Iniciante

Bem estar (Tema: Brasileiros se preocupam com saúde, mas grande parte não possui hábitos saudáveis de vida- ESA)

  • 1

Desde que chegou o ano 2000, a taxa de mortalidade brasileira vem caindo, logo a população tem mais chance de chegar aos 90 anos. Porém, para chegar nessa idade, deve tomar cuidado com a própria saúde tendo hábitos saudáveis, contudo o povo brasileiro não tem, em seu dia a dia, ações que o deixará com uma saúde estável, isso ocorre devido a alguns fatores, como por exemplo, a banalidade da vida e a falta de informação.

Primeiramente, vale ressaltar que mesmo que a taxa de mortalidade esteja caindo, a morte ainda é algo normal na rotina da população, uma vez que a violência faz vítimas todos os dias e com isso veio a banalização da vida, como forma de autodefesa para não ficar triste  a vida tida, visto que diariamente é noticiada alguma morte. Consequentemente, ocorreu uma desvalorização própria, pois já que todos os caminhos levam, ,mais cedo ou mais tarde, à morte, tem-se que aproveitar o agora. Esse modo de pensar é mais frequente em adolescentes já que se acham “jovens demais” para  acontecer algo ruim a eles . Logo, a banalidade da vida é um empecilho que deve ser erradicado para ter uma boa saúde, já que a pessoa deixa de se cuidar para aproveitar o momento.

Outrossim, pode-se destacar que o conhecimento é a maior arma do ser humano. Dito isso, a informação é algo que se deve zelar, neste caso, quanto mais uma pessoas souber sobra a saúde  e o que ela deve fazer para melhorá-la, mais esse cidadão pode elevar a sua probabilidade de viver até os 90 anos, por exemplo, suponha-se que alguém tenha diabte e não saiba que deve evitar ao máximo ingerir alimentos que contém o açúcar, caso essa pessoa ingira , se ela não for para o hospital em estado grave, esse alguém passará muito mal. Então, é necessário se informar para prolongar a e melhorar a qualidade de vida.

Portanto, não adiante se preocupar com a saúde se a pessoa não corre atrás para mudar seus hábitos afim de melhorar a saúde.

Compartilhar

3 Correções

  1. Não sei corrigir ainda mas acho que a estrutura do texto ta um pouquinho errada, sua conclusão está muito curto e não tem proposta de intervenção, que é o que você sugere ou acha correto fazer para que mude essa situação. Procura e pesquisa bastante a estrutura da redação, redações nota mil e etc. Porque aí, você dominando a estrutura do texto e sabendo como você vai organizar ele fica mais fácil. É isso, eu expliquei o que eu entendo + ou – mas vc tá no caminho certo, só n desiste e treina bastante ;)

    • 1
  2. C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 80
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 120
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
    C5. Respeito aos direitos humanos 80
    nota 600
    lembrando que sou apenas uma estudante

    • 1
  3. C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Soldado, vc usou muita informalidade no texto! E ele deve ser dissertativo.

    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    “ESA. A prova discursiva da Escola de Sargento das Armas (ESA) é constituída por uma redação com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. A tipologia textual é a dissertação e o candidato deve defender um posicionamento por meio de ideias e argumentos respaldados. O título é obrigatório.”

    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Bom. Faltou referências e embasamento das informações colocadas, exemplos: conforme IBGE a população chegará aos 200 anos; segundo autor tal;

    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Bom.

    A redação da ESA é apenas eliminatória, e agora?!
    Artigos, Técnicas de estudo
    Compartilhe

    Se você não mudar a estratégia de estudo da discursiva, pode acabar sendo reprovado!!!

    É isso mesmo, com a mudança do modelo de redação da ESA de classificatório para eliminatório, manter a mesma estratégia de estudo pode custar a sua aprovação.

    Então, ainda bem que você está lendo este artigo. Tenho certeza que após finalizar a leitura as suas chances de ser aprovado aumentarão significativamente.

    Para que você entenda o motivo, vamos contextualizar o assunto.

    A partir de 2021, a prova discursiva – redação – do concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA) passa de classificatória e eliminatória para apenas eliminatória.

    O que parece uma simples alteração de edital é, na realidade, uma grande e significativa alteração que influencia diretamente na preparação do concurseiro que deseja ser admitido nos cursos de formação e graduação de sargentos.

    Um dos questionamentos de concurseiros da carreira militar hoje é:
    Devo continuar me preparando para a redação como antes ou devo deixar essa etapa um pouco de lado?

    Sem suspense, sim, você DEVE continuar se preparando para a redação sem deixá-la de lado! Contudo, você NÃO DEVE se preparar da mesma forma que fazia antes quando a redação ainda era classificatória além de eliminatória. Entenda o porquê!

    Ao se preparar para uma prova classificatória (sendo ou não também eliminatória), o que se pretende é alcançar a nota mais alta, já que essa nota pode (e te coloca) em uma posição privilegiada no resultado final do concurso, ou seja, a nota de uma redação classificatória pode te salvar, proporcionando a você uma colocação melhor no concurso, o que garante estar à frente dos seus concorrentes.

    Logo, num contexto de redação classificatória, é importante dedicar mais tempo na resolução da questão. Ao se tratar de uma dissertação de 20 a 30 linhas, o ideal é se produzir o texto em até 1h10.

    Agora, ao se referir a uma prova de redação que é apenas eliminatória, o seu objetivo não é a nota maior.

    Neste caso, busca-se atingir a condição de apto, que acontece ao se alcançar a média que, na ESA, é 5,000 pontos. Então, pense comigo:
    Não seria perda de tempo dedicar à redação, que é apenas eliminatória, cerca de 1h10, sendo que você só precisa atingir a média?

    Sim, seria e será muito tempo perdido na realização da prova e é exatamente isso que irá acontecer se você seguir, em sua preparação, o mesmo ritmo e estratégia de estudo empregados ao estudar para uma redação classificatória (conforme era na ESA até 2020).

    Isso se torna ainda mais tempo pedido agora que os candidatos da área geral possuem 50 questões objetivas para serem respondidas e os candidatos das áreas de saúde e música possuem 62 questões – lembre-se que o edital foi atualizado e que a quantidade de questões está maior!
    Já entendeu a alteração que deve acontecer em sua preparação para a redação?

    Hoje, para obter sucesso na ESA (bem como ocorre na EsPCEx há tempos), você deve priorizar a agilidade a fim de atingir a condição de apto de forma RÁPIDA e SEGURA. Isso significa que dedicar 1h10, às vezes até mais, do tempo que você dispõe em sua prova apenas na redação é perder, sim, muito tempo – ainda que sequer falamos do tempo dedicado nesse processo de preparação que também será perdido.

    Além disso, é importante considerar que a ideia de “deixar de lado” a preparação para a redação eliminatória também é falha, uma vez que fazer uma redação de forma rápida, em 20 ou 30 minutos, mas sem estratégia e sem a SEGURANÇA de saber o que está fazendo, pode significar a sua eliminação por não conseguir o mínimo.

    No final, das contas, ir para a prova sem uma preparação estratégica para a redação pode fazer você perder a oportunidade de ingressar no próximo ano em seu tão sonhado curso de formação e graduação de sargentos.

    Por isso, em linhas gerais, você deve se preparar de forma ainda mais estratégica para a prova discursiva, priorizando estratégias que te levem a uma maior agilidade na hora de produzir o seu texto.

    Só é importante se lembrar que a agilidade é positiva e útil quando tem origem em uma estratégia e isso só é conquistado por meio do estudo, de técnica e do desenvolvimento de habilidades.
    Quer ter essa certeza e essa segurança?

    Estude e pratique muito a redação (o máximo que puder), mas sempre com a técnica e estratégia!
    Fonte: https://voceconcursado.com.br/blog/redacao-esa-eliminatoria/

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.