Aumento da expectativa de vida no Brasil.

  • 2

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2012, o aumento da expectativa de vida média passou a ser quase de 76 anos entre 2012 para 2016, no Brasil. Embora os dados indiquem uma conquista para os brasileiros, a esperança no aumento de ter uma vida longa ainda encontra problemas, visto que ainda existem  pessoas que se encontram em situações sem nenhuma visão de um envelhecimento saudável  na sociedade brasileira. Dessa forma, percebe-se que a estimativa do número de anos que uma pessoa possivelmente conseguirá viver até este momento ainda é um cenário desafiador, seja em virtude da insuficiência legislativa, seja pela falta de debate.

   Primeiramente, é preciso se atentar para a insuficiência legislativa presente na  questão. Na Constituição Federal de 1988, busca garantir a integridade dos indivíduos e do meio ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido o bastante no que se refere à questão de assegurar uma expectativa de vida segura para o  idoso, seu direito de viver  bem, de se sentir protegidos em todos os aspectos das suas vidas, uma vez que o problema no descaso com sua aposentadoria, sua saúde, seu lazer continua atuando fortemente no cenário atual. 

  Outro ponto importante, nessa temática, é a falta de debates. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que a população mais idosa tenha expectativa de uma vida mais segura, envelhecer sem se preocupar com seus direitos, faz-se necessário trazer essa temática para o público brasileiro, explicando a sua importância para o piblico brasileiro.  Contudo, verifica-se que há uma lacuna no que se refere a essa questão, de que ainda é bastante silenciado. Assim, trazer à pauta esse tema e debater amplamente aumentaria a chance de atuação nele. 

   Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Logo, é necessário que as famílias exijam do Governo o cumprimento do direito constitucional de proteção a essas pessoas idosas. Essa exigência deve se dar por meio da produção de cartas e ofícios de reclamações coletivas, com a descrição de relatos de pessoas com idade avançadas que sentem a falta de se sentir seguro, de sentir que seus direitos irão ser respeitado, que sofrem com esse problema da insegurança sobre o futuro, a serem entregues nas prefeituras, para que os direitos constitucionais sejam cumpridos. A partir disso, espera-se promover uma melhora no que tange à questão do aumento da expectativa de vida no Brasil

Compartilhar

3 Correções

  1. Vou corrigir rapidinho ^^

    De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2012, o aumento da expectativa de vida média passou a ser quase de 76 -obs.;expectativa de vida ao nascer- anos entre 2012 para 2016, no Brasil -poderia tirar esse “no br”-. Embora os dados indiquem uma conquista para os brasileiros, a esperança “no aumento de ter uma vida longa” -ficou um pouco esquisito essa construção aqui … redundante até- ainda encontra problemas, visto que ainda -outro “ainda”?- existem pessoas que se encontram em situações sem nenhuma visão de um envelhecimento saudável -seria bom…vc ter colocado essa caracterítica desejavel “qualidade de vida” ali no período acima, pq deixa um pouco mais fluido na hora de ler” na sociedade brasileira. Dessa forma, percebe-se que a estimativa do número de anos que uma pessoa possivelmente conseguirá viver até este momento ainda é um cenário desafiador, seja em virtude da insuficiência legislativa, seja pela falta de debate -só uma sugestão pessoal … não fale de debate não .

    Primeiramente -se vc usou “primeiramente” aqui, a nova banca de correção… vai querer um paralelismo ali no segundo desenvolvimento, no caso, o “segundamente”-, é preciso se atentar para a insuficiência legislativa presente na questão. Na Constituição Federal de 1988, busca garantir a integridade dos indivíduos e do meio ambiente em que estão inseridos-recomendo um aprofundamento do repertório ou que ele seja um pouco mais específico-. No entanto, essa legislação não tem sido o bastante no que se refere à questão de assegurar uma expectativa-pode substituir aqui por “logevidade com qualidade” de vida segura para o idoso, seu direito de viver bem, de se sentir protegidos em todos os aspectos das suas vidas, uma vez que o problema no descaso com sua aposentadoria, sua saúde, seu lazer continua atuando fortemente no cenário atual.
    Outro ponto importante, nessa temática, é a falta de debates. Nesse sentido, Habermas -como ele não é tão popular, deve-se especificar o primeiro nome e o que ele faz/é- traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que a população mais idosa tenha expectativa de uma vida – note: está repetindo a palavra “vida” e “segurança”- mais segura, envelhecer sem se preocupar com seus direitos, faz-se necessário trazer essa temática para o público brasileiro, explicando a sua importância para o piblico brasileiro -erro de digitação e repetição-. Contudo, verifica-se que há uma lacuna no que se refere a essa questão, de que ainda é bastante silenciado. Assim, trazer à pauta esse tema e debater amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
    Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema.-aqui eu só colocaria um “;” ou tiraria o “logo” ou deixaria sendo um período apenas- Logo, é necessário que as famílias -famílias não é boa colocar… nem todo mundo tem- exijam do Governo o cumprimento do direito constitucional de proteção a essas pessoas idosas. Essa exigência deve se dar por meio da produção de cartas e ofícios de reclamações coletivas, com a descrição de relatos de pessoas com idade avançadas que sentem a falta de se sentir seguro-muito subjetivo-, de sentir que seus direitos irão ser respeitado, que sofrem com esse problema da insegurança sobre o futuro, a serem entregues nas prefeituras, para que os direitos constitucionais sejam cumpridos. A partir disso, espera-se promover uma melhora no que tange à questão do aumento da expectativa de vida no Brasil.

    Pedi uma outra pessoa para avaliar também:
    competência I: 180
    competência II: não tenho como dar corretamente, mas daria 120
    competência III: 120
    competência IV: 140
    competência V: 160
    Total: 720 pontos

    Boa tarde!

    • 1
  2. Olá, tudo bem???
    Você domina muito bem a língua portuguesa, usa os conectivos corretamente, o texto em si está muito bom.
    Porém, senti falta dos 5 elementos, na sua conclusão poderia ter detalhado o agente (exemplo: o Governo juntamente com o Ministério da Saúde…) .
    (Não sei avaliar no estilo ENEM, porém na minha opinião, vale nota: 870)

    • 1
  3. •competência 1- redação bem estruturada; poucos desvios; encontrei um erro de ortográfia (acho que é de digitação);
    •competência 2- texto com repertório e usado de maneira produtiva;
    •competência 3-redação com projeto de texto ; argumentos bem desenvolvimento
    •competência 4- algumas repetições ;uso de conectivos
    •competência 5- uso dos 5 elementos ;
    * Gostei da redação,os parágrafos estão conectados;
    *A tese e os argumentos estão fáceis de identificar ;
    -Não sei dar uma nota pra ela mas, ela está excelente.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.