Iniciante

AUTOMEDICAÇÃO NO BRASIL

  • 0

(Quem puder dá nota, obrigado.)

 

A automedicação é muito comum no Brasil. Estudos relatam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. No entanto, o uso exagerado pode causar problemas graves, como alergias e dependência física e psíquica, levar a intoxicações. A medicação por conta própria é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo o Sistema Nacional de informações tóxico farmacológicos, em 2003 os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode piorar o quadro de uma doença, uma vez que a utilização pode esconder determinados sintomas. Podemos citar o uso abusivo de antibióticos, podendo facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, comprometendo a eficácia dos tratamentos. Outro fato alarmante, é o uso de psicotrópicos de forma exagerada. Entre tantos os fatores para uso desta droga, estão o fato deles levarem a sedação e serem tratados de forma errada para a insônia. Nota-se que essas drogas usadas a longo período, pode levar a dependência, abstinência é tolerância ao medicamento.

As causas para a existência da automedicação são inúmeras, dentre elas podemos citar a grande impossibilidade de uma boa parte das pessoas terem acesso ao atendimento médico, seja muitas vezes pela lista de espera dos sistemas de saúde pública, seja por questão financeira para ter atendimento a um plano de saúde. E por próprio hábito de se autodiagnosticar, sente uma dor de cabeça é já toma o medicamento que o amigo tomou, e disse que fez bem para o indivíduo.

Outros fatos é o de não pedir ajuda do farmacêutico, profissional que tem conhecimento em medicamentos, é dever do farmacêutico prescrever os MIPS, Medicamentos Isentos de prescrição. Além disso a alta frequência de propagandas através das mídias é muitas vezes fator contribuinte para a automedicação de pessoas leigas no assunto.

Portanto as mídias muitas vezes são vistas como influência do uso indiscriminado de medicações. Sendo assim, é de extrema importância vetar anúncios que levam a automedicação. Além disso, o ministério da saúde deve investir mais em campanhas alertando sobre a automedicação e os seus riscos, é também deveriam proibir a venda de medicamentos sem prescrição médica. Por fim, deveria existir uma tarja de medicamentos que os farmacêuticos poderiam prescrever, assim diminuindo a automedicação.

 

 

Compartilhar

6 Correções

  1. INTRODUÇÃO- cansativa de ler, contém muita informação. Uma introdução padrão contem -alusão histórica (relacionar com a problemática), tese (basei-se nos textos apoios, eles te dão um norte para que lado sua tese deve ir), e o ideal seja também que aponte duas causas para tal tema.
    Essas duas causas vão te dar um norte para os argumentos.
    em fim….. ha alguns erros para serem corrigidos, treine bastante que vai da certo.
    parabéns, desiste não.

    • 1
  2. Muito boa sua redação. Trouxe dado estatísticos os quais enriquecem a escrita e mostrou o outro lado do seu tema. Por Que só falar que as pessoas se medicam sozinhas é uma falha diante de todo o enredo que existe por tras da nossa realidade. O aluno apresentou uma gama de informações muito válidas . Sabe usar a pontuaçao de forma correta, utiliza conectivos, sinonimos além de atender ao gênero textual adequado. Parabéns.

    • 1
  3. Boa noite, segue correção comentada.
    MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
    *OS PARÊNTESES REFEREM-SE () À CORREÇÃO.
    *LEGENDA: O.A=OPERADORES ARGUMENTATIVOS
    A automedicação é muito comum no Brasil. Estudos relatam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. No entanto, o uso exagerado pode causar problemas graves, como alergias e dependência física e psíquica, levar a intoxicações. (CARLOS, É POSSÍVEL VISUALIZAR SUA TESE. ENTRETANTO, ELA NÃO ESTÁ CLARA, TENTE REFORMULAR) A medicação por conta própria é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo o Sistema Nacional de informações tóxico farmacológicos, em 2003 os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. (INTRODUÇÃO, OK. APESAR DE QUE VOCÊ INSERE MUITOS DADOS. SERIA INTERESSANTE VOCÊ UTILIZAR UM REPERTÓRIO SÓCIO-CULTURAL LEGITIMADO, COMO POR EXEMPLO SÉRIES, FILME OU LIVROS QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU, DEMONSTRANDO ASSIM QUE VOCÊ CONSEGUE RELACIONAR O TEMA AO SEU COTIDIANO. OS DADOS QUE VOCÊ UTILIZOU SERIAM MELHOR ENCAIXADOS NOS SEUS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO)
    (FALTA O.A) O uso de medicamentos de forma incorreta pode piorar o quadro de uma doença, uma vez que a utilização pode esconder determinados sintomas. (FALTA O.A) Podemos (NÃO ESTABELEÇA INTERLOCUÇÃO EXPLÍCITA) citar o uso abusivo de antibióticos, podendo facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, comprometendo a eficácia dos tratamentos. Outro fato alarmante, é o uso de psicotrópicos de forma exagerada. Entre tantos os fatores para uso desta (REVEJA COESÃO POR ANÁFORA E CATÁFORA, USO EQUIVOCADO) droga (ORAÇÃO CONFUSA, REFORMULE), estão o fato deles levarem a sedação e serem tratados de forma errada para a insônia. (FALTA O.A) Nota-se que essas drogas usadas a longo período, pode levar a dependência, abstinência é tolerância ao medicamento.
    (FALTA O.A) As causas para a existência da automedicação são inúmeras, dentre elas podemos citar a grande impossibilidade de uma boa parte das pessoas terem acesso ao atendimento médico, seja muitas vezes pela lista de espera dos sistemas de saúde pública, seja por questão financeira para ter atendimento a um plano de saúde. E (MARCA DE ORALIDADE) por próprio hábito de se autodiagnosticar, sente uma dor de cabeça é já toma o medicamento que o amigo tomou, e disse que fez bem para o indivíduo.
    (FALTA O.A) Outros fatos (UTILIZE FATORES, NO VIÉS SEMÂNTICO SE ADAPTA MELHOR) é (SÃO) o de não pedir ajuda do farmacêutico, profissional que tem conhecimento em medicamentos, é dever do farmacêutico prescrever os MIPS, (A DESCRIÇÃO VEM EM PARÊNTESES) Medicamentos Isentos de prescrição. Além disso (,) a alta frequência de propagandas através das mídias é muitas vezes fator contribuinte para a automedicação de pessoas leigas no assunto (ESSE ÚLTIMO ARGUMENTO FOI INSERIDO. ENTRETANTO, NÃO FOI DESENVOLVIDO. REVEJA).
    Portanto(,) as mídias muitas vezes são vistas como influência do uso indiscriminado de medicações (RETOME A TESE + OUTROS ARGUMENTOS, ESSA RETOMADA NÃO FOI BOA, POIS VOCÊ NÃO A DESENVOLVEU). Sendo assim, é de extrema importância vetar anúncios que levam a automedicação (AÇÃO1) (QUEM É O AGENTE DESSA AÇÃO1?). Além disso, o m(M)inistério da s(S)aúde (AGENTE) deve investir mais em campanhas alertando sobre a automedicação e os seus riscos(AÇÃO 2), é (E) também deveriam proibir a venda de medicamentos sem prescrição médica(AÇÃO3). Por fim, deveria existir uma tarja de medicamentos que os farmacêuticos poderiam prescrever, assim diminuindo a automedicação (AÇÃO4). (CARLOS, SEU PARÁGRAFO DE INTERVENÇÃO ESTÁ VOLTADO APENAS PARA AÇÕES. VOCÊ DEVE DESENVOLVER: AÇÃO; AGENTE; MODO/MEIO; FINALIDADE; DESDOBRAMENTO. POR ISSO, SEU PARÁGRAFO ESTÁ INCONCLUSIVO) (ADEMAIS, SUA ARGUMENTAÇÃO É BOA, REVEJA APENAS PERÍODOS QUE VOCÊ NÃO DESENVOLVEU. SE NECESSÁRIO, RETIRE-OS, A FIM DE SEU TEXTO NÃO CONTER MUITA INFORMAÇÃO. TAMBÉM, UTILIZE O.A’S EM SEU TEXTO, SENÃO SUA NOTA EM COESÃO CAI BASTANTE. EM RELAÇÃO À TESE, EU ACONSELHO COLOCÁ-LA SEMPRE NO FINAL DO PARÁGRAFO, A FIM DE O CORRETOR ENCONTRÁ-LA MAIS FACILMENTE. UMA OUTRA DICA QUE DOU É: REDIJA APENAS 4º PARÁGRAFOS, ASSIM, NA FOLHA DE REDAÇÃO VC TEM MAIS ESPAÇO PARA DESENVOLVER ARGUMENTOS E, VC NÃO CORRE O RISCO DE SE PERDER).
    COMPETÊNCIA I: 120
    COMPETÊNCIA II: 120
    COMPETÊNCIA III: 120
    COMPETÊNCIA IV: 40
    COMPETÊNCIA V: 40
    NOTA ESTIPULADA: 440
    Se possível, refaça a redação corrigindo os erros apontados por mim e pelos outros colegas e coloque-a novamente aqui no site para vermos como foi o aproveitamento. Isso irá te ajudar também na fixação dos seus erros mais acentuados. Recomendo também que, sempre esteja com a grade de correção ao seu lado, para ir verificando se você está cumprindo com o solicitado.
    Tentei fazer o melhor para te ajudar, espero que tenha feito alguma diferença =).
    Boa sorte e obrigado S2.

    • 1
  4. Boa redação, você está indo muito bem!
    Competência 1 (120) Notei alguns desvios como em “tantos os fatores”, “Outros fatos é”, “pode”, “Portanto as mídias”, já que o correto seria: “tantos fatores”, “Outro fato é”, “podem”. Também notei erros na estrutura sintática, quando você colocou, algumas vezes, a pontuação de forma indevida
    Competência 2: (120) você compreendeu bem o tema, mas deixou um pouco a desejar no uso dos repertórios
    Competência 3 (80): Sugiro você colocar o repertório na argumentação, além de delimitar um pouco melhor a tese e organizar melhor sua argumentação.
    Competência 4: (160) Fez bom uso dos conectivos mas tente sempre encaixa-lós quando possível entre períodos.
    Competência 5: (120) Procure deixar bem claro quem é o agente, a ação, o meio, a finalidade é detalhamento de algum destes. Também coloque palavras imperativas (de ordem) e não “poderiam”, “deveriam”

    • 1
  5. A automedicação é muito comum no Brasil. Estudos relatam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. No entanto, o uso exagerado pode causar problemas graves, como alergias e dependência física e psíquica, levar a(1) intoxicações. A medicação por conta própria é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo o Sistema Nacional de informações tóxico farmacológicos, em 2003 os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.
    1 – como alergias, dependência física e química e intoxicações.

    O uso de medicamentos de forma incorreta pode piorar o quadro de uma doença, uma vez que a utilização pode esconder determinados sintomas. Podemos citar o uso abusivo de antibióticos, podendo facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, comprometendo a eficácia dos tratamentos. Outro fato alarmante,(2) é o uso de psicotrópicos de forma exagerada. Entre tantos os(3) fatores para uso desta droga, estão o fato deles levarem a(5) sedação e serem tratados de forma errada para a insônia. Nota-se que essas drogas(6) usadas a longo período, pode(7) levar a dependência, abstinência é tolerância ao medicamento.
    2 – não se usa vírgula entre sujeito e verbo.
    3 – não precisa do ‘os’
    5 – crase
    6 – vírgula
    7 – podem

    • 0
  6. Olá, algumas considerações.
    . No entanto, o uso exagerado pode causar problemas graves, como alergias e dependência física e psíquica, levar a intoxicações
    . No entanto, o uso exagerado pode causar problemas graves, como alergias e dependência física e psíquica,( levar a intoxicações) – ficou estranho, meio que jogado e fora de coesão.
    Em 2003 os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.
    Em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.
    Na introdução faltou um projeto de texto. Tipo, quais são os fatores que levam a auto medicação.
    Repetiu muito pode. E ficou meio confuso o 1 argumento.
    Segundo argumento poderia ter desenvolvido muito mais.
    Podemos citar o uso abusivo de antibióticos, podendo facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, comprometendo a eficácia dos tratamentos.
    Podemos citar o uso abusivo de antibióticos, (podendo) – nunca use gerúndio- facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, comprometendo a eficácia dos tratamentos.
    Ficou faltando algumas virgulas.
    Conclusão poderia ter elaborado muito mais.
    Bons estudos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.