Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Porém, o que se observa na realidade é o contrário do que o autor prega, uma vez que a má distribuição de renda apresenta barreiras, dificultando os planos de More. Esse cenário é fruto da falta de estrutura do governo e da corrupção por parte dos governantes.
Em uma primeira análise, vê-se que a escassez de assistência do governo é um fator determinante para a persistência da desigualdade no Brasil. De maneira semelhante, o filme Cidade de Deus, produzido pela Globo Filmes, mostra espaços antagônicos, uma comunidade pobre sem a devida atenção em relação à cidade maravilhosa, com educação e emprego modelos. Contudo, fora da ficção ocorre de maneira sinônima.
Ademais, é imperativo ressaltar a corrupção como promotor do problema. De acordo com o músico brasileiro, Gabriel o pensador, as canções que falam de política e corrupção mantêm-se sempre atuais. Partindo desse pressuposto, é inevitável pensar que a corrupção não é contemporânea, pois para grandes problemas é necessária grandes raízes. Como consequência dos desvios de capital, as periferias sofrem com os representantes os quais confiam.
Assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessarte, com o intuito de mitigar o problema, necessita-se que o governo dê mais visibilidade a comunidades pobres e permita melhorias no mercado de trabalho, capacitando à população e investimentos nas escolas, e cabe a sociedade a maturação do pensamento político investigando sabiamente os seus candidatos. Desse modo, reduzirá o impacto nocivo da desigualdade social, e a coletividade alcançará a utopia de More.
Brasil e a desigualdade social
Compartilhar
Talit2374
Muito boa.
Redação simples, apresenta autenticidade, bom vocabulário, demonstrou o conhecimento a respeito do tema.
Conseguiu estigar o leitor, me fazendo lê até o final.
Demonstrou seu posicionamento a respeito do tema, sem alterar nada, parabéns.
Sem tivesse algum ponto a ressaltar, seria para ter cuidado com as citações, para não acabar gerando muitas informações bagunçadas,isso não aconteceu,mas, é bom ter o cuidado.
Continue assim.
Melissa Kaylanne
Parabéns! Ficou muito boa.
Mas acredito que a prova no ENEM ( ou de qualquer instituição federal), não quer que o redator escreva contra o governo ( como vc escreveu no parágrafo 1), e por isso talvez vc perdesse alguns pontos… Ademais só te indico intervir de forma direta e objetiva.
Bjo, espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, é só chamar
: D
danyellasm
Gostei da sua redação, tens um excelente repertório sociocultural, seu texto estava organizado e o vocabulário ótimo! Porém sua argumentação não ficou bem esclarecida e a conclusão precisaria de outros agentes além do governo para dar o devido auxílio, como por exemplo, o ministério de educação e ministério da cultura.
marcos_vks
Ótima redação. Demonstrou ter domínio de escrita formal padrão, além de uma tese clara e uma proposta de intervenção interessante. Porém, achei que você quis ser muito técnico no desenvolvimento, e não ficou muito claro o seu ponto de defesa. Fora isso, nada mais a reclamar, continue se esforçando. Parabéns!
Berline
Eu gostei como você desenvolveu os parágrafos. As citações também encaixaram muito bem. Aconselho você sempre colocar alguns dados fortes q mostram com clareza o seu ponto de vista. E na conclusão sentir falta de uns agentes do governo. Por exemplos use o Ministério da educação e Da cultura. As faculdade e instituições públicas como forma de promover mais melhorias. São coisas pequenas como esse exemplo q dei dos agentes q enriquecem ainda mais sua redação
romulooliveira_
Gostei de sua redação, conclusão boa e bem interessante, se fosse eu daria 200 sem medo. O seu contexto histórico se encaixou bem na sua redação. Gostei também das coisas que você citou e palavras bem interessantes. Pontuações colocadas nos lugares certos, concordância bem colocada. Enfim, achei boa. Parabéns
Laura Maria de Araújo Pereira
Ótima introdução com tese bem elaborada e simples;
Conectivos bem aplicados;
Aconselho-te a usar pesquisas e fontes relacionadas ao assunto, assim, a sua argumentação ficará mais forte e será melhor avaliada;
Começou a conclusão com uma frase muito clichê, usada por diversas pessoas, não é tão bom que use, crie o seu. Porém, com certeza ficarias com nota máxima na competência 5.
Parabéns!
Keilane Cotrim
Gostei da redação! Ótimo tema!
Você tem um excelente repertório cultural.
Seu texto está bem organizado.
Seu vocabulário está ótimo!
A conclusão ficou ótima Também, mas sentir que faltou algo… tipo mais idéias de como o governo pode resolver essa situação que o Brasil está enfrentando já que ele é o principal responsável ….
Espero ter ajudado
Edilainedepaula
Gostei simples , mas bem elaborado, fácil entendimento ,tendo um bom vocabulario trazendo a ideia do autor ingles e logo em seguida a mensao ao filme brasileiro e a Gabriel pensador podemos observar a espontaneidade .Sua conclusão foi interessante e bem colocada, você está no caminho certo. Boa sorte