Doutor

Bullying e agressão no ambiente escolar.

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Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos direito à segurança. Entretanto, isso não é evidenciado no Brasil contemporâneo, principalmente nas escolas, em que devido a elementos como: intolerância e falta de maturidade, torna-se um ambiente propício às diversas formas de violência. Nesse âmbito, dois fatores contribuem para a persistência do “bullying” no ambiente escolar: a falta de educação dos jovens somada à não aceitação das diversidades.

Primeiramente, cabe avaliar que a juventude não está sendo educada e conscientizada pelos pais sobre as diversas formas de ser. Nesse contexto, a problemática se agrava em virtude do pensamento de Karl Marx, o qual afirma: “A consciência não determina o ser, mas o ser social que determina a consciência.” Assim, a ausência dela nos adolescentes contribui com o “bullying”, uma vez que esses indivíduos tenderão a não aceitar outras formas de pensamento e, por conseguinte, agredirão ou excluirão pessoas com ideologias, aparência,  ou forma de vida divergente.

Ademais, é notório que jovens, em sua maioria, são incapazes de lidar com pessoas que não seguem as mesmas ideologias, crenças e gostos. Esse fator é evidenciado no seriado “Glee”, disponível na Netflix, em que os membros do “Clube do Coral” são agredidos física e verbalmente por fugirem do que é considerado comum e serem adeptos ao canto. Contudo, tal cenário não se restringe à ficção e, da mesma forma como é demonstrado no programa televisivo, jovens que se apresentam diferentes dos demais são, muita vezes, excluídos ou sofrem diversas formas de agressão.

Portanto, é evidente que o bullying é uma realidade no ambiente escolar. Assim, compete ao Estado, por meio do MEC (Ministério da Educação) que tem por função social educar e preparar indivíduos para exercício da cidadania, fornecer palestras e cartilhas “anti-bullying”. Essa ação deve ser feita com o investimento em profissionais especializados na área de educação, que ministrarão palestras e produzirão cartilhas para pais e alunos, uma vez que com a conscientização deles a problemática será drasticamente amenizada. Dessa forma, espera-se que a violência e agressão não sejam um cenário vigente no ambiente de ensino. Com isso, o direito à segurança será devidamente cumprido, como antes previsto pela ONU.

SE POSSÍVEL CORRIJAM POR NOTA!!
GRATO

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7 Correções

  1. No geral, redação ficou ótima
    C1 160 (alguns erros ortográficos)
    C2 200 – Estrutura e tema bem aplicados
    C3 160 – a citação não encaixou bem, uma vez que ela faz referência ao materialismo
    C4 200 – Ótimos conectivos, apesar de que poderia colocar um no último período da conclusão
    C5 200 – Tudo certo e detalhado

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  2. Olá escritor em ascensão!
    Ademais, é notório que jovens, em sua maioria, são incapazes de lidar com pessoas que não seguem as mesmas ideologias, crenças e gostos. Esse fator é evidenciado no seriado “Glee”, disponível na Netflix, em que os membros do “Clube do Coral” são agredidos física e verbalmente por fugirem do que é considerado comum e serem adeptos ao canto. Contudo, tal cenário não se restringe à ficção e, da mesma forma como é demonstrado no programa televisivo, jovens que se apresentam diferentes dos demais são, MUITA=MUITAS vezes, excluídos ou sofrem diversas formas de agressão. (ERRO NA DIGITAÇÃO, MAS OK, DESVIOS NÃO SÃO ACEITÁVEIS)
    É verdade, a frase do Karl Marx não funcionou no seu contexto, tente trazer outra ideia que se encaixa com a contemporaneidade.
    O seu texto no geral é muito bom, possui conectivos essenciais para grudar tudo, conjunções, advérbios, conclusão muito boa.
    C1 180
    C2 180, por causa do karl marx
    C3 200, tudo nos conformes
    C4 200
    C5 200, mas senti falta de propositivos, particularmente.
    obg

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  3. Oi matheus, demorei mas vim aqui kkk. Bom, inicialmente como você já pode ler acima teve alguns erros gramaticais e eu vi alguns erros de vírgula (em excesso).
    *AMEI* sua introdução.
    O seu d1 ficou bom e em relação a frase do Karl Marx, eu entendi o que você quis dizer e eu achei estranho ao ler mas acho que você não seria penalizado.
    o seu d2 eu achei bom também, leves erros de gramática.
    E a sua conclusão senti a falta da finalidade. Li mais de uma vez e para mim não ficou evidente.
    C1- 160
    C2- 180/ 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 160 (senti a falta da finalidade)
    nota: 900-920

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  4. Olá!!
    Gostei bastante do seu texto, mas teve alguns erros, por exemplo quando você for falar no plural, tem que ser toda a frase no plural.
    Mas tirando isso, você usou bem as palavras para se expressar
    Parabéns continue assim!!😁
    C1-200
    C2-180 , porque não encaixou bem a citação de Karl Marx.
    C3-200
    C4-200
    C5-200
    Nota final:980
    Espero que ajude você a melhorar😁

    • 1
  5. Olá, Matheus!! Seu texto ficou ótimo, destaco o uso dos conectivos como ponto forte dele. Sua coesão é perfeita! Além disso, usou um ótimo vocabulário. Está progredindo, rumo ao mil!
    Segue a correção pedida por competências do ENEM:
    C1 – 200 pontos, mostrou um ótimo domínio gramatical
    C2 – 200 pontos, conseguiu encaixar perfeitamente a série no tema abordado.
    C3 – 160 pontos, a citação de Karl Marx não encaixou bem. Ele está dizendo que o homem é influenciado pela sociedade capitalista, tornando-se materialista. Faltou uma melhor argumentação no D1.
    C4 – 200 pontos, não repetiu nenhuma conjunção. E parabéns MT bem estruturados.
    C5 – 200 pontos, apresentou todos os agentes necessários na conclusão.
    Nota: 960 pontos.

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