26/7/2017: Mc Donalds lança no Brasil restaurante tecnológico com totens de autoatendimento para realização dos pedidos. Modelo que continua a ser expandido desde então. Para quem já esteve numa dessas unidades, a primeira impressão é um misto de deslumbre com a inovação e de espanto com a resposta implícita para a pergunta “onde foram parar os caixas?”. É impossível refletir sobre a automação e deixar de pensar na aparente relação de conflito que esse processo parece estabelecer com a demanda de trabalho.
Há dois imaginários recorrentes sobre o fenômeno da automação. O primeiro, mais comum, traça um cenário futuro de desemprego estrutural e de miséria, pela menor demanda de trabalho humano em função da tecnologia. O segundo, otimista, vê no processo uma oportunidade de autorrealização humana, na qual o ser humano ao trabalhar menos, poderia se dedicar a desfrutar a vida de forma mais proveitosa, dedicando-se ao que lhe dá prazer.
Não é possível prever o futuro, mas, é difícil crer no segundo cenário, ao verificarmos as tendências da conjuntura socioeconômica atual. De um lado, a concentração de renda, em escala mundial, intensifica-se. Segundo o relatório “O Tempo de Cuidar”, 1% da população mundial concentra mais que o dobro da riqueza de 99% da população.
Por outro lado, assiste-se ao fenômeno da uberização das relações de trabalho. Mais informal, flexível e por demanda, o trabalho uberizado desponta como uma alternativa a um panorama pessimista no mercado formal. Embora, o trabalhador tenha mais liberdade especialmente quanto aos seus horários, há a contrapartida de uma renda com menor valor agregado e menos direitos trabalhistas e previdenciários. É, por isso, visto como uma forma de trabalho precarizado, pois o trabalhador está duplamente desprotegido em matéria de proteção social: ausência de garantias trabalhistas e excluído do sistema de seguridade social.
Nesse sentido, a relação de conflito entre automação e o trabalho parece se confirmar pelo processo histórico. A resolução desse conflito dependerá, porém, enfrentar aquilo que está por trás das aparências: a automação espanta, porque reforça as características de um mundo desigual. O imaginário otimista sobre o futuro do trabalho é infundado, a menos que você faça parte do 1% mais abastado da população. Um futuro saudável do trabalho na realidade da automação, dependerá do enfrentamento do fenômeno da concentração de renda e de um sistema socialmente justo.
Gabriel Ferreira
Boa redação. Se for no modelo ENEM, o último parágrafo deixa a desejar por não possuir todos os 5 critérios para a proposta de intervenção (Agente, Ação, Meio/Modo, Finalidade e Detalhamento). Uma dica para melhorar ainda mais é usar mais conjunções para manter o texto coesivo. Nota: 700
Alinerodrigues32
Adorei sua redação dissertativa, bem expositiva, com crítica ao monopólio industrial das redes de fast food.
Thays Martins
Sua redação foi muito boa,o jeito de usar cada palavra para fim de explicar tal causa,portanto a conclusão ficou um pouco vaga,faltou demonstrar forma de intervenção ou para fins de que a sociedade saiba entrar no meio tecnológico de alguma forma,sem gerar mais desemprego.
Nota 700
Rômulo Cardoso
sua redação está boa, porém tente não falar muito uma redação deste tamanho não caberia em uma folha de redação do enem. minha nota é 750!
Stephany
Sua redação foi boa, você usou argumentos plausíveis. Apenas a conclusão ficou a desejar. Faltou soluções para o problema. Fora isso, em meus critérios sua redação está boa. Minha nota é 700
Carlos Eduardo
Bom dia! Eu não sei se esta redação foi escrita visando a redação no modelo Enem, entretanto, irei corrigi-la de acordo com as competências do texto dissertativo-argumentativo cobradas pela banca do Enem.
C1- O candidato soube utilizar dos mecanismos de pontuação, contudo, ainda é necessário atentar-se ao uso de alguns sinais de pontuação (Antes de realizar a pergunta “onde foram parar os caixas?” é recomendado utilizar dois pontos). No 4º parágrafo, recomenda-se não usar a vírgula após o “Embora”.
C2- O candidato soube compreender a proposta de redação, e aplicou seu repertório sociocultural para formação do texto.
C3- O candidato articulou parágrafos de desenvolvimento, recorrendo a dados como forma de embasamento argumentativo, entretanto, é preciso demonstrar mais autoria e opinião ao final de cada parágrafo, utilizando de frases como “é imprescindível”, “é notório”, “vale ressaltar” etc. É necessário lembrar que, normalmente, os textos dissertativos no modelo Enem apresentam 4 parágrafos, o presente texto não seguiu claramente esse preceito.
C4- O candidato soube aplicar os termos coesivos no que se refere à estruturação do texto, recorrendo à expressões como “por outro lado”, “nesse sentido”.
C5- O candidato não apresentou uma proposta de intervenção para o texto, reafirmando apenas o que já havia sido dito ao longo do texto. Uma proposta completa é aquela que apresenta Agente, Ação, Meio/Modo, Detalhamento, e Finalidade.
Notas por competência:
C1: 180
C2: 200
C3: 140
C4: 200
C5: 80
Nota final: 800
DOUGLAS SILVA
Obrigado pelas suas considerações!
Em relação a intervenção, eu não fiz o texto pensando no modelo do Enem.
Any White
Sua redação esta boa, você demostrou um bom domínio da modalidade, desenvolveu um bom argumento, porem na sua conclusão faltou uma proposta de intervenção, você não apresentou soluções exequíveis para o problema. Creio que aos poucos você vai melhorando. Minha nota é 690
Thiagoss
Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.
EmillyXavier
Sua redação está boa, apresenta uma boa exposição e argumentação. Percebe-se que há uma base ampliada de conhecimentos gerais. Apenas a conclusão ficou um pouco vaga. Logo, baseada por minhas observações em sua redação minha nota seria 700.