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Autismo: desafios para a inclusão

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No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar, nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos, sendo um desses: o autismo e seus desafios de inclusão, visto que essa questão se faz intrínseca na temática de discussão do Realismo, pois constitui um problema social. Desse modo, com o objetivo de continuar o legado desse grande marco na literatura brasileira, há de se discutir sobre as causas do problema, sendo elas: a insuficiência legislativa e a lenta mudança da mentalidade social.

A princípio, é de suma importância destacar que a deficiência legislativa constitui a permanência da problemática. No livro “cidadão de papel”, de Gilberto Diminstein, é dissertado sobre às leis e prerrogativas as quais não possuem funcionalidade no meio social. Analogamente, faz-se possível encaixar tal alusão às legislativas de inclusão das pessoas autistas, tendo como exemplo a lei de educação especial prorrogada em 2015, visto que, apesar de essas leis estarem fazendo parte da legislação brasileira, não são realizadas em exercício real, dado que a grande problemática que reverbera as dificuldades de inclusão de autistas ainda serem um estorvo nos tempos atuais, como comprovado com dados do INEP, autarquia federal, os quais dizem que o número de cidadãos autistas matriculados nas escolas aumenta de maneira vagorosa.

Ademais, observa-se que a gradativa mudança de mentalidade corrobora para a perpetuação do problema. Na série “The Good Doctor”, um médico autista, é impedido de examinar um paciente pelos seus pais, devido esses não desejarem um médico com (TEA), transtorno do espectro do autismo, atendendo seu filho. Dessa maneira, infere-se, que o seriado retrata um contexto fictício, contudo, remetente à realidade, uma vez que as dificuldades de interação de sujeitos sociais autistas se deverem muito ao fato de sofrerem uma espécie de preconceito por parte da sociedade, evidenciado uma estagnação do pensamento social em relação ao autismo, como é visto pelos pais do paciente na série “The Good Doctor”.

Portanto, medidas são necessárias para neutralizar essas dificuldades. Nessa perspectiva, o Governo Federal, deve realizar, por meio de investimentos fiscais, campanhas publicitárias, em todo o Brasil, -que mostrem a discriminação e os desafios dos indivíduos autistas no seu dia a dia-, com o objetivo de conscientizar toda a população a respeitá-los e os ajudarem nas suas interações sociais. Somente assim, as leis que defendem os direitos de pessoas com deficit na comunicação social serão exercidas.

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3 Correções

  1. Olá!
    Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco.
    Com relação à sua redação, no geral, ela está muito bem escrita. Parabéns!
    Mas seguem algumas considerações:

    “No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar, nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época (1). Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos, sendo um desses (2): o autismo e seus desafios de inclusão, visto que essa questão se faz intrínseca na temática de discussão do Realismo, pois constitui um problema social. Desse modo, com o objetivo de continuar o legado desse grande marco na literatura brasileira, há de se discutir sobre as causas do problema, sendo elas: a insuficiência legislativa e a lenta mudança da mentalidade social(3).”

    (1) Sua contextualização é pertinente e inteligente. Parabéns!
    (2) Você escreveu que o autismo é um dos temas maléficos da sociedade atual. Acredito que você quis dizer que os desafios da inclusão social de autistas seja maléfico. Então, sugiro mudar essa parte.
    (3) Sua tese é facilmente identificável, como se espera.

    “A princípio, é de suma importância destacar que a deficiência legislativa constitui a permanência da problemática. No livro “cidadão de papel”, de Gilberto Diminstein, é dissertado sobre às(4) leis e prerrogativas(5) as quais não possuem funcionalidade no meio social. Analogamente, faz-se possível encaixar tal alusão às legislativas de inclusão das pessoas autistas, tendo como exemplo a lei de educação especial(6) prorrogada em 2015, visto que, apesar de essas leis estarem fazendo parte da legislação brasileira, não são realizadas em exercício real, dado que a grande problemática que reverbera as dificuldades de inclusão de autistas ainda serem um estorvo nos tempos atuais, como comprovado com dados do INEP(7), autarquia federal, os quais dizem que o número de cidadãos autistas matriculados nas escolas aumenta de maneira vagorosa.”

    (4) Não tem crase.
    (5) Tem uma vírgula.
    (6) Da forma como você escreveu dá a entender que o nome da lei é: lei de educação especial prorrogada em 2015. Acredito que “prorrogada em 2015” seja a situação atual da lei. Se for esse o caso, deve-se colocar a vírgula após especial.
    (7) A informação está incompleta, pois não tem o ano (ou periodo) de referência dos dados. É preciso adicionar.

    “Ademais, observa-se que a gradativa mudança de mentalidade corrobora para a perpetuação do problema. Na série “The Good Doctor”, um médico autista,(8) é impedido de examinar um paciente pelos seus pais, devido esses não desejarem um médico com (TEA),(9) transtorno do espectro do autismo(10), atendendo seu filho. Dessa maneira, infere-se, que o seriado retrata um contexto fictício, contudo, remetente à realidade, uma vez que as dificuldades de interação de sujeitos sociais autistas se deverem muito ao fato de sofrerem uma espécie de preconceito por parte da sociedade, evidenciado uma estagnação do pensamento social em relação ao autismo, como é visto pelos pais do paciente na série “The Good Doctor”.”

    (8) Não tem essa vírgula.
    (9) Não precisa colocar essa vírgula, pois já tem o parênteses.
    (10) Sugiro colocar o nome por extenso primeiro, seguido da sigla.

    “Portanto, medidas são necessárias para neutralizar essas dificuldades. Nessa perspectiva, o Governo Federal, deve realizar, por meio de investimentos fiscais, campanhas publicitárias, em todo o Brasil, (11)-que mostrem a discriminação e os desafios dos indivíduos autistas no seu dia a dia-(12), com o objetivo de conscientizar toda a população a respeitá-los e os ajudarem nas suas interações sociais. Somente assim, as leis que defendem os direitos de pessoas com deficit(13) na comunicação social serão exercidas.”

    (11) e (12) Não precisa colocar “-“, pois a oração já está entre vírgulas, e ambos possuem a mesma função.
    (13) Essa palavra tem um acento no “e”.

    Notas:
    C1: 120 – Possui alguns desvios, conforme sinalizei antes.
    C2: 200 – Repertório perfeito; tese bem apresentada; argumentos consistentes; apresentação de tópicos frasais no desenvolvimento; introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos tanto no texto quanto dentro de um mesmo parágrafo.
    C3: 200 – Os comentários aqui são parecidos com os da C2, portanto, sem defeitos.
    C4: 200 – Texto com conectivos e fácil de entender. Parabéns!
    C5: 200 – A solução do problema apresenta os cinco elementos necessários.

    Total: 920

    Parabéns pela redação!
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Sucesso!!!

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  2. 1 pg – Achei muito interessante a construção da introdução, a maneira em que os períodos foram logicamente postos. O único receio seria em virtude da citação sobre a escola realista isso porque apesar de ser característica (ou seja, predominante) literária de outra época, ela continua existindo durante o período posterior – inclusive atualmente.

    2 pg – Parágrafo muito bem colocado, porém acredito que alguns períodos poderiam ser rescritos com o intuito de destacar objetividade. Por exemplo, “não são realizadas em exercício real” poderia ser posto como “não são de fato exercidas” – tendo em vista a eliminação de redundâncias.

    3 pg – A referência do filme ficou muito interessante. A ressalva em em relação ao começo do parágrafo ” que a gradativa mudança de mentalidade corrobora para a perpetuação do problema.” Isto é, durante o parágrafo é citada a perpetuação do preconceito, então não não há a mudança de mentalidade dita (já que o preconceito está sendo perpetuada, já existente )

    4 pg – Trabalhou bem a questão social. A única observação é em cima do exercício da legislação, já que você citou a questão da matrícula escolar – talvez as divulgações não atinjam diretamente a problemática legislativa supracitada.

    Texto lindíssimo. Parabéns.
    Acredito que sua pontuação está tangenciado os valores mais altos!

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  3. Thought I found a way
    Thought I found a way out (found)
    But you never go away (never go away)
    So I guess I gotta stay now
    Oh, I hope some day I’ll make it out of here
    Even if it takes all night or a hundred years
    Need a place to hide, but I can’t find one near
    Wanna feel alive, outside I can’t fight my fear
    Isn’t it lovely, all alone?
    Heart made of glass, my mind of stone
    Tear me to pieces, skin to bone
    Hello, welcome home

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