Iniciante

Biopirataria em questão no Brasil ( deixem nota pfv)

  • 1

No filme “Rio” desenvolvido pela Blue Sky Studios, é retratada uma realidade onde o personagem protagonista, Blue, se torna vítima da biopirataria após ser capturado e removido de seu habitat natural. Em consonância a realidade de Blue, está a de muitos outros animais pertencentes a fauna brasileira, sob a visão que o tráfico biológico de espécimes ainda é muito presente em solo nacional, seja ela causada pela falta de vigilância em área de preservação, seja ela causada pela falta de consciência da população sobre a compra destes animais. Portanto, é imperativo que este empasse seja resolvido para que a realidade de Blue volte para a ficção.

Em primeira instância, é válido ressaltar que um dos agentes perpetuadores desta chaga ambiental é a ausência de ações de vigilância realizadas por órgãos governamentais. Esse contexto de inoperância das esferas de poder, exemplifica perfeitamente a teoria das instituições zumbis, proposta pelo estudioso polonês Zygmunt Bauman, que afirma que apesar de existentes, não exercem seu devido papel social. Dessa forma, tornando as ações dos traficantes mais propensas a ocorrer e por consequência, colocando em risco inúmeras espécies de seres vivos pertencentes a biodiversidade brasileira.

Paralelamente a falta de atitude dos órgãos do estado, também nota-se a ignorância da população em relação à este problema. Nesse contexto, segundo dados fornecidos pelo IBAMA, cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus respectivos habitats anualmente, com essa atividade ilícita gerando cerca de 3 bilhões de reais neste mesmo período. Portanto, percebe-se que, o consumo de produtos advindos de animais selvagens ainda se mostra muito presente devido à falta de conscientização no meio social, com isso servindo como principal incentivo ao tráfico biológico no país.

Por conseguinte, medidas públicas são necessárias para reverter o atual cenário. Para tal, é imperativo que, por meio de vínculos com as forças armadas ambientais, o Ministério do Meio Ambiente aumente a vigilância em áreas de preservação, com a finalidade de dificultar ou até mesmo, impossibilitar as ações dos meliantes. Adicionalmente, também será necessário que o Ministério da Educação, por meio de campanhas no âmbito público e escolar, eduque a população a não realizar o consumo de produtos de origem ilegal. Com isso tornar a biopirataria menos presente no Brasil, além de tornar a realidade do país mais distante em relação à mesma apresentada pelo filme “Rio”.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!
    Competência 1: Domínio da língua portuguesa:160
    Competência 2: Compreensão da proposta:160
    Competência 3: Organização e defesa:160
    Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação:200
    Competência 5: Proposta de intervenção:200
    Nota final: 880, a nota é apenas uma simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional.
    A sua redação está boa, houve uma falha no domínio, compreensão e organização da sua argumentação, mas sua redação esta coesa.
    Espero ter ajudado! :D

    • 7
  2. Boa tarde,

    Na sua introdução há alguns erros gramaticais bobos que podem ser evitados pela revisão. Não pude deixar de notar que você escreveu ”personagem protagonista”, nessa situação, é correto escrever ou ”personagem” ou ”protagonista”. Além da frase ”seja ela causada pela falta de vigilância em área de preservação, seja ela (não é preciso a repetição do ”seja”, utilize apenas ”ou pela”) causada pela falta de consciência da população sobre a compra destes animais”. Identifiquei a sua tese como:
    ARG1: a falta de vigilância nas áreas de preservação
    ARG2: falta de consciência das pessoas que compram os animais.

    No seu D1, você ressaltou que a ausência de ações de vigilância por parte dos órgãos governadores é a causa da chaga ambiental. Essa frase poderia ter sido trabalhada de outro jeito, ex: ”Em primeira instância, é válido ressaltar que os órgãos governamentais são um dos agentes que auxiliam para esse cenário, sendo a ausência de ações de vigilância realizadas a maior causa dessas infelicidades.”.

    O resto da sua redação (D2 e conclusão) estão bons, apenas contém alguns erros de português.

    Portanto, C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 800

    • 1
  3. Boa noite!

    INTRODUÇÃO BACANA, TENTE FAZER MAIS CLARA;

    DESENVOLVIMENTOS BONS, PORÉM SENTIR FALTA DE SE APROFUNDAR MAIS EM SEU PONTO DE VISTA E UM FECHAMENTO MAIS CRÍTICO;

    INTERVENÇÃO BOA, TENTE FAZER MAIS DETALHADA E CLARA…

    =============
    DICA: NÃO USE VERBOS GERÚNDIOS NAS REDAÇÕES DO ENEM.
    CUIDADO COM A PONTUAÇÃO…
    ==================
    C1 = 160
    C2 = 180
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 200 ============= 900 PONTOS

    • 0
  4. …………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………….,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,…..,,,,,……,,,,…,,,,..,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,.,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,..,,,,,,,,,,,,,,,,,,,..,,,,,,,,,,,…,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,…..,,..,,.,,.,,..,,,,

    • -3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.