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Brasil acima do peso: o que fazer?

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Consoante o poeta Cazuza, “Eu vejo o futuro repetir o passado”. A obesidade no Brasil não é um problema atual. Desde a era Getúlio Vargas, essa vicissitude é uma realidade. De mesmo modo, na contemporaneidade as dificuldades ainda persistem, seja pela educação ou ausência do governo em políticas efetivas de mudanças.

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema publico de ensino eficiente. Contudo a realidade é justamente o oposto e o resultado deste contraste está claramente refletido na questão da obesidade. De acordo com Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2019 mostra que o índice de obesidade no Brasil cresceu 67,8% de 2006 a 2018. Diante do exposto, o número de obesos cresce exponencialmente, consequentemente aumenta a quantidade de pessoas com doenças devido ao alto índice de gordura corpórea. Esses fatores atuam em fluxo continuo e favorecem na formação de problemas sociais com dimensões cada vez maiores.

Faz-se mister, ainda, salientar o governo como impulsionador do problema. “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo de seu desenvolvimento encontra obstáculos em sua caminhada. Diante tal contexto, problemas como este ocorrem devido à escassez de estratégias estatais em prol da sociedade. Por outro lado, verbas são distribuídas sem finalidade causando o aumento da inflação e em caos social.

Infere-se, portanto, que o problema mostra ser uma grande pedra a ser removida do caminho, para o desenvolvimento. Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC Juntamente com o Ministério da Saúde deve desenvolver palestras para alunos e professores, por meio de agregar educação às vitimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser divulgadas nas redes sociais dos ministérios com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a Obesidade no Brasil e atingir um publico cada vez maior.

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5 Correções

  1. C1 -> 160.Danzera, Na introdução, faltou paralelismo em “seja pela educação (seja)..”
    e vírgula após contemporaneidade. No 1° desenvolvimento, o gerúndio foi mal colocado. quem ocupa sou eu? Há alguns problemas de uso da vírgula. No 2° desenvolvimento, encontrei apenas alguns problemas de vírgula.Na conclusão, vírgulas e uso inadequado de uma letra maiúsculo.

    C2->160. Nessa competência, você tem um texto dissertativo-argumentativo com 3 partes nãl-embrionárias( introdução, desenvolvimento e conclusão). Você escreveu sobre o tema, mas seria melhor deixar explícito, repetindo o tema. Sobre sua argumentação, o seu melhlr repertório é os dados sobre a obesidade. é legitimado, pertinente, mas não é produtivo. Você deveria articular melhor a sua outra área do conhecimento com o tema proposto. Qual a relação entre os dados e o que fazer para superar a obesidade?

    C3->120. Danzera, na introdução, você afirmou que:”A obesidade no Brasil não é um problema atual. Desde a era Getúlio Vargas, essa vicissitude é uma realidade. De mesmo modo, na contemporaneidade as dificuldades ainda persistem” Percebe a contradição? como o problema persiste se ele não é atual? Cuidado para não se contradizer. Lembra de suas teses? “A obesidade no Brasil não é um problema atual”, “Desde a era Getúlio Vargas, essa vicissitude é uma realidade”, “as dificuldades ainda persistem” “pela educação ” (seria interessante ser mais específico) e “ausência do governo em políticas efetivas de mudanças”. Você desenvolveu elas no seu texto. Entretanto, há alguns problemas ocasionados pela limitação da sua argumenta cão e, no final,” Esses fatores atuam em fluxo continuo e favorecem na formação de problemas sociais com dimensões cada vez maiores” O que seria esses problemas de ordem social? vc vai falar deles? A mesma coisa acontece no seu 2° desenvolvimento.”Por outro lado, verbas são distribuídas sem finalidade causando o aumento da inflação e em caos social” O que seria isso? vai falar de economia agora? Cuidado com o seu projeto de texto e as informações que seleciona. A sua conclusão também é problemática, pois não se relaciona com o 2° desenvolvimento.

    C4 -> 200. Quando li pela primeira vez, vi que tinha alguma inadequações de conectivo/nexo, mas agora não estou encontrando. Talvez não tenha nada errado. Você tem um repertório variado e sem inadequações.

    C5-> 200.Danzera, você conseguiu os 5 itens necessários para a proposta de intervenção.
    Agente->MEC, juntamente com o Ministério da Saúde
    Ação->deve desenvolver palestras para alunos e professores.( palestras são desenvolvidas?)
    Meio->Por meio de agregar educação às vítimas do problemas, bem como especialistas no assunto. Esse meio ficou bem confuso lelo uso de “agregar” e de agregar educação. como que faz isso? agregar educação a quem é especialista?
    Finalidade->com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a Obesidade no Brasil e atingir um publico cada vez maior
    Detalhamento->As palestras devem ser divulgas em redes sociais

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  2. Introdução: legal a citação,porém, não entendi porque você colocou um ponto final entre a citação e “a obesidade…” você quebrou a frase. Vicissitude? legal, demonstra vocabulário. A Era Vargas também foi um ponto bacana de citar, só que você esqueceu de dizer porque citou :/ pareceu uma afirmação, sabe? como se você estivesse lá. No último período “as dificuldades” ficou genérico e não correspondeu com nenhum outro termo. Boa ideia apresentar o que vai ser citado posteriormente, continue assim.

    D1: falar sobre a educação é chave de sucesso, boa escolha. A questão do Brasil como nona economia é uma coisa a se falar, porém, você não apresentou a fonte.
    “De acordo com Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2019 mostra que o índice de obesidade no Brasil” (isolei a frase pra te falar umas coisas).
    1. “De acordo com ‘uma’ pesquisa..
    2. Erro de concordância entre “De acordo” e “mostra”. O melhor seria você esquecer o “mostra que o..”. ficaria mais coeso.
    “exponencialmente, consequentemente”… não é bacana essa repetição de palavras com o mesmo final.
    “Esses fatores atuam em fluxo continuo e favorecem na formação de problemas sociais com dimensões cada vez maiores.” Essa frase não faz sentido e nem a citação, porque você começou falando sobre educação e não argumentou sobre isso, que era o seu TÓPICO FRASAL.

    D2: O seu d2 foge complemente da proposta. Nem a palavra peso você cita. Qual é o obstáculo? Porque o governo impulsiona? O que inflação tem a ver com isso?

    Conclusão: Você chegou até o item 4 (agente, ação, meio, e detalhamento) mas esqueceu da finalidade.

    Cara, você tem um vocabulário um pouco mais amplo, você citações, mas não tá organizando bem as ideias. Estuda um pouco mais a estrutura, coesão e coerência, que você vai longe.

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  3. Olá! bom dia. sua redação está muito bem estruturada. entretanto, senti que faltou organizar o texto com mais coesão. além disso, percebi que você fez muitas citações, citou muito dados, mas não muita clara sua opinião sobre o tema, o que é inadimissivel em um texto dissertativo argumentativo. mas de resto, gostei muito do seu texto, acredito que com que alguns ajustes consiga chegar ao 1000! potencial você tem. abraços!

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  4. Oi, sua introdução está muito curta, desenvolva melhor as ideias, a tese, coloque uma pequena explicação depois de cada argumento que será desenvolvido.
    O d1 esta bom, mas no último período, ao falar de problemas sociais cada vez maiores, você poderia citar quais.
    No d2 senti falta de uma argumentação mais forte, esse repertório não ficou muito produtivo, procure um repertório que se encaixe com o tema, e então desenvolva sua argumentação a partir daí, marcando causas e consequências.
    A intervenção tem todos os elementos
    Espero ter ajudado.
    Você pode me ajudar corrigindo meu último texto, por favor?

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