Aumentar nem sempre é a solução

  • 0

Os tributos incidentes sobre a população é tão antigo quanto a sociedade organizada como estado ou até mesmo antigas províncias menores existiam métodos de pagamentos de impostos, e dês de sua origem o imposto vem sendo questão de debate sobre sua legitimidade. Os dados governamentais comprovam um aumento exponencial dos impostos em geral e o debate deve se prolongar também sobre o eficacia do retorno do mesmo, nem tão quanto e sim como este imposto está sendo retornado para população contribuinte.
A educação estatual, o sistema público de saúde(SUS),transporte público e faculdades públicas são exemplos de serviços prestado pelo Estado advento do pagamento de alguns impostos.Notoriamente, a qualidade desses serviços nem sempre é excecional devido n motivos que não cabe neste debate atual.
A pandemia mundial da Covid-19 acarretou em aumentos inesperados nos tributos brasileiros. O fornecimento do “Auxilio-Emergencial” para os necessitados financeiramente  acarretou em um gasto surpreendentemente alto para os cofres públicos que demoraram anos para retornarem e apenas aumentar as cargas tributárias não solucionará o problema do deficit financeiro e pagamento do dívida pública.
Apenas aumentar os tributos não soluciona o problema de desigualdade social mas sim aumenta, pois, oprimi a classe financeiramente inferior porque os tributos também incidem sobre produtos e serviços rotineiros, influenciando diretamente a sua qualidade de vida.
Incentivos fiscais para empresas criarem e produzirem mais, melhor eficacia no investimento educacional que gerará qualidade nos futuros indivíduos da sociedade, fiscalização e melhor feedback  para população de como seu dinheiro está sendo gasto são exemplos de melhorias a serem feitas que acarretam financeiramente o país a longo prazo.

Tema: As implicações do sistema tributário sobre a população brasileira
Modelo: Enem

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, não sou profissional no assunto, mas tentarei te ajudar com meus conhecimentos…
    1°- vi que faltou um pouco de concordância em algumas partes, como no início por exemplo. “Os tributos indecentes é tão” no caso deveria ser “os tributos indecentes são” para manter a concordância.
    2° Estado referente a país se escreve com letra Maiúscula
    3° Desde e não des dê
    4°Sua proposta de intervenção não segue o modelo do enem, visto que não possui nela as cinco competências cobradas Agente, Ação, Detalhamento, Causa e efeito.
    5° Seu texto não possui um fechamento, terminando meio no ar.
    Concluindo… Você sabe falar sobre o tema, mas tem dificuldade em montar um texto dissertativo argumentativo e tem alguns problemas de coerência e coesão…
    Não desista a persistência é a chave de tudo

    • 2
  2. Excelente redação! Soube separar com êxito as estruturas da redação, foi sucinta e objetiva no desenvolvimento. Na conclusão soube propor ações pertinentes para solucionar os questionamentos levantados na introdução.
    Favor corrigir a minha redação:
    https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/redacao-de-concurso-nao-e-do-enem-https-blog-grancursosonline-com-br-concurso-pcdf-prova-discursiva-temas/

    • 1
  3. Reitero as correções da Ana Letícia; e ainda gostaria de deixar mais um apontamento:

    No Enem, não é obrigatório o uso do título, porém, se você optar pela utilização, o texto deve conter o que o título anuncia.

    Você falou muito sobre aumento de impostos sem citar as fontes e não explicou bem porque o aumento não é a solução: não apresentou fatos, argumentos, evidências, nem demonstrou de forma lógica essa tese.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.