(Quem puder dar nota, obrigado)
Na série americana “The Good Doctor”, o Doutor Shaun, médico portador do Transtorno do Espectro Autista, luta diariamente com as dificuldades da convivência dele com a sociedade, sobretudo em seu ambiente de trabalho. Na contemporaneidade atual brasileira, muitos indivíduos com esse transtorno sofrem com a exclusão social, e dessa forma, os desafios para colocar esse individuo na sociedade tem sido cada vez mais complicado. Tanto por causa do desconhecimento do TEA, quanto pelo descomprometimento estatal.
Em primeiro lugar, sabe-se que a escola é de extrema importância ao ser humano, onde se possibilita a socialização dos indivíduos. Na Idade média, pessoas com deficiência sofriam com a exclusão social por ter sua capacidade intelectual desacreditada e sua condição física atrelada ao castigo divino. Já que, dia 2 de abril é considerado o dia mundial de conscientização do Autismo. Além disso, apenas em 1993 o autismo foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde, o que corrobora sobre a falta de conhecimento sobre a doença.
Outrossim, segundo dados o autismo é mais frequente em meninos com 75% e 25% em meninas. De acordo com Aristóteles, o homem é um ser social e a vida em sociedade é essencial para a sua realização pessoal e busca pela felicidade. A partir de uma educação mais qualificada para desenvolver essas pessoas, é possível torná-los adultos sociáveis e inseridos em todas as áreas da comunidade. Em vista disso, fazer uma transição para a vida adulta de forma mais preparada.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para incluir o autista na sociedade. Logo, o Estado por meio do Ministério da Educação deve proporcionar mecanismos de qualificação dos profissionais da área da educação, com treinamentos e palestras. Além disso, o Ministério da educação deve proporcionar campanhas e palestras para a população em geral, por meio de psiquiatras e psicólogos da área, informar sobre essa doença ainda tão desconhecida e deve, também, enfatizar a existência de leis que protegem e garantem os direitos as pessoas com o transtorno autista. A fim de minimizar o preconceito existente e de efetivar a elucidação da população sobre o conhecimento do autismo.
Avicii
Olá, Carlos!
▪︎Introdução
Gostei da introdução só falta alguns ajustes…
Os critérios exigidos estavam lá (contextualização, tese e apresentação de argumentos), muito bem!
– As palavras “dele” e “atual” não são necessárias, está redundante!
– Coloque TEA entre parênteses após te escrito o significado, depois disso pode citar normalmente.
– Tinha pequenas marcas de oralidade.
▪︎ Desenvolvimentos
– D1 confuso em excesso. Você colocou muitas informações soltas, não colocou sua opinião indiretamente.
– Na introdução foi mencionado duas informações que deveriam se o alicerce para os desnvolvimentos ( a apresentação dos dois argumentos) deveria ter colocado um em cada parágrafo, porém você só citou em um dos parágrafos de forma aprofundada e ignorou o outro praticamente.
– Dados de que fonte? Tem que mensionar!
– ” idade média” maiúsculo!!!
– Faltou organizar as ideias.
▪︎Conclusão
– Você tem que propor o a intervenção de acordo com o que você mensiona no desnvolvimento.
– Pontuação ruim.
– Um pouco mais de detalhamento.
– Retirar informações repetidas (palestras).
– “Ministério da educação” maiúscula!!!
– “Elucidação da população” gerou ambiguidade!
Em suma, estude o uso da pontuação (ênfase nos conectores) e estude como construir o desesnvoolvimento. Enfim, bom repertório, com boas ideias. Continue escrevendo, está no caminho certo, parabéns! Não desista! Abraço!
Sugestão: coloque um tema em uma frase maior, por exemplo, ” A questão do autismo no cenário brasileiro”.
Na minha perspectiva:
C1: 120
C2:120
C3: 120
C4: 140
C5: 120