Biopirataria no Brasil

  • 0

Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral, no entanto houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, cabe-se destacar a exploração do pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica (segunda maior floresta em extensão do Brasil). De maneira análoga a isso, a biopirataria está presente até nos dias de hoje em nossas vidas.

Em primeiro lugar é notório a extinção de espécies. Desse modo em 2014 o Brasil teria 3299 espécies em risco de extinção, segundo levantamentos do IBGE. Dessa forma, o Brasil já perdeu muitos animais  por irresponsabilidade do homem, a biopirataria utiliza-se das espécies como uma forma de recurso financeiro, visando apenas o capital, e deixando de lado a preocupação com o meio natural.

Além disso, cabe ressaltar o desequilíbrio ecológico, na qual a consequência pode ser intensa e até mesmo catastrófica, como desastres naturais. Consoante a isso, o filósofo Hobbes dizia que “O homem é o lobo do homem”. Diante de tal exposto, o homem é o pior inimigo de si próprio, ou seja, algumas desgraças que acontece com o homem, é resultante das ações do mesmo. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto fica evidente a necessidade de medidas que venham a combater esses obstáculos. Por conseguinte, é imprescindível medidas que o Ministério do Meio Ambiente por intermédio do IBAMA, intensifique a segurança nos biomas mais explorados e também deixe as leis ambientas mais rígidas, a fim de que não ha oportunidade de contrabandistas explorarem o meio natural. Somente assim, a biopirataria diminuiria no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia, segue correção:
    “Pedro Álvares Cabral, no entanto” – No início do seu texto você traz um repertório sociocultural por alusão histórica, o que aumenta pontos na C2. Porém, após cita-lo, seria mais adequado que você encerrasse o período (ponto final), contextualizar e depois trazer a problematização do tema:
    “Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral(.) No entanto(,) (esse problema perdura até os dias atuais, haja vista que…)houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, (no qual) cabe-se destacar a exploração do pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica(,) segunda maior floresta em extensão do Brasil. De maneira análoga a isso, a biopirataria está presente até nos dias de hoje em nossas vidas.
    ->Você trouxe o repertório e apresentou o tema + problematizou, porém é necessário trazer a sua TESE (Ponto de vista), logo na introdução.

    Em primeiro lugar(,) é notório a extinção de espécies. Desse modo(,) em 2014 o Brasil teria 3299 espécies em risco de extinção, segundo levantamentos do IBGE. Dessa forma, o Brasil já perdeu muitos animais por irresponsabilidade do homem, (uma vez que) a biopirataria utiliza-se das espécies como uma forma de recurso financeiro, visando apenas o capital, e deixando de lado a preocupação com o meio natural. (O que se pode concluir, portanto?)

    Além disso, cabe ressaltar o desequilíbrio ecológico, (NO QUAL – desequilíbrio é masculino) a consequência pode ser intensa e até mesmo catastrófica, como desastres naturais(desenvolva mais o pq disso, os corretores são chatos rsrsrs). Consoante a isso, o filósofo Hobbes dizia que “O homem é o lobo do homem”. Diante de tal exposto, o homem é o pior inimigo de si próprio (EXCELENTE REPERTÓRIO), ou seja, algumas desgraças(use termos mais brandos, menos agressivos) que acontece(M) com o homem, é resultante(SÃO RESULTANTES) das ações do mesmo. Logo(,) é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Bom fechamento de D2)

    Portanto(,) fica evidente a necessidade de medidas que venham a combater esses obstáculos. Por conseguinte, é imprescindível medidas que o Ministério do Meio Ambiente(AG) (MEDIDAS QUE O MIN DO MEIO AMBIENTE??? – Seria melhor: medidas por parte do Ministério…) por intermédio do IBAMA(MEIO), intensifique a segurança nos biomas mais explorados e também deixe as leis ambientas mais rígidas(AÇ), a fim de que não ha(A FIM DE QUE NÃO HAJA) oportunidade de contrabandistas explorarem o meio natural. Somente assim, a biopirataria diminuiria no Brasil.
    OBS: Vc trouxe uma proposta apenas com 4 elementos (faltou o detalhamento) e não trouxe outra proposta para resolver o problema do D2 (Vc precisa trazer duas propostas – uma com os 5 elementos: AG, AÇ, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. – e uma mais simples – (AG, AÇ E F,por exemplo).

    NOTAS:
    C1 – 160 (Poucos desvios gramaticas e inadequações no uso da vírgula)
    C2 – 200 (Compreende a proposta e traz repertório produtivo)
    C3 – 120 (Sua argumentação ficou vazia, vc precisa desenvolver mais as justificativas dos argumentos)
    C4 – 200 (Boa coesão textual)
    C5 – 120 (Uma proposta incompleta – sem detalhamento – e sem uma segunda proposta – precisa melhorar.)
    NOTA = 800.
    Você tem uma ótima escrita, mas precisa melhorar no desenvolvimento dos argumentos e no uso da vírgula.
    Boa redação!!! bjss

    • 1
  2. Olá, seu texto tem muito potencial, entretanto é preciso que você se atente a alguns importantes pontos, como: o uso incorreto da vírgula, a concordância nominal feita de maneira errada, a falta de ponto de vista crítico (principalmente na introdução) e a carência de desenvolvimento nos parágrafos destinados justamente ao desenvolvimento.
    C1- Estrutura sintática boa e poucos desvios = 160
    C2-Compreendeu o tema de maneira correta, apresenta repertório, mas nem todos são produtivos = 120
    C3- Desenvolvimento de algumas informações = 120
    C4-Apresentou elementos coesivos e poucos desvios = 160
    C5-Proposta incompleta com ausência de detalhamento = 120
    Sua redação apresenta um ótimo repertório, mas é preciso que haja certa organização das ideias e ponto crítico, para que o leitor siga determinada linha de raciocínio.

    • 0
  3. Não sou uma expert em correções, portanto, fique a vontade para discordar :)
    Você demonstra bom domínio da linguagem formal, mas nada de extraordinário, logo não acredito que tirasse uma nota maior que 160, aconselho mais leitura de redações nota 1000. Posso estar enganada porque comecei a me atentar a isso agora, mas não vi tese na sua introdução, você perde muitos pontos se não tiver tese. O seu primeiro desenvolvimento está mais expositivo do que dissertativo-argumentativo, e eu também senti falta da sua opinião. No D2 as coisas melhoraram, onde você citou um filosofo e deu sua opinião. Siga sempre essa linha de raciocínio.
    Conclusão ok, mas nada de extraordinário. Procure assim como deu os agentes, mostrar de forma efetiva uma solução, você falou bem por cima, os corretores querem ver sua criatividade.
    120
    80
    140
    160
    160
    TOTAL. 660
    CONTINUE VOCÊ PODE TUDO. PS: ME ESCOLHE COMO MELHOR CORRETORA DÁ UM TRABALHO FAZER ESSAS CORREÇÕES DETALHADAS. :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.