Ausência de ética e respeito no Brasil.

  • 1

” Crer em preconceitos é cômodo porque confirma nossas ações anteriores”. Essa frase de Agnes Heller, representa de modo atemporal os desafios das questões étnicas racias no Brasil, tendo em vista que o racismo está enraizado na sociedade devido a falta de conhecimento e posicionamento ético- político, há no século XXI a persistência da descriminação social e para o combate dessas ações, haja vista a negligência estatal e o falho sistema educacional como uma das causas do embróglio.

Em primeiro lugar, a Constituição Federal de 1988, prevê a prática do racismo como um crime inafiançável, contudo fere a normatividade e agride a legislação. Isso porque a lei é faltante e, desde a abolição da escravatura onde o negro obteve sua liberdade, no entanto ainda é comum alguns sofrerem preconceito, que é uma marca permanente da escravidão. Ademais,o sistema de ensino é desprovido na formação de pessoas com um pensamento universal tendo senço crítico, ético e respeito pelo próximo. Originado pela carência de capacidade técnica do corpo docente das escolas.

Em segundo lugar cabe ressaltar  que no filme Histórias Cruzadas onde mostra que nos anos 60 a escravidão ainda era presente e que a sociedade não tinha conhecimento do quão grave é a situação desses cidadãos. A mídia busca trazer reflexões e alerta para o combate dessa prática.

Em síntese é crucial que o Ministério da Justiça revigore a lei, ademais o Ministério da Educação crie por meio de verbas da união palestras e aulas obrigatórias de ética, com foco maior no ensino infantil, a presença dos pais é importante, a fim de efetivar cidadania, equidade e diversidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, boa tarde!
    1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (120): houve erros na utilização das vírgulas, palavras erradas (racias e senço), e erros de coesão e coerência. Ademais, a palavra “onde” é sinônimo de lugar, no Enem não é recomendável utilizar, substitui-se por “pelo (a) qual”.
    2ª competência – Compreensão do tema proposto (160): aborda o tema de maneira profunda, mas perdeu pontos por ter falhas com relação à tipologia textual, texto dissertativo argumentativo.
    3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (120): Seu terceiro repertório deveria ter sido contextualizado melhor.
    4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (120): falta de conectivos e repetição de alguns.
    5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160): Proposta de intervenção incompleta “Em síntese é crucial que o Ministério da Justiça revigore a lei” deveria ter detalhamento.

    • 1
  2. c1 120 percebi só um errinho na conclusão, mas não vou descontar porque não configura mais de dois erros
    c2 200 mostrou repertório e que compreendeu o tema.
    c3 200 linda estrutura, não tenho o que dizer.
    c4 200 variedade de conectivo, mostrou que sabe.
    c5 160, o único ponto que eu melhoraria, fiquei meio confusa porque você fez duas proposta, porém nenhuma delas com detalhamento completo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.