Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas Morre, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se na realidade o oposto pregado pelo autor, visto que a automedicação no Brasil está sendo um problema cada vez mais presente. Dessa maneira, em função do risco dessa prática, duas causas latentes acerca o que foi escrito anteriormente é a falta de debate e a irresponsabilidade da população.
A príncipio, o silenciamento sobre as pessoas se automedicar e suas implicaçoēs, no meio social, é uma barreira para acabar com a problemática. Segundo o filósofo Jürgen Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de mudança, nesse ângulo, optando em usar a ação comunicativa, traz por consequência modificaçoēs nos mais diferentes aspectos da dinâmica social, como por exemplo, na conscientização da população a respeito de tomar remédios por contra própria sem prescrição médica.
Ademais, uma boa parte da população está sendo negligente. Consoante o renomado filósofo Zygmund Baumam, “vivemos em tempos líquidos, nada foi feito para durar”, nesse viés, a ideia do Baumam justifica essa situação da automedicação na sociedade, uma vez que, as pessoas fazem isso para acabar rapidamente com sua dor e evitar o transtorno de ir ao hospital.
Portanto, em vista do posicionamento assumido, o Ministério da Educação deve proporcionar discussoēs e jogos educativos por meio de investimentos e colaboração de profissionais capacitados na mídia e escolas, com o objetivo de maximizar a não automedicação no Brasil. Logo, com tal medida, é provável que a obra Utopia do Thomas Morre é concretizada na realidade brasileira em questão do exacerbado uso de remédios sem consenso médico.
giovanadrzo
Oi! Tudo bem?
– Sobre a estrutura, ela está correta, apresentando os parágrafos exigidos. Bom uso de conectivos.
– Encontrei alguns erros de pontuação e escrita, o que te levaria a perder alguns pontos na competência 1
– D1 e D2 bem desenvolvidos, boas citações que ajudaram a complementar sua opinião. Sobre o D2, na minha opinião, achei que dava pra ter explorado um pouco mais a parte “as pessoas fazem isso para acabar rapidamente com sua dor e evitar o transtorno de ir ao hospital.”, discutindo o pq de ir aos hospitais ainda ser um transtorno, e como isso afeta diretamente na automedicação. (opinião minha, posso estar errada, claro)
– Na intervenção você apresentou todos os elementos exigidos, retomou o autor citado antes, o que achei que ficou bom. No agente, acredito que encaixaria melhor o Ministério da Saúde.
Sou leiga com correções, mas espero ter ajudado de alguma forma :)
Teddy
Ok, tb sou iniciante, me perdoe se achar que eu escrevi alguma bobagem,mas vamos lá
Primeiramente quero dizer que adorei o tema da redação, tema atual, importante e também adorei a ideia de que, tudo isso se inicia com a educação, concordo plenamente e gostei de seus argumentos.
1º Parágrafo: falta estabelecer uma relação entre a sua citação da obra Utopia com a automedicação, se houvesse algo como: “a sociedade não é perfeita e como tal, mazelas e enfermidades afligem a população, muitas vezes esta leva o indivíduo a recorrer a automedicação”, ficaria muito bom
Um problema de concordância verbal no ” duas causas latentes acerca o que foi escrito anteriormente é”,esse “é” no caso seria “são”, mas boa apresentação do tema
2º Parágrafo: novamente:”sobre as pessoas se automedicar” cuidado com a concordância, (isso ocorrer é mais normal d q parece), gostei bastante da citação
3º Parágrafo: Novamente eu não consegui estabelecer uma relação do tema com a citação (tempos líquidos, nada foi feito para durar), seria algo acerca de não querer continuar a sentir dor? me perdoe, não sei se foi algo implícito, mas não consegui compreender
4º Parágrafo: começando com um erro bem comum é não utilizar vírgula antes do “logo”,(neste caso vc usou ponto final, mas ainda precisa ser vírgula, pois é uma conjunção conclusiva que está iniciando uma oração, não um parágrafo)
Realmente, como foi dito na correção acima, o Ministério da saúde seria um melhor agente, pois, quem se automedica é o público adulto, que no caso não está mais na escola e, este teria melhor atuação.
Poderia corrigir o “com o objetivo de maximizar a não automedicação no Brasil.”, ( só pq ficou um pouco confusa a ideia msm), com um com o objetivo de reduzir, abster(impedir de realizar alguma ação ou atividade) a população da automedicação.
Nota final sobre a redação: foi boa, falta explorar um pouco a ideia da causa e consequência, de que a cultura e a educação são uma das causas, mas no geral está muito boa, estude se esforce e continue praticando.