Há de se compreender que, para muitas pessoas, tornou-se comum preocupar-se com o exercício da autoafirmação como pedido de socorro devido à necessidade de aceitação. Dessa forma, dentre os fatores relacionados a esse fenômeno, pode-se destacar as principais causas e consequências.
Em primeira análise, é possível observar que a autoafirmação pode ser destrutiva e, geralmente, é originada de uma enorme carência afetiva. O sujeito se põe em evidência para ter suas qualidades reforçadas a todo momento, escondendo a falta de amor próprio. Por conseguinte, são muitas vezes resultantes de traumas psicológicos ocasionados no passado.
Ademais, em alguns casos – como consequência -, cria-se uma dependência desse estímulo que tende a crescer. É um comportamento danoso, pois a pessoa acredita que não recebe o quanto ela crê que mereça, ou pior, o quanto ela precisa. Essas pessoas precisam desse reforço externo para suprir o que lhes falta internamente.
Portanto, dado o exposto, deve haver uma ação conjunta entre órgãos públicos e privados a fim de disseminar campanhas informativas para incentivar a população ao acompanhamento psicológico, cujo propósito vise o equilíbrio intelectual, espiritual e emocional.
Eduardo_Schaper
Introdução-> ficou boa, bem organizada com suas ideias bem amarradas. Porém, na linha 04, depois de Rodrigo Melo, necessita de um ponto final.
D1->Ficou muito lotado de informações, você não deixou claro o que quis passar com o texto. Na linha 05, a palavra ” fetchilização” não pode ser usada, é um termo inadequeado para a redação de vestibular.
D2->QUE QUE ISSO? você não é um agente de turismo!
Conclusão-> A tua conclusão parece um desenvolvimento.
OBS: Antes de iniciar um paragráfo você deve colocar algumas palavras como ” primeiramente” e ” em segundo plano” para objetivar a sua linha de raciocinio.
Além disso, senti falta de um “Portanto” na tua conclusão, sem esses ” cliches” não é possível identificar onde começa e termina o teu texto
AnaLuizaGalvão
Há de se compreender que, para muitas pessoas, tornou-se comum preocupar-se com o exercício da autoafirmação como pedido de socorro devido à necessidade de aceitação. Dessa forma, dentre os fatores relacionados a esse fenômeno, pode-se destacar as principais causas e consequências. (1)
Em primeira análise, é possível observar que a autoafirmação pode ser destrutiva e, geralmente, é originada de uma enorme carência afetiva. O sujeito se põe em evidência para ter suas qualidades reforçadas a todo momento, escondendo a falta de amor próprio. Por conseguinte, são muitas vezes resultantes de traumas psicológicos ocasionados no passado. (2)
Ademais, em alguns casos – como consequência – (3), cria-se uma dependência desse estímulo que tende a crescer. É um comportamento danoso, pois a pessoa acredita que não recebe o quanto ela crê que mereça, ou pior, o quanto ela precisa. Essas pessoas precisam desse reforço externo para suprir o que lhes falta internamente. (4)
Portanto, dado o exposto, deve haver uma ação conjunta entre órgãos públicos e privados a fim de disseminar campanhas informativas para incentivar a população ao acompanhamento psicológico, cujo propósito vise o equilíbrio intelectual, espiritual e emocional. (5)
.
COMENTÁRIOS
(1) Não sei como é solicitada a estrutura nos concursos militares, mas a tese não está presente. Você não está defendendo um ponto, está apresentando fatos…
(2) Não houve comprovação do argumento, ficou no senso comum.
(3) Consequência do que? Vale repetir.
(4) Novamente o parágrafo ficou com argumentação rala.
(5) Concursos militares normalmente não cobram proposta, mas essa está inadequada. Quais órgãos? De que serve conscientizar se muitos não conseguem ter acesso a esse serviço? Falta meio e detalhamento aí também.
.
NOTA:
Coesão: 200
Coerência: 200
Estrutura: 120
Gramática: 200
Argumentação: 40
Total: 780
.
OBSERVAÇÕES:
A argumentação está presente apenas nos parágrafos de desenvolvimento e sem haver tese. O texto ficou muito raso no ponto de vista argumentativo. Além disso, tente seguir a estrutura abaixo e você vai melhorar muito!
INTRODUÇÃO: repertório (filme, série, livro, música, acontecimento histórico, dados estatísticos que tenha a ver com o tema)> explicação da relação com o tema > tese.
DESENVOLVIMENTO: 2 PARÁGRAFOS ASSIM – tópico frasal (sua opinião) > repertório sociocultural que verifique seu ponto > conclusão do argumento.
CONCLUSÃO (ESTILO NÃO ENEM): Resumo do texto (tente separar em pelo menos 2 períodos).