Com o aumento da crise econômica e as faltas de empregos o cidadão sai em busca de outras forma para sustentar a família, aumentando o trabalho infrmal na sociedade. Logo percebe-se o quanto esse tipo de trabalho impacta a sociedade, aumentandoa pirataria e a desigualdade social que é resultado do preconceito sobre esses trablhadores.
Inicialmente, as leis 9.609 e 9.610/18 definem a pirataria como um crime que viola direito do autor. Porém, essa forma de renda vem se tornando cada vez mais comum, visto que, os produtos como roupas, jóias e sapatos desejados pelos consumidores, que pertence a uma classe mais baixa, tem os preços muito elevados, Logo, essa parte da população opta por adquirir atravez da pirataria, fazendo esse mercado crescer.
Ademias, pode-se notar que o preconceito em torno desse trabalhador e pela forma como ganha o seu sustento é um dos fatores para o aumento da desigualdade sociel e econômica no país. Por conseguinte, leva-se em questão que essas pessoas não tem recurso para engressar em um curso de qualificação. Então, procura um meio de ganho, onde muitas vezes não lhe trás a remuneração necessaria.
Portanto, deve ser tomadas medidas para que essa parcela da população seja beneficiada, como criamento de novas empresas governamentais, com capacitação para ajudar o engressar no mercado de trabalho. Alem de criar leis para proteção e regulamentação do trabalho informal e de quem o pratíca. A partir dessas ações, espera-se, promover uma melhoria das condições de vivência desse grupo.
MárcioMacedo
Oi Iago Rodrigues! Tudo bem? Bom, notei que a sua redação está muito líquido e senti um pouco de fuga ao tema, pois você falou sobre a pirataria, então seria melhor você escrever essa redação no tema “o perigo da pirataria para a sociedade Brasileira”. Também faltou você detalhar mais a sua introdução pra deixar a leitura mais consistente.
Outro ponto, é no seu desenvolvimento, pois você não uso nenhuma outra área do conhecimento, nenhuma citação, livro, filme, nada. Lembre-se que o Enem valoriza muito isso e você ganha Pontos na III competência.
manuelagrahl
Os parágrafos ficaram bem distribuídos e percebe-se a dominação do tema na sua redação, entretanto necessita um pouco mais de atenção e cuidado com a repetição de palavras. Houveram alguns erros gramaticais e acredito que a conclusão poderia ter sido melhor desenvolvida. Parabéns pela sua redação :)
MonaKenwya
A repetição da palavra “sociedade” logo no primeiro parágrafo não ficou boa. Você pode ter o intuito de reforçar, mas acabou soando como um erro.
A proposta de intervenção também ficou fraca, cite órgãos que possam resolver o problema.
Ademais, a redação está boa, um conhecimento bom sobre o tema.
Bruna Lorrana
Com o aumento da crise econômica e a falta de emprego, o cidadão se ver obrigado a sair em busca de outros meios para sustentar a família, aumentando assim o trabalho informal na sociedade. Logo percebe-se o quanto esse tipo de serviço impacta a comunidade, aumentando a pirataria e a desigualdade social que é resultado do preconceito sobre esses trabalhadores.
Inicialmente, as leis 9.609 e 9.610/18 definem a pirataria como um crime que viola direito de autoria. Porém, essa forma de renda vem se tornando cada vez mais comum, visto que, os produtos como roupas, jóias e sapatos desejados pelos consumidores, que pertence a uma classe mais baixa, tem os preços muito elevados, Logo, essa parte da população opta por adquirir através da pirataria, fazendo esse mercado crescer.
Ademais, nota-se que o preconceito em torno desse trabalhador e pela forma como ganha o seu sustento é um dos fatores para o aumento da desigualdade social e econômica no país. Por conseguinte, leva-se em questão que essas pessoas não tem recurso para ingressar em um curso de qualificação. Então, procura um meio de ganho, onde muitas vezes não lhe trás a remuneração necessária.
Portanto, deve ser tomadas medidas para que essa parcela da população seja beneficiada, como desenvolver novas empresas governamentais que possibilite a capacitação dessa pessoas para mercado de trabalho. Além disso, elaborar leis para proteção e regulamentação do trabalho informal e de quem o pratica resultará em um comércio mais transparente pra quem consome produtos adversos, a partir dessas ações, espera-se, promover uma melhoria nas condições de vivência desse grupo.