Avanços tecnológicos e reprodução das desigualdades sociais

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A Revolução Tecnológica, no século XX, impulsionou o uso das ciências diante da necessidade de aprimoramento das relações mercadológicas e sociais. Entretanto, no cenário brasileiro contemporâneo, a reprodução das desigualdades pelos avanços tecnológicos se mostra um obstáculo para o progresso social. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como a influência midiática e a manipulação digital.

Em primeiro lugar, vale mencionar que a indução da mídia na construção imagética de uma sociedade igualitária corrobora o agravamento da questão. Sob essa ótica, consoante ao livro “Sociedade do Espetáculo” elaborado pelo escritor Guy Debord, em que as relações interpessoais são mediadas por imagens, os usuários são imersos em um mundo ilusório de perfeição, que mascara as divergências étnicas, econômicas e individuais. Por conseguinte, há o embelezamento de uma realidade indiferente e globalizada.

Ademais, o negativo redirecionamento funcional dos algoritmos para abrangência das diferenças reforça o problema. Nessa perspectiva, referente ao conceito de “Banalidade do Mal” desenvolvido pela filósofa Hannah Arendt, em que a causa para adesão de uma atitude errada é sua ocorrência frequente, os logaritmos de justiça são configurados sob um viés estigmatizado de preconceito, o que potencializa a marginalização das minorias, uma vez que aparatos inovadores são considerados verdadeiros. Desse modo, há a discriminação pelos dispositivos atuais.

Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar os impactos desse impasse. Logo, compete ao Plenário, por meio do envio de um projeto de lei à Câmara dos Deputados, promover a detenção e a obrigatoriedade do serviço social aos cidadãos que incentivem e propaguem conteúdos que façam apologia ao ódio e firam os direitos humanos no ambiente cibernético. Isso deve ser feito com o acompanhamento de profissionais especializados no meio virtual, para que o país seja dotado de apelo ao bem-estar nacional no século XXI.

Obs: corrigir pelas competências do Enem, se possível ❤️

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4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Deixarei comentários por parágrafos e depois as notas segundo competências do Enem, ok?
    1º parágrafo: Parabéns sua introdução está perfeita, contextualizou o tema e sua tese está clara, assim como seu projeto de texto.
    2º Parágrafo: Senti falta da marca de autoria e não compreendi a ligação de globalização com o contexto do parágrafo.
    3º Parágrafo: No ano passado houve certo questionamento acerca do uso dos devidos conjuntos de conectivos interparágrafos no desenvolvimento, pois aparentemente a banca não iria mais aceitar as combinações que não se complementassem, apesar de redações utilizando as combinações diversificadas terem chegado a nota 1000, muitos professores estão orientando a utilizar os pares, por exemplo: em primeiro lugar… em segundo lugar. Senti falta da frase crítica e da marca de autoria.
    4º Parágrafo: Faltou o detalhamento entre os agentes: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 200- Domínio da norma culta.
    COMPETÊNCIA II:200- Sua argumentação é bem consistente e seu repertório sociocultural é extremamente produtivo.
    COMPETÊNCIA III: 160- Apesar da argumentação consistente e bem organizada senti falta da marca de autoria. Geralmente eu pontuaria com 200, mas a banca realmente leva em conta a marca de autoria e a frase critica que deve vir no terceiro período de ambos os desenvolvimentos.
    COMPETÊNCIA IV:200- A sua argumentação está relativamente forte, apenas fique atenta a intenção argumentativa e ao significado do que você quer dizer no conjunto, para que não pareça sem sentido.
    COMPETÊNCIA V: 160- Ausência do agente detalhamento na proposta de intervenção.
    TOTAL: 920.

    Parabéns sua redação está realmente maravilhosa, você fez um ótimo trabalho, é uma das melhores que eu já li! Postei uma redação hoje e ficaria muito grata se pudesse dar uma olhada, obrigada desde já e parabéns novamente pelo seu texto!

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  2. Introdução: alusão, tese e argumentos devidamente expostos.

    Desenvolvimento: senti falta da marca de autoria (o examinador quer ver sua cara no texto); tome cuidado, pois seu texto ficou um pouco expositivo.

    Conclusão: nem todos os agentes foram expostos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade). Faltou o detalhamento.

    Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 170

    Competência II – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200

    Competência III – selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 150

    Competência IV – demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140

    Competência V – elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160

    Nota: 820.

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  3. 1 PARÁGRAFO:
    – O TEMA E O FATO FORAM RELACIONADOS E FORMULADOS.
    – A TESE FICOU CLARA E NÃO SE RESUMIU AO SENSO COMUM!
    – ARGUMENTOS BEM SELACIONADOS E OBJETIVAMENTE EXPOSTOS!

    2 PARÁGRAFO:
    – “…CORROBORA O …” –> “… CORROBORA (PARA) O…”
    – ARGUMENTO BEM DISCUTIDO E SUSTENTADO PELA CITAÇÃO DO LIVRO.

    3 PARÁGRAFO:
    – “… ,OS LOGARITIMOS DE JUSTIÇA(,) …”
    – OBJETIVO, DETALHADO E CLARO!

    4 PARÁGRAFO:
    – “…AO ÓDIO E FIRAM…” –> “… AO ÓDIO E QUE FEREM…”
    -O FINAL SE PRENDEU AO SENSO COMUM!
    – O PARÁGRAFO ESTÁ BOM, MAS PODE FICAR INCRÍVEL!

    C1:200
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:160
    TOTAL: 920
    EXCELENTE REDAÇÃO!

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  4. Achei bem apresentado, com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, achei bem bacana a introdução pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor.

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