Iniciante

Aumento das Doenças Sexualmente Transmissíveis no Brasil.

  • 1

Na obra “Utopia”,de Thomas More, é retratada um sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, fora da trama, a realidade distancia-se da perfeição, visto que o não uso de preservativo e a escassez de campanhas que promovam o sexo consciente são fatores que elevam as taxas de contágio pelas infecções sexualmente transmissíveis (IST). Diante disso, torna-se necessário a discussão desses aspectos, a fim de buscar soluções para a problemática.

Primeiramente, salienta-se que o aumento do número de casos das doenças sexualmente transmissíveis deriva do desuso de preservativos. Consoante dados do G1, somente metade da população brasileira utiliza camisinha. Nesse panorama, percebe-se que após a criação dos métodos contraceptivos, como: pílula e injeção anticoncepcional e o DIU – houve diminuição da utilização da camisinha. Entretanto, o uso de tais métodos não previne o contágio por infecções, como: HIV, hepatite e herpes. Ademais, grande parte dos homossexuais, no Brasil, dispensam o uso de preservativo expondo-os as IST. Assim,faz-se mister reformular a postura social perante o uso de preservativos.

Além disso, vale ressaltar que a falha governamental em instruir a sociedade, sobre tal entrave, é outro agravante do problema. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social. Porém, isso não ocorre no Brasil, tendo em vista que o número de campanhas e propagandas relacionadas aos perigos do sexo desprotegido, feitas pelo Governo e direcionadas a população, são poucas. Nesse contexto, criou-se um tabu relacionado à educação sexual, impedindo que debates sobre o sexo consciente sejam realizados. Nessa ótica, segundo Dr. Drauzio Varella, a educação sexual torna as pessoas menos vulneráveis, pois, diminui o comportamento de risco. Indubitavelmente, tudo isso contribui para a propagação desse quadro deletério.

Logo, medidas devem ser tomadas para atenuar a problemática abordada. Nesse sentido, é dever do Governo Federal, por meio da conversão de impostos, investir no Ministério da Saúde, o qual determinará a
melhor utilização do capital repassado. Esse terá por obrigação contratar nomes influentes na mídia que, por intermédio de propagandas, instruam a sociedade acerca do sexo seguro, e ainda, especializar profissionais da saúde que irão levantar debates nas comunidades, com o fito de ensinar e explicar os perigos e as complicações causadas pelas IST. Dessa forma, será atenuado a longo prazo os problemas relacionados às doenças sexualmente transmissíveis no País.

 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite, tudo bem? Parabéns pela redação, foi bem estruturada. Na introdução percebi o uso de ênclise quando na verdade deveria ter sido próclise, como em “padroniza-se” onde deveria ter sido “se padroniza”. No segundo parágrafo bastante coisa foi exemplificada, mas eu senti falta de uma argumentação mais forte, talvez se você usasse apenas um exemplo e argumentasse mais ficaria melhor. Além disso, muitas das pontuações que você utilizou como o dois pontos e o travessão são desnecessários, procure estudar pontuação depois. Houve também a repetição do “e” que poderia ter sido evitada pelo uso de vírgula. O travessão ficou totalmente deslocado, porque se o objetivo foi empregar ele pra isolar uma informação ele deveria ter sido usado como a aspas ou o parenteses, nesses casos prefira sempre o uso da vírgula que a possibilidade de erro é minima. Não tenho muito o que falar a respeito do terceiro parágrafo, gostei bastante da sua argumentação nele. No entanto, eu tive que reler algumas frases mais de uma vez pra entender e isso é perigoso porque um corretor nem sempre quer fazer, isso tendo em vista que ele corrige muitas redações por dia. Então sempre que você achar que a frase tem que ser lida com um pouco mais de atenção para o entendimento, reescreva e não se arrisque. Por exemplo, “Além disso, vale ressaltar que a falha governamental em instruir a sociedade, sobre tal entrave, é outro agravante do problema.” aqui eu tive que reler por causa da vírgula, então eu te aconselho a escrever algo como “Além disso, vale ressaltar que a falha governamental em instruir a sociedade sobre este entrave configura outro agravante do problema.”. Percebe como ficou mais fácil a leitura? Isso te beneficia bastante por não ter que ficar se preocupando com vírgula então use e abuse te conectivos. Gostei bastante da sua conclusão atendeu os 4 agentes conclusivos, o que eu volto a chamar atenção é para a pontuação.
    De forma geral sua redação foi muito boa mesmo, o que te prejudicou bastante foram as pontuações que você precisa estudar mais um pouco. Se eu fosse te dar uma nota na redação seria 700 pontos. Espero que eu tenha conseguido te ajudar e peço que não se aborreça com minhas observações, forte abraço e sucesso!

    • 0
  2. achei boa mas voce nao e obrigado fazer paralelo com obras,afinal ele so pede pra falar do brasil…mas a redaçao e muito boa so tomo cuidado porque no enem o maximo sao 30 linhas curtas entao toma cuidado pelo excesso de informaçoes.voce ta indo bem continua assim.
    Competencia 1:200
    competencia 2:1200
    competencia 3: 180
    competencia 4: 180
    competencia 5: 200
    TOTAL: 960

    • 0
  3. Gostei muito da redação, achei os tamanhos de parágrafos proporcionais entre si e a introdução é bem feita, teve contextualidade em toda redação.
    Usou bem os conectivos e desenvolveu bem o assunto sem fugir do tema.
    Abordou um bom tema.
    Não sou apta a dar uma nota pois sou iniciante ainda e nem estipular uma, mas ao meu ver esta ótima, continue assim!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.