Banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

  • 1

Sabe-se que atualmente a sociedade está totalmente conectada a internet através de celulares e tablets – inclusive de maneira totalmente precoce – em diversos tipos de redes sociais. Devido ao fato da internet estar totalmente ao alcance de nossas mãos, as notícias ou fofocas, quando expostas principalmente em redes sociais, tem o impressionante poder de alcançar milhares de compartilhamentos e visualizações dentro de pouquíssimos minutos após a postagem de tal conteúdo.

Assim sendo, a publicação de fotos ou até mesmo vídeos – podendo ser de acidentes, violência doméstica, agressões ou crimes – são publicados em redes sociais e também compartilhados sem que, muitas vezes, a vítima tenha conhecimento da autoria dessas mídias. Por consequência, acaba desta maneira banalizando o sofrimento da vítima que passou por algum acontecimento trágico e de maneira desrespeitosa, expondo o sofrimento alheio para milhares de pessoas com o interesse de ganhar as tais “curtidas” ou “seguidores”.

Apesar de causar indignação ou a sensibilização de algumas pessoas, nada poderá amenizar o sofrimento da vítima que teve ali o seu sofrimento exposto, e tão pouco ajudará a vítima de alguma maneira.

A sociedade vive em um grande paradoxo onde a falta de empatia é notada em diversos momentos, sendo eles, principalmente o de sofrimento.  As pessoas devem se colocar mais no lugar das outras e aprenderem a respeitar mais o sofrimento dos demais ao invés de fazer com que o sofrimento alheio circule de maneira desordenada pelas redes sociais gerando comentários maldosos e sem fundamentos. Deve-se respeitar mais o sentimento das pessoas para que possamos construir uma sociedade com mais amor, empatia e sensibilidade.

Compartilhar

7 Correções

  1. Oieee boa tarde!! Muito bem produzido o seu primeiro e segundo parágrafo. Porém não houve uma continuidade de conteúdo no terceiro parágrafo. No último parágrafo nota-se que vc empregou “devem” no modo imperativo. Se eu não me engano isso faz com que o candidato perca nota em uma das competências. Mas muito criativa!! Parabéns!!

    • 1
  2. Competência 1: a escrita está bem elaborada, apresenta um um bom nível de gramática.

    Competência 2: O modelo está de acordo com o formato dissertativo argumentativo, porém não tem alusões de outras áreas de conhecimento; como uma citação histórica, de uma autoridade, etc.

    Competência 3: os fatos foram bem apresentados. No entanto a argumentação está um pouco fraca e pouco original.

    Competência 4: o uso de conectivos e recursos coesivos está mediano.

    Competência 5: a proposta de intervenção não está de acordo com o pedido pelo Enem, ficou faltando um agente específico (instituição, governo, ONG, sociedade). Também é necessário apresentar uma ação mais concreta.

    De modo geral o texto está bom, a contextualização foi ótima.

    • 1
  3. Oiii boa tarde!!! Gostei muito da forma que você início a redação e com toda certeza o primeiro é o segundo parágrafos foram meus preferidos. Porém, recomendo usar menos o hífen, pois o seu texto iria ficar mais interessante com algumas simples conjunções. E no seu último parágrafo você trouxe muito para o pessoal, na hora de bolar uma solução para o problema e empregou algumas palavras no imperativo que se não me engano pode custar perca de pontos no Enem e em outros vestibulares.

    • 1
  4. Olá, boa tarde! Sua redação está bem elaborada no início e no seu segundo parágrafo. Mas ainda a contextos para serem melhor trabalhados, uma continuidade de conteúdo no terceiro parágrafo. O uso de hífen também se torna necessário pois iria ficar com uma entonação diferente, algo mais interessante de ser avaliado. Não trazer muito para seu lado pessoa, argumente sem argumentar?! Meu complexo né?! Na competência 4 nota-se a uso de conectivos mas não o necessário.

    • 0
  5. oiiii, tudo bem? adorei sua redação, a contextualização tá muito boa.
    – use mais conectivos, é bastante necessário no enem.
    – cuidado com as repetições de palavras.
    – preste atenção no tempo da palavra que você está utilizando.
    – revise sempre seu texto, para não perder pontos.
    bjs, boa sorte😗

    • 0
  6. oii boa tarde Edilaine, tudo bem? eu amei a redação, principalmente o jeito que falou sobre as crianças terem livre acesso hoje em dia e da forma que terminou gerando uma reflexão, porém reparei que no primeiro parágrafo você usou “totalmente” 3 vezes, cuidado com a repetição!! bjsss tá ótima

    • 0
  7. Oieee boa tarde!! Muito bem produzido o seu primeiro e segundo parágrafo. Porém não houve uma continuidade de conteúdo no terceiro parágrafo. No último parágrafo nota-se que vc empregou “devem” no modo imperativo. Se eu não me engano isso faz com que o candidato perca nota em uma das competências. Mas muito criativa!! Parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.