Aprendiz

Avanço e combate à depressão

  • 0

Aids,H1N1 e dengue são algumas das doenças que a sociedade brasileira enfrentou nos últimos tempos.Já, atualmente,a depressão vem atingindo grande parte da população do nosso país.No entanto, infelizmente, o real efeito que a mesma causa, ainda não obteve visibilidade suficiente e movimentação do governo para seu combate.

O transtorno, segundo Marcos Natividade, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), se não tratado adequadamente pode desenvolver outras doenças,como algumas cardiovasculares e problemas da tireóide.

Além disso, o Brasil está entre os dez países com maior índice de suicídio no mundo, de acordo com a OMS(Organização Mundial da Saúde) e a depressão é um dos fatores que pode levar um indivíduo a tirar a própria vida.Tendo em vista o apresentado, nada mais cabível do que nossos representantes se mobilizarem para que ocorra uma diminuição na taxa desse problema.

Para isso, seria necessário, em primeiro plano, a implantação de campanhas para a conscientização da população sobre a gravidade da depressão.Dessa forma, será dada a devida importância para seu impacto.Em seguida, ampliar o número de psicólogos pelo SUS(Sistema Único de Saúde) para que todas as vítimas tenham acesso à terapias que ajudem no tratamento.Finalmente,disponibilizar atividades gratuitas em contato com a natureza, nas cidades mais afetadas pelo transtorno, de modo que fossem trabalhadas exercícios com o corpo e a mente, como o Yoga, por exemplo.Logo, com essas medidas, tornaria-se mais fácil a redução do problema no Brasil.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. na verdade o que falta no seu texto é você deixar claro a sua tese, o leitor fica um pouco perdido ao ler os primeiros posicionamentos, deixe claro o seus argumento e organize o seu texto desde a introdução. As vezes ser objetivo é muito bom, mas não deixe que isso torne seu texto superficial. A prática leva a perfeição, bjs de luz <3

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Bem, primeiramente parabéns pela redação, você escreve muito bem, continue treinando que chegará a “redação perfeita”.
    Gostaria de ressaltar que lembre-se dos espaços depois dos pontos e vírgulas.
    Fazendo um breve resumo sobre sua redação, eu acho que você colocou muitas informações e se perdeu um pouco no meio disso, tenha cuidado com isso pois é um dos requisitos do ENEM (caso seja seu objetivo). Você tem uma boa proposta de intervenção e sua tese foi bem elaborada, mas se perdeu um pouco no que queria falar (nesse caso, ajudaria se você colocasse informações baseadas na sua tese e na posposta que você vai dar).
    *Critérios de correção do enem:*
    1. Domínio da norma padrão: 120 (Cuidado com os postos e espaços)
    2. Compreensão da proposta de redação: 60 (Você falou sobre depressão, mas não abordou os ‘avanços para combater, então fugiu um pouco da temática)
    3. Relaciona, seleciona, organiza e interpreta a temática: 80 (Como eu falei, você colocou bastante informações e se perdeu um pouco)
    4 . Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: 100 (Cuidado com a estrutura do seu testo, parágrafos maiores que outros etc, podem comprometer sua nota)
    5. Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado:120 (Você apresenta bons argumentos, mesmo assim lembre-se sempre de olhar o título e ter certeza de que está fazendo um testo baseado no título).
    .
    Total: 480

    • 1
  3. Gostei muitooo da sua proposta de intervenção. Parabéns!!!
    Sua argumentação está boa. Mas acredito que tava “comentar mais no 2 parágrafo pois, ficou pequeno e tal.
    Acredito que citar as doenças sem “contextualizar” venha não ser uma boa opção para introdução.. receja isso. E senti falta da tese (costumo chamar de problema)
    Tudo é questão de prática..Não desista! Beijoss🥰

    • 1
  4. Olá pessoa.
    Sua redação está boa, farei uma análise de cada parágrafo a fim de te ajudar!
    INTRODUÇÃO:
    Seu tópico frasal da introdução não está muito bacana, pois as doenças que você citou ainda são presentes no Brasil, então seria melhor outra alusão, como o romantismo, para não ficar algo vago.
    Ainda que não esteja errado o uso, evite usar primeira pessoa “nosso país”, pois, isso indica pessoalidade no seu texto e não é bem visto.
    Não use a mesma para retomar, pois essa expressão necessita de complemento: a mesma doença. É um mito que assombra a língua portuguesa usar “a mesma” para retomar (Antes de entrar no elevador, certifique-se de que o mesmo se encontra).
    Achei suas teses fracas e dentro do senso comum, mas ainda assim da pra trabalhar com elas.
    No mais, sua introdução está com uma boa estrutura e divisão de períodos.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    Seu D1 não tem sua opinião, basicamente você usou um parágrafo inteiro para falar da pesquisa do médico e não citou, em momento algum, sua opinião ou o que isso contribui com seu ponto de vista, assim seu parágrafo fica muito expositivo e não argumentativo.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    Nossos quem??? Fale quem são os nossos representantes.
    A sua estrutura do D2 está um pouco comprometida, sugiro que você fale o que será abordado no parágrafo (tópico frasal) depois insira um dado para comprovar essa afirmação, e dps feche a ideia argumentando.
    Sua argumentação nesse parágrafo foi boa, mostrou autoria!
    CONCLUSÃO:
    Sua conclusão está MUITO confusa!
    Ela está muito extensa e com uma organização de períodos muito complexa.
    Para um conclusão 200 precisamos:
    Agente (quem?) Ação (o que?) Modo(como?) FINALIDADE (pra que?) E detalhamento de um dos outros (40 pontos para cada elemento).
    A sua tem: Ação, finalidade e detalhamento.
    NOTAS:
    C1-160( Erros de vírgula)
    C2-120 (repertório não produtivo)
    C3-120 (estrutura comprometida, falhas de argumentação e no fluxo de ideias)
    C4-120 (tem bastante conectivos, mas seu texto está com muitas ideias que comprometem k entendimento)
    C5-120(faltou agente e modo)
    Nota:640
    Espero ter ajudado
    Se possível corrija minha redação!
    Ficaria MT grato:
    https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-a-importancia-e-os-desafios-da-educacao-financeira-no-brasil/

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.