Automedicação um grande problema.

  • 0

É comum ouvir falar em propaganda, “ ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado,” porém com o alto indicie de automedicação, essas palavras é um tanto perigosa, visto que uma pesquisa feita pelo ICTQ (instituto de pós graduação para profissionais do mercado farmacêutico), identificou que esse procedimento é feito por 79% dos brasileiros. Entretanto a automedicação muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências graves. Diante desse cenário, deve-se analisar também o quanto o sistema único de saúde – sus é ineficiente e contribui muito para o agravamento desse problema.

Nesse âmbito, vale ressaltar que o uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, que a utilização inadequada pode mascarar determinados sintomas, principalmente quanto ao uso é de antibióticos, pois seu uso abusivo pode facilitar o aumento da resistência de microrganismos. Além do mais, o hábito da medicação por conta própria, sem prescrição médica pode ocasionar a morte. Segundo a associação brasileira de indústrias farmacêuticas (Abifarma), por conta da automedicação no brasil, morrem cerca de 20 mil pessoas por ano.

Além disso, a ineficácia do sus contribui muito para essa realidade, devido as longas filas, a demora no atendimento, como também o diagnostico que muitas vezes  é concluído sem a realização de um exame, ou até mesmo uma anamnese mais detalhada, onde tudo deixa a desejar do atendimento na recepção ao procedimento médico, hoje a população não tem mais confiança nos atendimentos prestados pelo sistema único. Diante desse quadro, a automedicação é vista pela população como a solução mais rápida e eficaz para o alívio dos sintomas, salientado que muitos medicamentos são acessíveis nas farmácias e sem receita médica.

Nesse viés, embora exista uma exigência quanto a venda de medicamentos seja feita com prescrição médica, não existe uma fiscalização mais rigorosa para impedir a venda sem a mesma, o que torna o acesso mais facilitado, ou seja, que haja um controle mais severo na fiscalização das vendas de medicamentos com receita como também os que não precisam dessa prescrição. Afinal quanto mais facilidade maior o consumo. Somando a isso, o governo deve investir mais na saúde, que através do ministério da saúde, poderá realizar melhorias em sua estrutura, melhorando a qualidade nos atendimentos. sendo assim, a automedicação deixará de ser a primeira opção e mais eficaz para a população doente.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Flavia, de boas?
    errinhos:
    “essas palavras é” – essas palavras são*
    “sistema único de saúde – sus ” Sistema Único de Saúde (SUS)*
    Encontrei outros errinhos porém acho que foram erros de digitação: letra minúscula no Brasil e em começo de frases.
    Dicas:
    > Evite repetir palavras.
    > Não faça frases tão longas, divide-as com ponto final.
    Na introdução nós apresentamos a tese e contextualizamos, você poderia ter sido mais direta nesse quesito.
    Enquanto eu estava lendo sua redação, senti como se tivesse em uma roda giratória, entende? Você argumentou em base mas algumas coisas que eu estava lendo, eu já tinha descobrido desde a introdução e não percebi acréscimo no argumento(no desenvolvimento) , na minha opinião, você circulou nisso.
    Um bom tema escolhido =D

    • 1
  2. 1° Tenha cuidado com o uso da vírgula, você deu alguns desvios e isso poderá te custar pontos! Recomendo que estude sobre uso correto da vírgula
    ´´Entretanto a automedicação muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências graves.“
    Note que não se separa sujeito do predicado/ sujeito e verbo. A vírgula não pode estar ali onde você colocou.
    2° Fazer o uso produtivo do repertório ou dado que você coloca. Recomendo que você estude um pouco sobre o repertório legitimado/ pertinente ao tema ou aos argumentos
    3° Proposta de intervenção: Você tem o agente e ação, está perfeito! Mas está faltando alguns pequenos detalhes que é o meio/modo, finalidade e o detalhamento.
    Se puder leia o material disponibilizado em pdf pelo Inep, tenho certeza que você terá uma boa base estudando todas as 5 cinco competências da redação do Enem! Te desejo sucesso, ainda dá tempo de mandar muito bem e tirar o tão esperado 1000 na redação do Enem. Você enviando suas redações aqui só está aprendendo um pouco mais para poder avançar, evoluir. Não desista, estude as 5 competências e estude o que elas exigem e principalmente continue buscando correção das suas redação aqui. Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.