A Constituição de 1988 é o documento jurídico mais importante do país, o Art. 6 ressalta que todos os indivíduos são munidos de igualdade de direitos, inerente a isso está a saúde. Contudo,o investimento no combate à doenças mentais no território nacional ainda é fraco e ineficaz.Desse modo,o estigma associado à doenças mentais está relacionado à negligência populacional e governamental em tratar do assunto.
Em uma primeira análise, de acordo com a filósofa Simone de Beauvoir “o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles ” ,de forma análoga, percebe-se que assim se encontra a sociedade brasileira, nesse sentido, dedicar apenas o ” Setembro Amarelo” para combater o suicídio por exemplo é insuficiente, logo,nota-se uma sociedade egocêntrica em que está limitada apenas em cuidar da sua própria saúde mental sem se importar com o próximo, perdurando assim o preconceito.
Ademais,é importante destacar que, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o Japão, com 127 milhões de Habitantes possui uma das taxas mais altas de suicídio no mundo,dessa maneira, as doenças mentais não são assuntos pífios que devem ser tratados com passividade.Para o sociólogo Émile Durkheim ,a sociedade é como um corpo humano ,que se diagnosticado com patologias precisa de tratamento, logo mais,os estigmas que cercam as doenças mentais precisam ser tratados.
Compreende -se ,portanto, a necessidade de combater esses obstáculos.Sendo assim,o Governo deve criar por meio do Sistema Único de Saúde (SUS),o programa chamado “Quer Conversar?”,afim de ,acompanhar individualmente cada paciente para entender e tratar da doença existente.Assim,o investimento em saúde mental será menor tal qual tratar indivíduos já doentes mentalmente.Dessa maneira, o Art. 6 da Constituição terá um maior sentido.
Sara Jullie
Achei a sua introdução muito boa , com poucos erros ( talvez nenhum )
Porém no segundo parágrafo percebi que você se norteou em uma direção diferente do que se esperava , visto que colocou o assunto ” suicídio ” sem explicar o porquê de o ter colocado .
Percebi o uso errado de conectivo , ja que colocou ” em primeira análise ” é recomendado que no próximo parágrafo se coloque ” em segunda análise ”
Notei você apegado aos pensamentos de terceiros e isso fez com você não deixasse sua marca argumentativa .
Ao invés de se referir ao Japão você poderia ter colocado o Brasil que era o ambiente que a tema trouxe .
Sua conclusão está boa sob meu ponto de vista .
Creio que sua nota pode variar entre 680 / 760
Espero que tenha ajudado .
Lucasjs04
Olá, Ozaias!
Notei que teve muitos desvios de português, sobretudo no emprego da vírgula e pontuação.
Se você olhar, o d1 foi construído em um único período. Portanto, erro de construção.
O tema está relacionado ao Brasil. Assim, a abordem deverá obedecer a Isso. Você não fez uma boa associação da temática com a sociedade brasileira, principalmente ao citar o Japão.
Um erro na introdução, por exemplo, foi você trocar o às por à. Erro de concordância.
Nota por competência:
80/120/120/160/160
Boa sorte!!