Aprendiz

Brasil: o grande lixão do mundo

  • 0

O lixo, seja ele industrial ou doméstico, é uma das maiores formas de poluição do meio ambiente. O consumismo e a falta de maiores iniciativas de reciclagem, unidos com um problema social gravíssimo que é a falta de saneamento básico são hoje as maiores causas do impacto negativo que o descarte incorreto do lixo gera no território brasileiro.

De fato, no mundo globalizado ocupado atualmente o consumismo já está enraizado na maioria dos indivíduos. Com o predomínio do capitalismo é necessário mantê-lo vivo, produzindo em massa e vendendo em igual escala, incentivando a compra desenfreada através dos meios de comunicação. Porém, não vê-se o mesmo incentivo exponencial na reciclagem domiciliar ou na logística reversa, resultando nos aterros sanitários trabalhando em capacidade máxima no Brasil, que é o 4° país que mais produz lixo no mundo segundo a ONG World Wide Fund for Nature.

Além do sufoco nos aterros, a falta de saneamento básico resulta em 27% do lixo sendo descartado em rios, córregos e áreas florestais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A falta de acesso ao sistema de coleta em bairros periféricos é a responsável pelo dado acima, mas ironicamente a coleta seletiva teve aumento em 2020 segundo o UOL, por conta dos desempregos causados pela pandemia do Covid-19 – problema que afeta justamente mais a periferia.

Em resumo, o descarte de lixo é um problema gigantesco no território brasileiro. Uma fiscalização maior dos resíduos pelo Ministério do Meio Ambiente faz-se necessário, levando todas as empresas à aplicar efetivamente a logística reversa, além da melhora nas ações do plano sanitário pelo Ministério do Desenvolvimento.

 

Obs: Achei que fugi um pouco do tema que era “Impactos do Lixo no Meio Ambiente”, se alguém puder me dizer se fiz esse mesmo serei grata :)

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, sua redação está bem ambientada dentro do tema e achei que o uso de dados e sua argumentação estavam bem coerentes. Também gostei do modo claro que você usou para escreve-la.
    Porém, considerei sua proposta de intervenção pouco detalhada. É citada a fiscalização, mas não é desenvolvida a idéia de como será posta em prática.
    Quanto a sua dúvida sobre a fuga do tema, que era “Impactos do lixo no meio ambiente”, concordo que tenha havido esse desvío da proposta do texto sim, você situa o leitor sobre os problemas envolvidos e aborda as causas, entretanto, não diz de fato, esses impactos. Poderiam ser citados como impactos, a degradação do solo ocasionada pelos resíduos do lixo ao longo dos anos, ou a relação da intesificação do aquecimento global com a emissão de gases provenientes dessas matérias na camada de ozônio, por exemplo. Mas em geral, sua redação estava dentro dos critérios.
    obs: atenção para não sair do tema.

    • 2
  2. Olá!
    Não achei que você fugiu do tema. Muito pelo contrário: você o enfatizou muito bem com todos os dados que foram super relevantes e coerentes. Minha crítica vai apenas para a atenção às vírgulas e ao detalhamento do porquê para a proposta de intervenção. Pode parecer óbvio, mas é bom enfatizar. Mas no geral, sua argumentação no desenvolvimento 1 e 2 está ótima. E sua introdução também.
    Bem, vou tentar avaliar de acordo com os critérios do Enem.
    1. Escrita formal: 180
    2. Mecanismos linguísticos: 200
    3. Estrutura e conhecimentos: 180
    4. Argumentação: 200
    5. Proposta de intervenção:160
    Abraços e bons estudos!

    • 1
  3. Gostei da sua redação
    Mas onde vc foi buscar esse tema?
    Eu nunca havia lido algo tão detalhado sobre esse assunto
    Mas vamos lá…
    Como eu sou iniciante
    Tenho poucas críticas construtivas e observações para fazer,tente filtrar as infirmações,OK?!
    Creio que você não fugiu do toma,manteve-se em equilíbrio
    Na sua introdução
    Ficou legal pois deu para perceber sua tese
    No D1 e D2 muitas informações relevantes sobre, ficou bom
    Na sua conclusão falto o detalhannto
    Sua redação ficaria em torno de 700 a 800
    Bons estudos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.