Iniciante

Automedicação e Cybercondria no Brasil – ENEM

  • 0

A Revolução Industrial foi marcada por transformações sociais, políticas e tecnológicas. Nesse contexto, nota-se que o desenvolvimento iniciado no século XVII é evidenciado no fácil acesso à informação do mundo hodierno, contudo, tal processo possibilitou o surgimento da automedicação e da cybercondria, uma vez que a competição no mercado de trabalho e o estereótipo social são agentes responsáveis pelo aumento dos problemas de saúde.

Em primeira análise, a disputa incessante por bons resultados financeiros é uma entrave. Dessarte ao documentário “Take your pills”, no qual é retratado o uso de estimulantes, como: Aderall, por portadores de TDAH, revela também, o aumento expressivo do uso destas drogas entre pessoas saudáveis , pois essas auxiliam no foco, no entanto, o uso indevido de qualquer medicamento sem ordem médica pode afetar a saúde, causando dependências, desmaios, dentre outros ocorridos que levam o atuante à óbito. Logo, o capitalismo exacerbado no mercado de trabalho influencia na má qualidade de vida dos cidadãos.

Outrossim, o modelo corpóreo que a sociedade impõe sobre os indivíduos é um obstáculo. Segundo Arthur Torquato, ” Estereótipos não mudam a sociedade, eles a destrói”. Analogamente ao trecho citado, pode-se associar tal descaso com o emprego indiscriminado de dietas e drogas farmácas voltadas ao emagrecimento, já que essas ferramentas são facilmente encontradas na internet, sendo assim, se utilizadas sem antes consultar especialistas (nutrólogos e endócrinos),  pode ser uma conduta extremamente perigosa, posto que cada pessoa apresenta um organismo diferente e que pode responder indesejavelmente se colocado nessa situação, provocando anemias por exemplo. Portanto, a busca por um corpo “perfeito” é arriscado para a saúde física e mental da população.

Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas diante à problemática. Nesse viés, cabe a mídia, meio de disseminar comunicados, alertar a população sobre os riscos do uso de remédios sem prescrição médica, por meio das propagandas e das campanhas, para evitar o aparecimento de doenças e a má qualidade de vida aos brasileiros. Assim, será estimulado melhoras à saúde.

Desde já agradeço qualquer avaliação, se possível com nota de acordo com o modelo ENEM.

Compartilhar

4 Correções

  1. Seu parágrafo inicial está perfeito, muito bem estruturado e a tese é bem evidente, além de n apresentar erros gramaticais
    No D1, acho que “dessarte” foi mal colocado. Além disso, você empregou vírgulas em trechos que caberiam melhor ponto final. O documentário agregou muito ao seu argumento
    No D2 também pode-se verificar alguns desvios gramaticais que acabam por diminuir sua nota consideravelmente
    Na conclusão, senti falta do detalhamento (falta de um dos 5 elementos tira pontos)
    O tema é relacionado ao Brasil, mas em momento algum vc cita o país, fato que pode ser considerado incompreensão do tema e tirar mtos pontos
    C1: 100
    C2: 160
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 180
    Nota: 820

    • 1
  2. Muito interessante o texto. O texto fala pouco sobre a cybercondria, você relata pouco sobre como a Internet pode afeta a vida das pessoas, na segunda estrofe você cita que o mercado de trabalho e a concorrência faz com as pessoas aumentem o número de remédios, mas não informa como o universo da Internet afeta a população, voce citar programas americanos, mas não cita nenhuma pesquisa ou dados brasileiros, como o tema e “Automedicação e Cybercondria no Brasil”, deveria ser citado dados no Brasil, e ocorrências de automedicação nos brasileiros; também na terceira estrofe voce escreve o”outrossim” seria interessante melhorar essa palavra.

    • 1
  3. Achei o seu texto muito bom, colocou os conectivos, e dois exemplos de outra área de conhecimento. Está super coerente. Unica coisa que eu melhoraria seria a conclusão. Você precisa propor uma solução alem da conscientização. Fala sobre os ministérios (saúde, educação, economia, cultura, etc), câmara de deputados, e deixa bem claro qual é a finalidade disso tudo. No mais, ta de parabéns, sucesso.

    • 1
  4. Eu gostei de verdade. A tanto a argumentação, a ortografia das palavras, os repertórios… Só tenho 2 observações a fazer. 1ª: o tema é Automedicação e cybercondria no BRASIL, não vi a palavra Brasil em nenhum momento, além disso, mesmo que no tema não venha a palavra Brasil, o ENEM é um exame nacional então sempre você tem que voltar a tua redação para o país. 2ª: a conclusão ficou muito ”seca” acho que você poderia colocar coisas que enfatizassem mais essa parte, por exemplo, o Governo adjunto com o Ministério das Comunicações fazer um Plano Nacional de combate ao problema por meio do aumento de verbas… E acrescentar essa sua proposta na 2ª solução.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.