Brasil: ordem, progresso e empreendimento.

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   “O fugitivo busca saídas, o empreendedor… entradas”. Essa frase dita por um especialista resume perfeitamente a essência de um empreendedor: inova, cria, supera obstáculos e se reinventa mesmo com a persistência de tantas dificuldades. No cenário atual, mais do que nunca o simples ato de viver bem exige inovação e criatividade. Diante disso, qual o papel que o empreendedorismo exerce no desenvolvimento do Brasil?

     A primeira coisa que se vem a mente quando se fala em empreendedorismo é o impacto econômico que o mesmo traz, movimentando o capital, gerando empregos e competitividade no mercado.

Entretanto, engana-se quem pensa que empreender impacta apenas na economia. O desenvolvimento social e individual que ele produz é extremamente significativo em uma sociedade. Novas invenções ou até mesmo as inovações em ideias e conceitos preexistentes reformulam o cotidiano da população, levando a ela maior facilidade, comodidade e eficiência na prestação de serviços e atividades de lazer.

Portanto, diante dos fatos apresentados, concluí-se que o empreendedorismo exerce um papel de suma importância não somente em âmbito nacional, mas também internacional, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do país juntamente com o progresso individual.

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6 Correções

  1. Olá , Tudo bem ? Começando pela introdução : Vc realizou de forma produtiva porém tome cuidado ao citar frases sem falar quem disse . Por exemplo : tente iniciar sua redação com Conectivos , como : Consoante ao filósofo x , conforme ou até mesmo empregando filmes que contém o tema proposto escolhido pela banca . Outra coisa é sua tese criada na introdução o recomendado é que sejam duas para que vc desenvolva elas em seus parágrafos de argumentação . Chegamos agora em uma das partes fundamentais do seu texto dissertativo : o momento que vc vai defender a sua tese , o seu desenvolvimento 1 que seria o seu primeiro parágrafo depois da introdução ficou muito curto , o recomendado é que seja 7 a 8 linhas para cada argumento da tese defendido que no caso são dois selecionados pelo candidato . e Sobre a sua conclusão ela precisa cumprir os critérios exigidos pelo enem no caso vc precisa desenvolver uma proposta de intervenção que atenda um dos seus argumentos da tese , há pessoas que gostam de fazer 2 proposta mas a banca examinadora ira avaliar a amais completa e no final ira deduzir a sua nota . Sua intervenção precisa resolver um dos problemas abordados em seu texto e necessita dos seguintes critérios para isso é necessário responder algumas perguntas na conclusão : Quem vai fazer ? ( o agente ) , o que vai ser feito ? ( AÇÃO ) , como vai ser feito ? ( o Meio ) , e para que vai ser feito ? ( objetivo ) . Estude mais cada parágrafo da redação e eu tenho certeza que vc vai tirar uma boa nota no enem . Bons Estudos ;)

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  2. Oi Natália! Tudo bem? Gostei da forma que você escreveu sua redação. Pelo menos a estrutura está mais para boa do que ruim, e você conseguiu usar mais palavras elaboradas. O que é bom. Porém, há dois pontos que eu peço que você analise: O primeiro é que o 2° parágrafo não fez muito sentido, já que você apenas deu apenas um conceito que seria:”O que pensamos ao falar em empreendedorismo”. Não acho que houve necessidade de fazer um parágrafo apenas para falar disso. O segundo ponto é que, tendo um olhar para a redação do ENEM, é que eu não vi um problema em relação ao tema e muito menos uma solução desenvolvida por você, o que é de extrema importância. Você basicamente “comentou” o tema. Também senti falta de dados para enriquecer seus argumentos, principalmente no momento em que você, no 1° parágrafo, citou uma frase de um especialista. Mas que especialista é esse? Você não citou ao menos sua área de trabalho. Concorda comigo?
    Corrigindo:
    C1: 120
    C2: 40
    C3: 80
    C4: 40
    C5: 0
    Total= 280 pts.
    P.S: A competência 5 seria a intervenção para o problema abordado. Mas você não apresentou solução alguma. Eu não sou corretora ou professora. Foi apenas uma crítica construtiva.
    Continue dando seu melhor! Você vai longe e tem plena capacidade de tirar notas altas! Sucesso e bons estudos!

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  3. Olá, Natália!
    Bem,vou fazer o possível para corrigir seguindo as normas do Enem;sua redação segue um padrão considerado bom,com coesão e certo domínio da norma culta utilizada e boa colocação dos argumentos ,principalmente em sua tese e introdução;ficaram bem colocadas.O título escolhido condiz com sua abordagem na redação,aqui vai uma dica:proponha uma proposta de intervenção detalhada e que não fuja do contexto abordado em seu texto,evite toda e qualquer fuga do tema.Bem,espero que tenha ajudado,as dicas dadas são apenas com base no Enem,já que cobra a proposta de intervenção.

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  4. Oiê Natália, em base das normas e regras do Enem eu vou pontuando, tudo que eu achei fora dos termos, ou falhas graves.
    Na sua introdução você começa com uma citação, o que é uma boa ideia, mas você não coloca o nome do autor daquela frase e ela fica um pouco vaga, como se fosse tirada de qualquer lugar, isso tira ponto em uma competência, eu gostei bastante do seu segundo parágrafo, ele é claro e objetivo, mostra sua opinião formada sem ser pessoal. No seu terceiro parágrafo gostei do conectivo logo de começo: “entretanto” o que fez uma diferença no rumo do parágrafo, mas pra mim não ficou tão claro seu ponto de vista, e só faltou sua intervenção no final da conclusão, bem escrito, em suma parabéns!

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  5. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (180)
    CONCORDÂNCIA (A PRIMEIRA COISA QUE NOS VEM (…))
    CONCORDÂNCIA (O DESENVOLVIMENTO (…) QUE ESTA AÇÃO PRODUZ (…))
    ACENTUAÇÃO (CONCLUI-SE)
    DICA: CONTINUE COM A LINGUAGEM CLARA E OBJETIVA, MANTENDO O MESMO NÍVEL DO INÍCIO AO FIM
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (140)
    DICA: PARÁGRAFOS COM NO MÍNIMO DOIS PERÍODOS (2 PONTOS FINAIS), PARA OBTENÇÃO DE MAIOR NOTA NO DOMÍNIO DA ESTRUTURA DO GÊNERO
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (140)
    DICA: CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO (SIM OU NÃO, BOM OU RUIM)
    AUMENTE A CONSISTÊNCIA DOS ARGUMENTOS UTILIZANDO RECURSOS METALINGUÍSTICOS (EXEMPLOS, DADOS, NOTÍCIAS E FATOS CONCRETOS, CITAÇÕES DE AUTORIDADE RELACIONADAS AO TEMA (Ex: análise SWOT; Forças de Porter)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (160)
    DICA: CONTINUE COM A BOA ADEQUAÇÃO DOS TERMOS COESIVOS
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (0)
    AUSÊNCIA DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    TOTAL(620)

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  6. Opa, Natalia. Tudo bem?
    Bom, n sei se foi sua intenção, mas vou tentar corrigir seguindo as normas do Enem, ok? Bom, sobre a introdução, a contextualização e a tese ficaram bem encaixadas. Uma dica que já ouvi (e aí é só uma dica msm) é tentar evitar o questionamento na introdução, pois, por ser um texto dissertativo-argumentativo, a ideia de jogar o tema para o leitor pode fazer com que ele divirja do seu ponto de vista e isso n é muito legal, certo? Quanto aos parágrafos do desenvolvimento, acredito que sua nota aumentaria caso seguisse a estrutura do segundo parágrafo. O Enem cobra, nesses pontos, um tópico frasal (tese do parágrafo) + argumentação, por isso a escolha do segundo. Por fim, a conclusão não apresenta uma proposta de intervenção e aí, como estou seguindo a ideia do Enem, seria essencial colocá-la.
    Enfim, acho q é isso. Boa sorte e até mais :)

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