Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. Essa visão encaixa-se no contexto do aumento de casos de ansiedade pois está associada aos pilares frágeis da insegurança, consumo e superficialidade que as sociedades estão se construindo ao passar dos anos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde o número de casos aumentou 14,9% entre 2005 e 2015 e 33% da população brasileira sofre com esse problema. Com base nesses dados percebe-se que com o passar do tempo o número de casos só crescem, revelando a negligência e subestimação dos indivíduos em relação as consequências da ansiedade.
Em segundo plano, muitos estudiosos a denominam de “doença do século 20”, retornando a visão de Bauman, caracterizando uma sociedade consumista, pessoas vivendo na superficialidade e vivendo tempos de fluidez, sem ter certeza de nada, decorrente das grandes mudanças que já aconteceram na sociedade como a industrialização do país e as inovações tecnológicas.
Portanto, compete ao Ministério da Saúde que tem como função social garantir a qualidade de vida da população, construir clínicas especializadas em psicologia e psiquiatria que atendam gratuitamente por meio de obras financiadas pelo governo federal em seus respectivos estados, com o objetivo de ajudar o máximo de pessoas e espera-se com isso reduzir os índices de ansiedade no Brasil.
AyameAntunes
Oie, tudo bem?
Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante. Você trouxe uma alusão, contextualizou, e a retomou, fazendo o texto ficar bem conectado.
Você também se atentou ao tamanho dos parágrafos, e por fim, do texto em si, mostrando planejamento.
Sua intervenção também ficou muito boa, se atentando aos tópicos exigidos.
Continue assim que seu sucesso é garantido.
Em suma, parabéns pela sua redação.
Alessandra22
Sua redação está ótima,bem estruturada e possui vários dados,oque é bom. Oque está faltando é um pouco de argumentação.
Tirando isso está ótima a sua redação.
A sua conclusão está bem desenvolvida e detalhada.
Parabéns, espero te ajudado.
Boa sorte. Contiunue assim a prática leva a perfeição.
Espero te ajudado
carloscruz
“em relação as consequências da ansiedade.” => “às consequências”;
“…compete ao Ministério da Saúde que tem como função social garantir a qualidade de vida da população, construir… => após o “Ministério da Saúde” deveria ir uma vírgula;
Foram os pontos que eu julguei “errados”.
No mais, texto muito bom, redondinho, tratando da temática citada.
Gramática, tese e proposta = em conformidade, creio que a nota ficaria acima dos 800 pontos, a julgar por uma correção estilo ENEM.
ANJOMUSIC
Boa tarde:
Bom vamos lá. A sua redação está bem estruturada, possui dados, senti falta apenas de um pouco mais de argumentação. Tirando isso no geral ela esta boa.
A sua conclusão está bem detalhada, possui todos os agentes que o ENEM cobra.
PORTANTO NA MINHA OPINIÃO A SUA NOTA SERIA: 860.
Nunca se esqueça de explicitar na sua proposta de intervenção todos os elementos que o ENEM pede (agente, ação, modo, efeito, detalhamento)
No mais, continue treinando que você vai longe!