Iniciante

Automedicação em debate no século 21

  • 0

Muito se discute sobre o risco da automedicação, bem como, as consequências dessa prática para o corpo humano. Além disso, com a internet ficou muito mais fácil fazer pesquisas, e com isso, algumas pessoas fazem o diagnóstico e tomam a medicação com base nas informações apresentadas.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a automedicação traz riscos para o sistema imunológico, uma vez que, o uso demasiado de alguma droga pode causar resistência. Ademais, segundo o G1, mais de 90% da população realizam a prática de tomar remédios por conta própria, esse cenário transparece a falta de informação e conscientização dos indivíduos quanto as consequências,tais como,o desenvolvimento de problemas no estômago.

Em segundo lugar, é importante destacar também, que o uso de remédios sem indicação médica pode anular o efeito de medicações ingeridas anteriormente, como por exemplo, anticoncepcionais. Sendo assim, aliviar um sintoma por conta própria pode estar camuflando uma doença que possa ser a causadora do desconforto.

Tendo em vista o que foi apresentado, faz-se necessário que o Governo Federal junto ao Ministério da Saúde atuem, com o auxílio da OMS, aumentando a gama de drogas que são vendidos com receita médica, bem como, equipando farmácias e postos de saúde com panfletos que alertam sobre os riscos da ingestão de remédios sem a indicação de um profissional, com o fim de diminuir o número de automedicação e as consequências causadas pela mesma.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 01 – Nota 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Competência 02 – Nota 120 – O tema proposto é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial, que discute outras questões relacionadas. A argumentação é previsível e o candidato apresenta o domínio adequado do tipo textual. No entanto, a tese não é apresentada de maneira explícita e a redação detém-se mais no caráter dissertativo do que no aspecto argumentativo.
    Competência 03 – Nota 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Competência 04 – Nota 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Competência 05 – Nota 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.