Automação da mão de obra e seus impactos

  • 0

No filme estadunidense “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o pai de Charlie perde seu emprego em consequência da automação das indústrias e, portanto, tem sua crise econômica intensificada. Fora da ficção, é fato que a sociedade hodierna sofre com o desemprego estrutural exemplificado no longa-metragem. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária, a análise das raízes e frutos dessa inercial problemática é medida que se faz imediata.

A priori, é importante ressaltar que, com o advento da 4ª Revolução Industrial e de novas tecnologias, o trabalho braçal e repetitivo tornou-se função das máquinas. No entanto, a substituição do operário pela chamada “fábrica inteligente” acarreta em vários problemas socioeconômicos, como o desemprego estrutural e a fomentação da desigualdade social.

Por conseguinte, o desempregado que, geralmente, possui um baixo nível de escolaridade encontra dificuldades para se adequar ao novo mercado de trabalho que, gradativamente, requer mão de obra qualificada. Desse modo, os postos de trabalho tornam-se limitados a uma pequena parcela da população, uma vez que o ensino não é democratizado. Nessa lógica, a desigualdade social é aguçada, uma vez que somente os que conseguem pagar por uma educação de qualidade garantem sua vaga no mercado.

Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para a geração de um futuro melhor. Nessa perspectiva, urge que o Ministério da Educação crie políticas de aperfeiçoamento no sistema público de ensino, por meio de verbas governamentais, a fim de qualificar a mão de obra e reduzir o desemprego estrutural gerado pela “fábrica inteligente”. Desse modo, atenuar-se-ão, a médio e longo prazo, os impactos nocivos da automação dos postos de trabalho e coletividade aproximar-se-ia do clímax social.

Compartilhar

1 Correção

  1. Espero ajudar
    No filme estadunidense “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o pai de Charlie perde seu emprego em consequência da automação das indústrias e, portanto, tem sua crise econômica intensificada. Fora da ficção, é fato que a sociedade hodierna sofre com o desemprego estrutural exemplificado no longa-metragem. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária, a análise das raízes e frutos dessa inercial problemática (1)é medida que se faz imediata.
    》》(1)-vc deveria ter usado SÃO porque são dois sujeitos.
    .
    A priori, é importante ressaltar que, com o advento da 4ª Revolução Industrial e de novas tecnologias, o trabalho braçal e repetitivo tornou-se função das máquinas. No entanto, a substituição do operário pela chamada “fábrica inteligente” acarreta em vários problemas socioeconômicos, como o desemprego estrutural e a fomentação da desigualdade social.(1)
    》》(1)-Ok
    .
    Por conseguinte, o desempregado que, (2)geralmente, (1)possui um baixo nível de escolaridade encontra dificuldades para se adequar ao novo mercado de trabalho que, (2)gradativamente, requer mão de obra qualificada. Desse modo, os postos de trabalho tornam-se limitados a uma pequena parcela da população, (3)uma vez que o ensino não é democratizado. Nessa lógica, a desigualdade social é aguçada, (3)uma vez que somente os que conseguem pagar por uma educação de qualidade garantem sua vaga no mercado.(4)
    》》(1)-essa frase deveria esta entre virgulas. (2)- toma cuidado com repetição de palavras que termina em MENTE. (3)-também repetição de conectivo. (4)-toma cuidado para não sair do tema, Automação da mão de obra e seus impactos, nesse parágrafo vc falou mais sobre a falta escolaridade como forma de desemprego do que (seus impactos).
    .
    Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para a geração de um futuro melhor. Nessa perspectiva, urge que o (*)Ministério da Educação crie (*)políticas de aperfeiçoamento no sistema público de ensino, (*)por meio de verbas governamentais, (*)a fim de qualificar a mão de obra e reduzir o desemprego estrutural gerado pela “fábrica inteligente”. (1)Desse modo, atenuar-se-ão, a médio e longo prazo, os impactos nocivos da automação dos postos de trabalho e coletividade aproximar-se-ia do clímax social.
    》》(*)-Tem Agente, modo/meio, NÃO TEM DETALHAMENTO e finalidade. (1)-repetição de conectivo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.