[Deleted User]
  • 0

Barba Azul e o Ciclo Vicioso

  • 0

Tema: Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todos devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Entretanto, esse preceito é bastante negligenciado no Brasil, dada a abundância de relacionamentos abusivos, os quais possuem suas causas relacionadas à romantização do herói salvador, difundida pela mídia, e pelo uso da violência como instrumento educacional.

Nesse contexto, a figura do herói montado no cavalo para salvar alguém de uma vida penosa é bastante utilizada pela Indústria Cultural. Tal história lembra o caso de Elize Matsunaga. Após ser “salva” pelo marido de uma vida de prostituição, ela sofre vários abusos psicológicos e assassina-o. O início dessa história se repete na sociedade brasileira e, embora as personagens e o fim seja variável, há algumas constantes que podem ser consideradas, como a consequente baixa autoestima, a depressão, a violência doméstica, o suicídio, e, claro, o homicídio. Vê-se, então, a necessidade de mudar o imaginário coletivo nesse aspecto.

Ademais, uma parcela dos indivíduos no país ainda vê a violência como ferramenta para educar os filhos e os jovens. Esse quadro pode ser relacionado ao fato de, segundo Hannah Arendt, a violência ter sido normalizada por ser tão comum na sociedade. Assim, a força bruta e o abuso psicológico não é utilizado somente entre casais adultos mas também atinge crianças e adolescentes. Essa cultura gera transtornos na personalidade, na saúde mental e emocional dos futuros adultos que, talvez, perpetuem o ciclo vicioso da violência. Logo, é preciso reeducar os pais sobre a educação familiar.

Portanto, mudanças são necessárias para acabar com os relacionamentos abusivos no Brasil. Nesse viés, o Ministério das Comunicações, aliado ao Ministério da Educação, deve adotar medidas que visem, respectivamente, à mudança da mentalidade brasileira sobre relacionamentos e à criação de educação para o lar. Desse modo, o Ministério das Comunicações deve utilizar as diferentes mídias para propagar informações sobre as diferenças entre relacionamentos saudáveis e abusivos, com a ajuda de publicitários e psicólogos, semanalmente. Paralelamente, o Ministério da Educação deve incluir nas escolas públicas de níveis fundamental e médio, um programa de educação familiar, para pais e alunos, ministrados por psicólogos e pedagogos, além de acompanhamentos psicológicos mensais. Assim, é possível que o espírito da fraternidade crie raízes no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde….
    Sua redação está ótima, ótimos desenvolvimentos, de acordo com o padrão de redação, a introdução está ótima, há alguns erros de ortografia, mas já foi resaltado na correção anterior, sua nota estaria acima dos 900, uns 920/960, não menos que isso… Dependendo do corretor poderias ganhar até 1000, ja que só vi um erro gramatical.

    • 1
  2. Olá, tudo bem? Espero que sim. A sua redação está ótima de verdade. Eu só notei duas coisinhas:
    → INTRO: ótima!
    → D1: ótima!
    → D2: o correto é círculo vicioso e não ciclo, fora isso, ótimo parágrafo
    → CONCLUSÃO: ótima proposta de intervenção, eu só não consegui encontrar a finalidade (para deixar mais evidente tente usar um conectivo de finalidade).

    Se você prestar mais atenção nesses detalhes certeza que consegue chegar nos 1000. Boa sorte, você esta muita muitíssimo bem.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    Nota: 920

    • 1
  3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todos devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Entretanto, esse preceito é bastante negligenciado no Brasil, dada a abundância de relacionamentos abusivos, os quais possuem suas causas relacionadas à romantização do herói salvador, difundida pela mídia, e pelo uso da violência como instrumento educacional.(1)

    1 – tese perceptível: causadores – romantização do herói salvador difundida pela mídia e uso da violência como instrumento educacional.
    Nesse contexto, a figura do herói montado no cavalo para salvar alguém de uma vida penosa é bastante utilizada pela Indústria Cultural. Tal história lembra o caso de Elize Matsunaga. Após ser “salva” pelo marido de uma vida de prostituição, ela sofre vários abusos psicológicos e assassina-o(2). O início dessa história se repete na sociedade brasileira(3) e, embora as personagens e o fim seja variável, há algumas constantes que podem ser consideradas, como a consequente baixa autoestima, a depressão, a violência doméstica, o suicídio, e, claro, o homicídio. Vê-se, então, a necessidade de mudar o imaginário coletivo nesse aspecto.(4)
    2 – não pode usar ênclise depois de um advérbio. No caso, o advérbio é ‘vários’.
    3 – Explique qual relação entre essa história e a sociedade brasileira.
    Ademais, uma parcela dos indivíduos no país ainda vê a violência como ferramenta para educar os filhos e os jovens. Esse quadro pode ser relacionado ao fato de, segundo Hannah Arendt, a violência ter sido normalizada por ser tão comum na sociedade. Assim, a força bruta e o abuso psicológico não é(4) utilizado somente entre casais adultos mas também atinge crianças e adolescentes. Essa cultura gera transtornos na personalidade, na saúde mental e emocional dos futuros adultos que, talvez, perpetuem o ciclo vicioso da violência. Logo, é preciso reeducar os pais sobre a educação familiar.
    4 – força bruta e o abuso psicológico / não são utilizados

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.