Iniciante

Automedicação na sociedade brasileira

  • 0

Na série Dr. House, o personagem Gregory House, devido a automedicação, fica viciado em hidroconona, um remédio para dores, o que traz inúmeros prejuízos à sua vida. Nesse contexto, é evidente os malefícios causados pela automedicação- essa fruto do sistema de saúde pouco estruturado vinculado à falta de conhecimento sobre o assunto- na sociedade brasileira. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática, a fim de extingui-la do país.

A princípio, é notória a não estruturação do sistema de saúde nessa esfera. A demora no atendimento, bem como a falta de médicos em unidades de pronto atendimento (UPAs), levam o indivíduo a procurar meios mais rápidos para a cura de dores e doenças, como a compra de remédios que não precisam de prescrição médica. Entretanto, a utilização indiscriminada de medicamentos acarreta inúmeras adversidades: reações alérgicas, dependência e em casos extremos, morte. Logo, é inquestionável a necessidade de melhora desse âmbito, em busca de diminuir a utilização irresponsável de remédios.

Outro fator responsável por nefasta realidade é a ausência de conhecimento dos malefícios da automedicação. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, os medicamentos são o principal agente causador de intoxicação em seres humanos no Brasil desde 1994. Ademais, biologicamente, é comprovado o aumento da resistência de bactérias ante ao uso descomedido de antibióticos. Dessa maneira, a falta de campanhas e informação sobre esse assunto são fatores agravantes da problemática, assim como defende o filósofo Cícero: “A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano”.

Em suma, é imprescindível a adoção de medidas em busca de mudar tal realidade. Urge, assim, do Governo Federal, maiores investimentos na área da saúde, principalmente, em UPAs, a fim de melhor estruturação desses locais para a medicação rápida e eficaz dos pacientes. Deve, também, a partir do Ministério da Saúde, a propagação de campanhas em postinhos e tvs sobre os perigos da utilização indevida de remédios, por mais simples que esses parecem ser, de modo a conscientizar a população. Isso posto, casos como o de Dr.House ficarão somente no ambiente cinematográfico.

Compartilhar

2 Correções

  1. você escreve muito bem!
    vamos avaliar de acordo com as cinco competências do ENEM
    1. 180 explicação: alguns desvios bem leves
    2. 200 explicação: está realmente de acordo com o modelo dissertativo-argumentativo
    3. 200 explicação: você soube selecionar,relacionar,organizar e interpretar informações , fatos e opiniões em defesa da sua tese
    4. 200 explicação: a redação apresenta coesão e coerência e você soube usar os conectivos
    5. 160 explicação: está muito boa a sua conclusão,porém falta um pouco de detalhamento
    nota final: 940 parabéns! no mínimo

    • 1
  2. Sua redação está muito bem estruturada de acordo com o Enem, com introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
    Seus argumentos foram bem desenvolvidos, com dados e alusões para comprová-los… apenas diria para deixar mais gramatical a forma que você enuncia as suas teses.
    Fora isso está muito bom.
    Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.