo de levar informação e formas de prevenção para a população, para que esse mal social seja combatido.” que é a conclusão tem que ser mais detalhada, com mais ações e meios e alem disso se atente ao tamanho do periodo e a ortografia, ok?!
    Ah e não fique presa a essa mera correção, sou so aluna como você!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.